Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Leia o trecho a seguir: “A concentração normalmente alta de dopamina nos núcleos da base do cérebro encontra-se reduzida no parkinsonismo, e as tentativas farmacológicas de restaurar a atividade dopaminérgica com agonistas da levodopa e da dopamina aliviam muitas das manifestações motoras do distúrbio.” Fonte: KATZUNG, B. G; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre a farmacologia dos antiparkisonianos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A levodopa é o fármaco mais eficaz para o tratamento da doença de Parkinson, impedindo a progressão da doença.
II. A levodopa é utilizada em doses muito baixas quando administrada isoladamente e apresenta poucos efeitos adversos periféricos.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada asserção: I. A levodopa é o fármaco mais eficaz para o tratamento da doença de Parkinson, impedindo a progressão da doença. Essa afirmação é falsa. A levodopa é, de fato, o fármaco mais eficaz para o tratamento dos sintomas da doença de Parkinson, mas não impede a progressão da doença. II. A levodopa é utilizada em doses muito baixas quando administrada isoladamente e apresenta poucos efeitos adversos periféricos. Essa afirmação também é falsa. A levodopa geralmente é administrada em doses que podem ser consideráveis, especialmente em estágios mais avançados da doença, e pode causar efeitos adversos periféricos, como náuseas e distúrbios gastrointestinais. Agora, vamos analisar as opções: 1. As asserções I e II são proposições falsas. (Correta) 2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Incorreta) 3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Incorreta) 4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Incorreta) 5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: 1. As asserções I e II são proposições falsas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina