Logo Passei Direto
Buscar
Durante muitos anos a sociologia teve um certo desprezo pelo estudo da subjetividade, recusando-se a tomá-la como objeto de análise. Hoje, muitos sociólogos incorporam a subjetividade em suas análises. É correto afirmar que o estudo da subjetividade conquistou seu lugar na sociologia porque:
a sociedade contemporânea considera o indivíduo acima de tudo. os sociólogos começaram a estudar mais antropologia e psicologia. a sociologia contemporânea introduziu em seu corpus teórico-metodológico a importância do sujeito e suas diversas formas de manifestação. o socialismo e a teoria das classes provaram sua ineficácia histórica. a sociedade contemporânea é mais individualista.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A afirmativa correta é: "a sociologia contemporânea introduziu em seu corpus teórico-metodológico a importância do sujeito e suas diversas formas de manifestação." Isso reflete a evolução da sociologia em reconhecer a subjetividade como um aspecto importante para entender as dinâmicas sociais e as experiências individuais dentro do contexto social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Escola de Chicago se caracterizou por
A Escola de Chicago se caracterizou por
se basear fortemente em trabalhos quantitativos.
rejeitar dimensões subjetivas dos indivíduos em suas análises.
investigar temas relacionados à imigração e relações étnicas.
desenvolver predominantemente uma sociologia rural.
criar teorias dedutivas sobre os fenômenos sociais.

(Ministério do Esporte 2008- adaptado) A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens e assinale a alternativa correta.
O texto acima está correto.
O texto acima está errado porque, da perspectiva do interacionismo simbólico, a interação social é uma aplicação sistemática de sentidos estabelecidos.
O texto acima está errado porque, o termo interacionismo simbólico não foi cunhado por Herbert Blumer em 1937.
O texto acima está errado porque a escola da interação simbólica não reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX.
O texto acima está errado porque, da perspectiva do interacionismo simbólico, na interação social, a interpretação não é um processo formativo.

Os marcos iniciais da estruturação do movimento interacionista simbólico (cujo nome e principais pressupostos foram estabelecidos por Herbert Blumer) e as diferentes possibilidades de operacionalização do conceito, representadas pelas divergências conceituais e metodológicas das Escolas de chicago e Iowa, constituem os pontos centrais da discussão.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta as características apenas da escola de Iawoa.
Comportamento humano é previsível; privilegiava a lógica de verificação; é comum o uso dados estatísticos.
Comportamento humano é previsível; privilegiava a lógica de verificação; é comum o uso de grupos focais.
Comportamento humano é imprevisível; privilegiava a lógica de verificação; é comum o uso de observação participante.
Comportamento humano é previsível; privilegiava a lógica de verificação; é comum o uso de observação participante.
Comportamento humano é imprevisível; privilegiava a lógica de verificação; é comum o uso de dados estatísticos.

A aplicação de métodos etnográficos às análises sociais e à sociologia urbana e a ênfase dada às pesquisas das minúcias da vida cotidiana e dos processos simbólicos, estimulado pelo desenvolvimento de uma produção científica que teve seu apogeu entre 1915 e 1940, são as contribuições da:
A aplicação de métodos etnográficos às análises sociais e à sociologia urbana e a ênfase dada às pesquisas das minúcias da vida cotidiana e dos processos simbólicos, estimulado pelo desenvolvimento de uma produção científica que teve seu apogeu entre 1915 e 1940, são as contribuições da:
Escola de Frankfurt.
Escola de Paris.
Escola do México.
Escola de Chicago.
Escola de Berlim.

Mais conteúdos dessa disciplina