Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Freire (2016) é na atuação do professor diante do processo de ensino e aprendizagem que compreendemos a sua sistematização do saber na didática, pois permite estabelecer conexões com a sua concepção de mundo, formação humana e visão da conceituação pedagógica educativa.
Diante da breve explicação sobre a importância de conhecer o movimento pedagógico que influenciaram o ensino e servem como elementos de estudos para a formação e atuação docente, considerando as alternativas a seguir, sinalizando (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
I- O educador precisa conhecer as diferentes abordagens do ensino para escolher entre as possibilidades que se apresentam aquela que expressa seu modo de pensar e seus desejos no que se refere a formação dos alunos;
II- As práticas pedagógicas não atuam e nem se realizam para organizar e estruturar a educação, por isso não possuem intencionalidades pedagógicas;
III- O conhecimento humano, em relação às abordagens no processo de ensino e aprendizagem, torna-se inexplicável, porque não temos como compreender a sua perspectiva de mundo, homem, cultura, sociedade e principalmente a educação.
IV- O professor precisa ter consciência de que o conjunto de suas aulas reflete o modo como compreende a formação do discente. Em geral, refletem, também, uma determinada abordagem da própria educação, ainda que o professor não tenha consciência disso.
V- O estudo acerca das diferentes linhas pedagógicas e abordagens no ensino brasileiro pode-se compreender, como algo que não oferece diretrizes para a ação docente, pois a atuação do professor é individual e peculiar.
A. V - V - V - V - V
B. V - V - V - F - F
C. F - F - F - V - V
D. F - F - F - F - F
E. V - F - F - V - F
User badge image
Didaticamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): I- O educador precisa conhecer as diferentes abordagens do ensino para escolher entre as possibilidades que se apresentam aquela que expressa seu modo de pensar e seus desejos no que se refere a formação dos alunos. É verdadeira (V). O conhecimento das abordagens pedagógicas é fundamental para que o educador possa tomar decisões conscientes sobre sua prática. II- As práticas pedagógicas não atuam e nem se realizam para organizar e estruturar a educação, por isso não possuem intencionalidades pedagógicas. É falsa (F). As práticas pedagógicas têm sim a intenção de organizar e estruturar a educação, e sempre possuem intencionalidades pedagógicas. III- O conhecimento humano, em relação às abordagens no processo de ensino e aprendizagem, torna-se inexplicável, porque não temos como compreender a sua perspectiva de mundo, homem, cultura, sociedade e principalmente a educação. É falsa (F). O conhecimento humano pode ser compreendido e analisado, e as abordagens pedagógicas são parte desse entendimento. IV- O professor precisa ter consciência de que o conjunto de suas aulas reflete o modo como compreende a formação do discente. Em geral, refletem, também, uma determinada abordagem da própria educação, ainda que o professor não tenha consciência disso. É verdadeira (V). O que o professor faz em sala de aula reflete suas crenças e abordagens pedagógicas, mesmo que ele não tenha plena consciência disso. V- O estudo acerca das diferentes linhas pedagógicas e abordagens no ensino brasileiro pode-se compreender, como algo que não oferece diretrizes para a ação docente, pois a atuação do professor é individual e peculiar. É falsa (F). O estudo das linhas pedagógicas oferece sim diretrizes que podem orientar a prática docente. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - F IV - V V - F A sequência correta é: V - F - F - V - F. Portanto, a alternativa correta é: E. V - F - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para compreendermos os aspectos que caracterizam o processo de ensino e aprendizagem, é necessário termos o conhecimento sobre as áreas científicas, consideradas ciências, que fundamentam as teorias e práticas da atuação e formação docente, aquelas que são os pilares primordiais de sustentação para a formação humana e os processos do Educar e Ensinar.
A opção verdadeira é:
A. Educação, Didática e Prática Pedagógica
B. Educação, Pedagogia e Didática.
C. Educação, Pedagogia e o Educar.
D. Pedagogia, Didática e o Ensino.
E. Pedagogia, Didática e Tendências pedagógicas.

