Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos contratualistas, associe os pensadores da coluna da esquerda às características expostas na coluna da direita.
1) Thomas Hobbes
2) Jean-Jacques Rousseau
3) John Locke
() Defende o dever do Estado em garantir o direito natural de propriedade.
() O contrato social tem por finalidade estabelecer e garantir a vontade geral, além de legitimar a propriedade privada.
() A partir do contrato social os indivíduos renunciam o seu direito de governar a si mesmo em favor de um Estado que se sobrepõe a todas liberdades individuais.
3, 1, 2
2, 1, 3
3, 2, 1
1, 2, 3
1, 3, 2
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos associar os pensadores às características: 1) Thomas Hobbes - () A partir do contrato social os indivíduos renunciam o seu direito de governar a si mesmo em favor de um Estado que se sobrepõe a todas liberdades individuais. 2) Jean-Jacques Rousseau - () O contrato social tem por finalidade estabelecer e garantir a vontade geral, além de legitimar a propriedade privada. 3) John Locke - () Defende o dever do Estado em garantir o direito natural de propriedade. Portanto, a associação correta é: 3, 2, 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações, entre elas:
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
Intensificação do êxodo rural.
Pioneirismo francês.
Intensificação do êxodo urbano.
Surgimento das cidades limpas.
Início da manufatura.

No século XVIII, as noções de liberdade e igualdade avançaram com a original concepção política firmada na vontade geral (do povo), elaborada pelo “cidadão de Genebra” (Suíça) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Aspectos avançados do seu pensamento decorrem do entendimento de que cada cidadão pode transferir sua liberdade e seus bens apenas para a comunidade (interpretada como corpo único) da qual ele faz parte.
A partir do trecho e de seus conhecimentos sobre a filosofia política de Rousseau, é correto afirmar que o contrato social:
origina-se da discórdia entre os indivíduos, por isso uma das principais frases do pensador é a seguinte: “o homem é lobo do próprio homem”.
antecede ao estado de natureza, já que consiste em um termo pré-civil.
para ser legítimo tem a sua origem no consentimento unânime entre os indivíduos. No caso, cada sujeito se aliena de forma total ao abdicar sem reservas de todos os seus direitos em favor da comunidade. No entanto, tendo em vista que cada um é parte integrante da comunidade, ao abdicar de sua liberdade pelo pacto, ou seja, em prol da obediência da lei, acaba por obedecer a si mesmo e, assim, é livre.
expondo que obedecer à vontade geral consiste em algo ilusório e metafísico.
O contrato social, necessariamente, leva para a constituição de uma sociedade com alto grau de desigualdade. Esse pensamento leva o autor a defender o retorno para sociedade de natureza.

A constituição da sociedade moderna, ou modernidade, é resultado de um processo histórico e social que culminou em um novo modo de produção e atingiu o ápice com a chamada dupla revolução — Revolução Industrial e Revolução Francesa. Esse novo modo de produzir da sociedade moderna engendrou outra forma de relacionamento entre as pessoas, o individualismo.
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
Certo, pois nessas revoluções começa a se fortalecer a concepção de indivíduo autônomo dos condicionantes sociais e mesmo naturais.
Errado, pois o individualismo, como entendemos hoje, se iniciou somente com a queda do Muro de Berlim e o fim das grandes narrativas.
Certo, pois ocorre um grande processo de autonomização do indivíduo em relação aos elementos sociais (sobretudo feudais). No entanto, manteve-se a mesma relação humano-natureza dos tempos feudais.
Errado, pois essas duas revoluções são conservadoras (industrial) e socialista (francesa), marcadas pela busca do coletivo.
Certo, pois acompanhou o processo de autonomização do indivíduo que foi potencializado nos sistemas totalitários do século XX.

Assinale a alternativa que contenha um pensamento mais próximo da perspectiva denominadas de historicidade, utilizadas por Durkheim e Marx, por exemplo:
o indivíduo é marcadamente autônomo da sociedade, a partir do momento que ele consegue utilizar sua capacidade racional inata.
“alma”, “razão” e “sentimento”, “consciência” e “instinto” ou “ego” e “id” são compartimentos psíquicos dados por natureza e em decorrência de um mecanismo natural herdado.
somente uma pessoa de poderosa vontade e penetrante inteligência consegue transgredir as leis autônomas da rede humana da qual provém seus atos e para qual eles são dirigidos.
pensar em termos de relações e funções e não em termos de indivíduos concebidos como substâncias isoladas únicas.
a alta individualização contemporânea fazem com que as pessoas se tornem um abismo existencial e mantenham um eterno conflito entre indivíduos e sociedade.

Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que:
Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.
Durkheim e Marx concordam na força que o indivíduo tem na formação da sociedade, sendo amplamente considerados como autores individualistas. Alguns os criticando como jusnaturalistas do século XX.
Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.
Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.
Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.

Leia abaixo parte do discurso de Benjamim Constant no Parlamento francês no século XIX:
No discurso, o autor se refere a dois sistemas políticos diferentes, são eles:
a Monarquia associada aos antigos e a Aristocracia associada aos modernos.
o Patriarcado associado aos antigos e o Socialismo utópico associado aos modernos.
a Democracia associada aos antigos e o Liberalismo associado aos modernos.
a República associada aos antigos e o Positivismo associado aos modernos.
a Anarquia associada aos antigos e o Estado centralizado associada aos modernos.

Mais conteúdos dessa disciplina