Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal de 1988 é classificada como uma Constituição rígida. A classificação da Constituição em rígida se dá em virtude do seu processo de modificação, podendo ser de alteração ou de emenda.
Assim, no que tange a emenda constitucional, marque a alternativa que não contém uma das deliberações que não podem ser objeto de proposta de emenda:
a. Que tende a abolir o presidencialismo.
b. Que tende a abolir os direitos e garantias individuais.
c. Que tende a abolir a forma federativa de Estado.
d. Que tende a abolir a separação dos Poderes.
e. Que tende a abolir o voto direto, secreto, universal e periódico.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender quais são as limitações impostas pela Constituição Federal de 1988 em relação às emendas constitucionais. O artigo 60 da Constituição estabelece que não pode ser objeto de proposta de emenda a Constituição: I - a forma federativa do Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - os direitos e garantias individuais; IV - a separação dos Poderes. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Que tende a abolir o presidencialismo - O presidencialismo não é uma das limitações expressas no artigo 60, portanto, essa proposta poderia ser feita. b) Que tende a abolir os direitos e garantias individuais - Esta é uma das limitações, não pode ser objeto de proposta de emenda. c) Que tende a abolir a forma federativa de Estado - Esta também é uma limitação, não pode ser objeto de proposta de emenda. d) Que tende a abolir a separação dos Poderes - Esta é outra limitação, não pode ser objeto de proposta de emenda. e) Que tende a abolir o voto direto, secreto, universal e periódico - Esta é mais uma limitação, não pode ser objeto de proposta de emenda. Dessa forma, a alternativa que não contém uma das deliberações que não podem ser objeto de proposta de emenda é: a) Que tende a abolir o presidencialismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Poder Judiciário possui garantias asseguradas pela Constituição Federal, tendo em vista assegurar a sua autonomia e independência. Entre as garantias institucionais, temos a de autonomia orgânica-administrativa que se manifesta na estruturação e no funcionamento dos órgãos, sendo atribuída aos tribunais a competência para:
Escolha uma opção:
a. Eleger seus órgãos diretivos sem a participação dos outros Poderes; elaborar regimento interno; e organizar a estrutura administrativa interna de forma geral.
b. Exercer a orientação, a coordenação e a supervisão dos órgãos e das entidades da administração federal na área de sua competência; referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República; expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; e praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República.
c. Exercer a orientação, a coordenação e a supervisão dos órgãos e das entidades da administração federal na área de sua competência; referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República; elaborar regimento interno; e praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República.
d. Expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; elaborar regimento interno; e organizar a estrutura administrativa interna de forma geral.
e. Eleger seus órgãos diretivos sem a participação dos outros Poderes; elaborar regimento interno; expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; e praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República.

Mais conteúdos dessa disciplina