Logo Passei Direto
Buscar
Surgindo com a Emenda Constitucional n.º 16, o controle concentrado de constitucionalidade é exercido nos moldes preconizados por Hans Kelsen para o Tribunal Constitucional austríaco e adotados, posteriormente, pelo Tribunal Constitucional alemão, espanhol, italiano e português. Esse controle recebe esse nome por se concentrar em um único tribunal.
Marque a alternativa que contém esse tribunal responsável pelo controle de constitucionalidade concentrado:
a. Tribunal Superior do Trabalho.
b. Tribunal Regional Federal.
c. Tribunal de Justiça.
d. Supremo Tribunal Federal.
e. Superior Tribunal de Justiça.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

O controle concentrado de constitucionalidade no Brasil é exercido por um único tribunal, que é responsável por analisar a compatibilidade das normas infraconstitucionais com a Constituição Federal. Analisando as alternativas: a) Tribunal Superior do Trabalho - Este tribunal é responsável por questões trabalhistas, não pelo controle de constitucionalidade. b) Tribunal Regional Federal - Este tribunal atua em matérias federais, mas não é o responsável pelo controle concentrado de constitucionalidade. c) Tribunal de Justiça - Este tribunal é responsável por questões estaduais e não pelo controle concentrado. d) Supremo Tribunal Federal - Este é o tribunal que exerce o controle concentrado de constitucionalidade no Brasil, conforme previsto na Constituição. e) Superior Tribunal de Justiça - Este tribunal é responsável por uniformizar a interpretação da legislação federal, mas não realiza o controle concentrado de constitucionalidade. Portanto, a alternativa correta é: d) Supremo Tribunal Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Poder Judiciário possui garantias asseguradas pela Constituição Federal, tendo em vista assegurar a sua autonomia e independência. Entre as garantias institucionais, temos a de autonomia orgânica-administrativa que se manifesta na estruturação e no funcionamento dos órgãos, sendo atribuída aos tribunais a competência para:
Escolha uma opção:
a. Eleger seus órgãos diretivos sem a participação dos outros Poderes; elaborar regimento interno; e organizar a estrutura administrativa interna de forma geral.
b. Exercer a orientação, a coordenação e a supervisão dos órgãos e das entidades da administração federal na área de sua competência; referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República; expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; e praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República.
c. Exercer a orientação, a coordenação e a supervisão dos órgãos e das entidades da administração federal na área de sua competência; referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República; elaborar regimento interno; e praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República.
d. Expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; elaborar regimento interno; e organizar a estrutura administrativa interna de forma geral.
e. Eleger seus órgãos diretivos sem a participação dos outros Poderes; elaborar regimento interno; expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; e praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República.

Mais conteúdos dessa disciplina