Logo Passei Direto
Buscar
Considere as palavras "desigualdades" e "biodiversidade". Com base na análise morfológica, identifique a alternativa que descreve corretamente os processos de formação e a estrutura dessas palavras:
(A) Ambas as palavras são formadas por derivação sufixal, uma vez que os sufixos "-dade" e "-s" foram acrescentados aos radicais "igual" e "diverso", respectivamente, de modo a designar condições sociais e ecológicas diversas e inter-relacionadas.
(B) As palavras "desigualdades" e "biodiversidade" são exemplos de derivação prefixal e sufixal, sendo formadas pela adição de um prefixo "des-" e "bio-" aos radicais "igual" e "diverso", respectivamente, e finalizadas com o sufixo nominal "-dade", que indica uma condição ou qualidade.
(C) A formação de "desigualdades" envolve o processo parassintético em que "des" indica negação; já "biodiversidade" envolve o processo de composição por justaposição, em que cada uma das partes da palavra "bio" e "divers" são formadas por prefixo e radical, respectivamente.
(D) As palavras "desigualdades" e "biodiversidade" são neologismos formados pela composição de prefixos e radicais latinos, aos quais se adicionam sufixos (-dade) para formar substantivos abstratos que designam condições específicas, o que confere a ambos os termos um significado aplicável a várias áreas do conhecimento.
(E) A palavra "desigualdades" é formada por derivação prefixal e sufixal, em que o prefixo "des-" e o sufixo "-dade" se agregam ao radical "igual", enquanto "biodiversidade" é um neologismo híbrido, formado pela junção do prefixo grego "bio-" com o radical latino "divers" e o sufixo "-idade", que forma substantivos abstratos.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a correta com base na formação morfológica das palavras "desigualdades" e "biodiversidade". (A) Ambas as palavras são formadas por derivação sufixal, uma vez que os sufixos "-dade" e "-s" foram acrescentados aos radicais "igual" e "diverso", respectivamente, de modo a designar condições sociais e ecológicas diversas e inter-relacionadas. Análise: A afirmação não está correta, pois "desigualdades" envolve um prefixo e não é apenas derivação sufixal. (B) As palavras "desigualdades" e "biodiversidade" são exemplos de derivação prefixal e sufixal, sendo formadas pela adição de um prefixo "des-" e "bio-" aos radicais "igual" e "diverso", respectivamente, e finalizadas com o sufixo nominal "-dade", que indica uma condição ou qualidade. Análise: Esta alternativa está correta, pois "desigualdades" tem o prefixo "des-" e o sufixo "-dade", enquanto "biodiversidade" tem o prefixo "bio-" e também o sufixo "-dade". (C) A formação de "desigualdades" envolve o processo parassintético em que "des" indica negação; já "biodiversidade" envolve o processo de composição por justaposição, em que cada uma das partes da palavra "bio" e "divers" são formadas por prefixo e radical, respectivamente. Análise: A formação de "desigualdades" não é parassintética, e "biodiversidade" não é apenas justaposição. (D) As palavras "desigualdades" e "biodiversidade" são neologismos formados pela composição de prefixos e radicais latinos, aos quais se adicionam sufixos (-dade) para formar substantivos abstratos que designam condições específicas, o que confere a ambos os termos um significado aplicável a várias áreas do conhecimento. Análise: Embora mencione a formação de substantivos abstratos, a descrição não é precisa em relação aos processos morfológicos. (E) A palavra "desigualdades" é formada por derivação prefixal e sufixal, em que o prefixo "des-" e o sufixo "-dade" se agregam ao radical "igual", enquanto "biodiversidade" é um neologismo híbrido, formado pela junção do prefixo grego "bio-" com o radical latino "divers" e o sufixo "-idade", que forma substantivos abstratos. Análise: Esta alternativa também está correta, mas a parte sobre "biodiversidade" como um neologismo híbrido pode ser considerada um pouco confusa. Após a análise, a alternativa mais precisa e que descreve corretamente os processos de formação e a estrutura das palavras é a (B).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na parte não verbal do Texto 1, é utilizada a expressão big techs, para se referir às grandes empresas de tecnologia que trabalham com a criação dos algoritmos de inteligência artificial nas redes sociais.
Com base no uso dessa expressão, qual das alternativas abaixo explica corretamente o processo de formação de palavras conhecido como estrangeirismo neste contexto?
(A) A expressão big techs é um exemplo de estrangeirismo por substituição, em que palavras estrangeiras são usadas em vez de termos nativos equivalentes para criar um novo conceito. Esse processo é também conhecido por hibridismo.
(B) A expressão big techs exemplifica um estrangeirismo por meio da adaptação fonética e ortográfica das palavras originais do inglês ao português, como “big” e “tecnologia”. Esse processo também pode ser denominado hibridismo.
(C) A expressão big techs é um exemplo clássico de anglicismo, em que as palavras são traduzidas do inglês para o idioma de destino. Nesse processo, a estrutura gramatical do idioma original é mantida.
(D) A expressão big techs representa um processo de empréstimo linguístico em que as palavras são completamente substituídas por equivalentes nativos no idioma de destino. Esse processo também é denominado como aportuguesamento.
(E) A expressão big techs é um exemplo de estrangeirismo, pois é uma combinação direta de palavras do inglês usadas em outro idioma sem tradução, mantendo o sentido original da expressão. Esse processo também pode ser definido como anglicismo.

Mais conteúdos dessa disciplina