Entre os aspectos que envolvem o processo de ensino, na abordagem cognitivista enfatiza as condições referenciadas pelos psicólogos sobre os indivíduos, e assim, tomam como referência o que podemos chamar de 'processos centrais do indivíduo, dificilmente observáveis, tais como: organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos relativos à tomada de decisões etc.' (MIZUKAMI, 2019, p. 57).
Com referência ao que é explicado por Mizukami (2019) sobre a Abordagem Cognitivista, a opção verdadeira:
I- O processo educacional, consoante à teoria de desenvolvimento e conhecimento, tem um papel importante, ao provocar situações que sejam desequilibradoras para o aluno, desequilíbrios esses adequados ao nível de desenvolvimento em que se encontram, de forma que seja possível a construção progressiva das noções e operações, ao mesmo tempo em que a criança vive intensamente (intelectual e afetivamente) cada etapa de seu desenvolvimento.
II- A escola deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento de suas possibilidades de ação motora, verbal e mental, de forma que possa, posteriormente, intervir no processo sociocultural e inovar a sociedade. Deve ser algo que possibilite ao aluno ter um interesse intrínseco à sua própria ação.
III- Cabe ao professor evitar rotina, fixação de respostas, hábitos. Deve simplesmente propor problemas aos alunos, sem ensinar-lhes as soluções. Sua função consiste em provocar desequilíbrios, fazer desafios. Deve orientar o aluno e conceder-lhe ampla margem de autocontrole e autonomia. Deve assumir o papel de investigador, pesquisador, orientador, coordenador, levando o aluno a trabalhar o mais independentemente possível.
IV- O objetivo da educação, portanto, não consistirá na transmissão de verdades, informações, demonstrações, modelos etc., e sim em que o aluno aprenda por si próprio, a conquistar essas verdades, mesmo que tenha de realizar todos os tateios pressupostos por qualquer atividade real.
V- Um tipo de escola coerente com essa abordagem deverá oferecer às crianças liberdade de ação e, ao mesmo tempo, propor trabalho com conceitos, em níveis operatórios, consoante o estágio de desenvolvimento do aluno, num processo de equilíbrio-desequilíbrio. Não se concebe, no entanto, que a atividade do aluno e o 'como' trabalhar os conceitos sejam dirigidos. A forma de solução deverá ser peculiar a cada aluno.
A. I e III
B. III e V
C. II e V
D. Todas as alternativas estão corretas.
E. I e IV

O fenômeno educacional consiste num processo dinâmico, portanto inacabado, segundo o autor Carlos Gil (2018), devemos buscar compreender que as abordagens do ensino nos seus múltiplos aspectos por fazer parte do fenômeno humano e histórico.
A opção correta que assinala os tipos de abordagens do processo de ensino é:
( ) Tradicional
( ) Comportamentalista
( ) Humanista
( ) Cognitivista
( ) Sociocultural
A. V - V - V - V - V
B. F - F - F - F - F
C. V - F - F - V - F
D. V - V - V - F - F
E. F - F - F - V - V

No dilema da prática docente em sala de aula a respeito do posicionamento entre Autoridade e/ou Autoritarismo como estratégias de uso a fim de garantir a disciplina escolar, Malheiros (2019, p. 67) considera que diversos autores citam um conjunto de estratégias que devem ser consideradas como ações 'para garantir a autoridade em sala de aula' e prevenir à indisciplina.
Sobre as estratégias consideradas por Malheiros (2019, p. 67) assinale como verdadeiro as opções que apresentam as estratégias de prevenção à indisciplina e permite a garantia da Autoridade docente em sala de aula:
I - Planejamento da aula, com clareza de objetivos, métodos de ensino e conteúdos a serem trabalhados.
II - Investimento em estratégias que motivem os alunos a aprenderem.
III- Avaliação constante do aprendizado.
IV- Cuidados com o ambiente, desde a organização até a limpeza do espaço destinado à aprendizagem.
V- A necessidade de se estabelecerem normas explícitas. Ou seja, o aluno precisa saber o que pode e o que não pode ser feito na sala de aula. Esta clareza facilita a compreensão das ações que não serão toleradas, principalmente com crianças.
A. I e III
B. II e V
C. III e V
D. I, II, III, IV e V
E. I e IV

