Logo Passei Direto
Buscar
Para que se possa realizar uma investigação, desenvolvendo o processo-crime que resulta em uma condenação, pode-se utilizar vários sistemas.
No Processo Penal há como regra três sistemas regentes, sendo eles:
a. Inquisitivo, acusatório e interrogatório.
b. Inquisitivo, acusatório e misto.
c. Inquisitivo, investigativo e misto.
d. Inquisitivo, interrogatório e misto.
e. Interrogatório, acusatório e misto.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

No âmbito do Processo Penal, os sistemas que regem a investigação e o desenvolvimento do processo-crime são fundamentais para entender como se dá a atuação do Estado e a proteção dos direitos dos acusados. Analisando as alternativas: a) Inquisitivo, acusatório e interrogatório - O interrogatório não é um sistema, mas sim uma fase do processo. b) Inquisitivo, acusatório e misto - Esta opção menciona os sistemas corretos, sendo o sistema misto uma combinação dos outros dois. c) Inquisitivo, investigativo e misto - O sistema investigativo não é reconhecido como um sistema regente do Processo Penal. d) Inquisitivo, interrogatório e misto - Novamente, o interrogatório não é um sistema. e) Interrogatório, acusatório e misto - O interrogatório não é um sistema, mas uma fase. A alternativa correta que menciona os três sistemas regentes do Processo Penal é: b) Inquisitivo, acusatório e misto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A peça acusatória deve narrar o fato delituoso de forma detalhada, devendo mencionar às circunstâncias que o envolvem e que possam causar influencia na sua caracterização. Desta forma, a peça acusatória tem os fatos:
a. Fundamentais e essenciais.
b. Acessórios e fundamentais.
c. Típicos e acessórios.
d. Essenciais e acessórios.
e. Essenciais e típicos.

A Constituição Federal (1988) traz as funções de cada um dos órgãos encarregados de verificar a infração penal, sendo a polícia judiciária encarregada em investigar, o Ministério Público é incumbido de ingressar com a ação penal e provocar a atuação da polícia, devendo requisitar diligencias investigatórias e instaurar inquérito policial, fiscalizando-a e, o Poder Judiciário que tem a função de aplicar o direito ao caso concreto. Isso acontece em decorrência do princípio:
a. Da publicidade.
b. Do nemo tenetur se detegere.
c. Do Juiz natural.
d. Da intranscendência.
e. Da oficialidade.

No que se refere aos crimes de ação penal de iniciativa privada, o art. 5º, § 5º diz que a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito nos crimes de ação privada a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la. Esse requerimento deve ser formulado pelo ofendido dentro do prazo decadencial de:
a. 5 meses.
b. 10 meses.
c. 9 meses.
d. 6 meses.
e. 12 meses.

Entre as espécies de conexão, qual delas diz que “essa conexão diz respeito à autentica forma de conexão processual, significando que todos os feitos somente deveriam ser reunidos se a prova de uma infração servisse de algum modo, para a prova de outra, bem como se as circunstâncias elementares de uma terminassem influindo para a prova de outra.” (BRASIL, 1941, s.p.)?
a. Conexão simultânea.
b. Conexão objetiva.
c. Conexão instrumental.
d. Conexão subjetiva.
e. Conexão intersubjetiva.

Entre as espécies de conexão, qual delas diz que “demonstra que há vários autores cometendo crimes para facilitar ou ocultar outros, bem como para garantir a impunidade ou a vantagem do que já foi feito.” (BRASIL, 1941, s.p.)?
a. Conexão objetiva.
b. Conexão instrumental.
c. Conexão intersubjetiva.
d. Conexão simultânea.
e. Conexão subjetiva.

A competência é a medida e o limite da jurisdição, dentro dos quais o órgão jurisdicional poderá aplicar o direito objetivo ao caso concreto. A competência é distribuída levando em consideração quatro aspectos diferentes, um desses aspectos diz “ela leva em consideração as funções desempenhadas pelo agente como critério para a fixação de competência.”?
a. Ratione materiae.
b. Ratione funcionae.
c. Competência funcional.
d. Ratione loci.
e. Competência por fase do processo.

Entre os critérios para fixação de competência existe a que é por meio de prerrogativa de foro como regra específica. Desta forma, que órgão da Justiça Comum de primeiro grau é responsável por julgar os crimes praticados em detrimento de vens, serviços e interesses da União?
a. Juízes Federais.
b. Juízes Estaduais.
c. Tribunal Especial.
d. Câmara Municipal.
e. Senado Federal.

Sabe-se que a ação é um direito consagrado pela Constituição Federal, que em seu art. 5º, XXXV, garante como direito fundamental o acesso ao Poder Judiciário, assegurando a todas as pessoas a possibilidade de reclamar do juiz a prestação jurisdicional toda vez que se sentir ofendido ou ameaçado. Desta forma, suas principais características são:
a. Direito subjetivo, direito autônomo, direito abstrato, direito consagrado e direito específico.
b. Direito subjetivo, direito individual, direito abstrato, direito consagrado e direito específico.
c. Direito subjetivo, direito autônomo, direito abstrato, direito determinado e direito específico.
d. Direito subjetivo, direito autônomo, direito abstrato, direito determinado e direito individual.
e. Direito subjetivo, direito individual, direito abstrato, direito determinado e direito específico.

Mais conteúdos dessa disciplina