Logo Passei Direto
Buscar
Leia a afirmação: “Quando o núcleo de um radionuclídeo emite uma partícula alfa (α), seu número atômico (Z) diminui de duas unidades e seu número de massa (A) diminui de quatro unidades”.
Em consequência a essa afirmação é correto afirmar que ocorrerá mudança no radionuclídeo?
Não, pois a emissão de uma partícula alfa modifica somente o nível de energia desse radionuclídeo.
Não, pois a mudança do número atômico modifica somente o número de camadas eletrônicas do átomo.
Sim, pois agora o novo radionuclídeo apresentará o número atômico (Z) – 2.
Não, pois os radioisótopos não se individualizam pelo seu número de massa.
Sim, pois a alteração do número de nêutrons é responsável pela mudança do radionuclídeo.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A afirmação correta é: "Sim, pois agora o novo radionuclídeo apresentará o número atômico (Z) – 2." Quando um radionuclídeo emite uma partícula alfa, ele realmente sofre uma mudança, pois o número atômico diminui em 2 unidades e o número de massa diminui em 4 unidades, resultando em um novo radionuclídeo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O uso da tomografia computadorizada (TC) no diagnóstico de patologias vem crescendo cada vez mais. Por isso muitos profissionais da saúde estão se interessando por essa área. Sabe-se que a imagenologia é uma das áreas de habilitação do biomédico.
Assinale a alternativa que indica a aprovável resposta do profissional biomédico ao aluno de graduação:
A tomografia computadorizada se baseia nas projeções realizadas por feixes de raios-x que criam imagens clínicas, sendo a atenuação do feixe variável conforme a densidade dos tecidos, que é representada pixel a pixel na imagem a partir de uma escala de cinza.
A tomografia computadorizada utiliza radiofármacos acoplados a moléculas biologicamente ativas cuja distribuição corpórea demostra a atividade de um órgão específico ou sua função.
A tomografia computadorizada se baseia na administração de flúor radioativo (flúor-18, FDG, fluordesoxiglicose), o qual se concentra nos tecidos com maior atividade metabólica, refletindo uma imagem tomográfica.
A tomografia computadorizada se baseia no núcleo atômico, o qual ganha energia e seu movimento entra em fase com os núcleos adjacentes pela aplicação de um campo magnético de alta intensidade oriundo de bobinas transmissoras e receptoras de radiofrequência.
A tomografia computadorizada é um tipo de exame baseado na aplicação de ondas mecânicas, as quais resultam da propagação de uma perturbação do meio e que permite a visualização em tempo real de qualquer órgão ou tecido do corpo.

Mais conteúdos dessa disciplina