Para compreendermos a prática pedagógica e sua importância na atividade educativa, como docentes precisamos possuir um suporte teórico capaz de dialogar e refletir com prática gerando uma ação intencional e consciente do processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a opção verdadeira é:
A. Aspecto sistemático e cognoscitivo.
B. Aspecto intencional e sistemático.
C. Aspecto emocional e intencional.
D. Aspecto cognoscitivo e socioemocional.
E. Aspecto seletivo e socioemocional.

A Educação tem como característica o trabalho criativo e inovador acerca do conhecimento, processos que definem a prática como ações reflexivas diante de sua realidade. Em vista desse panorama educativo, estudado pela Pedagogia que se empenha para entender e analisar os elementos educacionais, como educar, ensinar, aprender, relações das teorias e práticas, entre outros. Posto isso, com o objetivo de compreender os processos que envolvem esses elementos instrucionais, investiga os processos de ensino, e assim, temos como ramo advindo da Pedagogia a disciplina:
A. Didática.
B. Sociologia.
C. História da Educação.
D. Psicologia.
E. Antropologia.

No artigo escrito pela Profa. Dra. Maria Amélia do R. S. Franco (2016) cujo título é "Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito", com o intuito de esclarecer os conceitos sobre as práticas e o que as fundamentam como práxis, algo importante para estudos durante a formação do educador e que devemos ter clareza do sentido de práticas educativas e pedagógicas como distintas, mas inclusas na perspectiva Educacional.
Portanto, segundo Franco (2016, p. 53) explica que "É comum considerar que práticas pedagógicas e práticas educativas sejam termos sinônimos e, portanto, unívocos. No entanto, quando se fala de práticas educativas, faz-se referência a práticas que ocorrem para a concretização de processos educacionais, ao passo que as práticas pedagógicas se referem a práticas sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos". Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a perspectiva para a prática docente do ponto de vista entre Educação e Pedagogia no âmbito dos estudos da Didática:
A. A Pedagogia submete aos significados da multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas. A Pedagogia propõe influências sociais que, na individualidade de cada sujeito, suas práticas, atuam sobre uma geração. É o mecanismo utilizado pela ação pedagógica, é, na realidade, um processo de perpetuação e, como tal, um processo de prática educativa.
B. Pedagogia como prática individual, que oferece/impõe/propõe/indica várias direções de sentido às práticas que ocorrem na sociedade, realçando seu caráter eminentemente partidário político. No entanto, essa direção de sentido está cada vez mais simples e adequada na sociedade atual.
C. São conceitos desarticulados, distintos e aproximação epistemológica de sentido.
D. Trata-se de conceitos mutuamente articulados, porém, com especificidades diferentes. Pode-se afirmar que a educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa perspectiva ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo, difuso e imprevisível.
E. Essa associação da Pedagogia às tarefas apenas instrucionais tem sinalizado o melhor caminho aos estudos acerca da prática pedagógica. Como teoria do ensino, a Pedagogia contenta-se com a organização da reprodução de informações, e, dessa forma, a prática pedagógica - pressuposta a essa perspectiva teórica - será voltada a repasse de conteúdos instrucionais.

Designa uma educação com o propósito de que os "Indivíduos sejam os próprios dispensadores dos reforços que elicitam seus comportamentos. O uso adequado das técnicas de modi cação de comportamento é aquele em que se passa progressivamente o controle da estruturação do esquema de contingências para cada indivíduo." (MIZUKAMI, 2019, p. 26). Esta descrição trata-se da definição de abordagem.
Assinale a opção verdadeira:
A. Humanista.
B. Cognitivista.
C. Comportamentalista.
D. Tradicional.
E. Sociocultural.

Mais conteúdos dessa disciplina