Logo Passei Direto
Buscar
Considere o extrato de texto a seguir: “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar. Por causa disso, minha gente lá de casa começou a rezar. E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada. Por causa disso, minha gente, lá no morro não se fez batucada”.
De acordo com as discussões realizadas no livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a classificação do sujeito das orações para a gramática tradicional, no trecho destacado, “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar”, é correto afirmar que:
A O sujeito é indeterminado.
B O sujeito é simples.
C O sujeito é oculto.
D O sujeito é inexistente.
E O sujeito é composto.
User badge image
GramáticaEmFoco

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar a frase "Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar". 1. Identificação do verbo: Os verbos "anunciaram" e "garantiram" estão na forma plural, o que indica que o sujeito também deve ser plural. 2. Sujeito: O sujeito é quem realiza a ação do verbo. No caso, não há um sujeito explícito mencionado na frase. Portanto, não sabemos quem são os que anunciaram e garantiram. 3. Classificação do sujeito: - Indeterminado: Quando não se sabe quem realiza a ação (ex: "Fala-se muito sobre isso"). - Simples: Quando tem apenas um núcleo (ex: "O aluno estuda"). - Oculto: Quando o sujeito está implícito e pode ser identificado pelo contexto (ex: "Fui ao mercado" - o sujeito "eu" está oculto). - Inexistente: Não se aplica aqui, pois a ação é realizada por alguém. - Composto: Quando tem mais de um núcleo (ex: "Maria e João foram ao cinema"). Dado que não sabemos quem são os que anunciaram e garantiram, o sujeito é indeterminado. Portanto, a alternativa correta é: A O sujeito é indeterminado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte extrato de texto: “‘Para bom entendedor meia palavra basta. Palavra de rei não volta atrás. Pesar as palavras, medir as palavras, pedir a palavra, empenhar a palavra’ [...] São alguns provérbios e expressões que demonstram que, para o falante, a palavra é identificada como uma unidade formal da linguagem que, sozinha ou associada a outras, pode constituir um enunciado. Se para o leigo parece evidente reconhecer ‘palavras’, para o linguista não é tão simples caracterizar a entidade que representa, aproximadamente, a primeira articulação da linguagem”.
Considerando os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa, o extrato de texto acima diz respeito ao módulo da gramática denominado:
A Fonética
B Sintaxe
C Morfologia
D Semântica
E Pragmática

Atente para a seguinte afirmação: "Predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito. Nele é obrigatória a presença de um verbo ou locução verbal. Quando se identifica o sujeito de uma oração, identifica-se também o predicado. Em termos, tudo o que difere do sujeito (e do vocativo, quando ocorrer) numa oração é o seu predicado". De acordo com os conteúdos livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a classificação do predicado das orações para a gramática tradicional, ordene as sentenças a seguir ao respectivo predicado que as constitui:
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. O imóvel é novo.
2. A imobiliária alugou o imóvel.
3. João mudou feliz.
( ) Um predicado verbo-nominal.
( ) Um predicado verbal.
( ) Um predicado nominal.
A 1 – 2 – 3
B 1 – 3 – 2
C 3 – 2 – 1
D 2 – 1 – 3
E 2 – 3 – 1

Segundo o livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre flexões morfológicas, pode-se afirmar que o excerto apresentado:
Considere o seguinte fragmento de texto: Como se não fossem suficientes as dificuldades de uma recente transição do país de economia agrícola para economia urbana industrial e de serviços, há, ainda, heranças deixadas pelo longo período de escravidão no país, que influencia o racismo a que os negros ainda são submetidos.
A Está de acordo com a norma culta da língua, visto que “suficientes” apresenta a flexão de plural, concordando em número com o substantivo “dificuldades”.
B Está de acordo com a norma culta da língua, visto que “deixadas” concorda em gênero e número com “heranças”.
C Não está de acordo com a norma culta da língua, pois o verbo “influencia” não apresenta flexão de número, violando, assim, a concordância verbal necessária.
D Não está de acordo com a norma culta da língua, uma vez que o verbo “haver” deveria apresentar a flexão de número, a fim de estabelecer a concordância com o termo “heranças deixadas”.
E Está de acordo com a norma culta da língua, já que o verbo “influencia” estabelece concordância de número com o termo “o racismo”.

Considere a afirmação a seguir: “Nossa empresa, a maior fabricante de calçados do Brasil, pretende desenvolver outras atividades”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a análise sintática funcional dos termos das orações, o termo destacado no dado fragmento de texto deve ser analisado sintaticamente como:
A Adjunto Adnominal.
B Vocativo.
C Adjunto adverbial.
D Aposto.
E Objeto direto.

Considere a passagem de texto a seguir: “Ministro interino do Planejamento entregou o projeto para o senador Wellington Fagundes. Um dia após anunciar a revisão da meta fiscal de 2017, o governo do presidente em exercício, Michel Temer, encaminhou ao Congresso a proposta que contém o déficit do governo central de R$ 139 bilhões do próximo ano.”
Segundo os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura sintagmática das proposições, na sentença “Ministro interino do Planejamento entregou o projeto para o senador Wellington Fagundes” destacada no dado fragmento de texto, é correto afirmar que:
A Existem na sentença três sintagmas, sendo um SN, um SV e um SP.
B A sentença em questão apresenta dois sintagmas, sendo um SN e um SV.
C A estrutura sintagmática da sentença contém quatro sintagmas, sendo três SN e um SP.
D A sentença apresenta como estrutura sintagmática dois SN, um SV e um SP.
E A sentença em questão não apresenta constituintes sintagmáticos.

Leia o seguinte fragmento de texto: Imagine esta situação: em uma sala de reuniões, representantes de uma empresa discutem os rumos que serão tomados, para haver um aumento da lucratividade dos investimentos realizados. A certa altura da discussão, o diretor, esfregando as mãos, diz: “O ar condicionado está ligado”. Imediatamente um dos representantes, levanta-se, pega o controle remoto e desliga o aparelho.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre os módulos das gramáticas, a cena apresentada no dado fragmento de texto tem como foco:
A O módulo da gramática que diz respeito à sintaxe, visto que a estrutura da sentença incitou a ação do representante que desligou o aparelho de ar condicionado.
B O módulo da gramática que se volta para o estudo dos fenômenos semânticos, haja vista a compreensão que teve o representante que desligou o aparelho de ar condicionado.
C O módulo da gramática referente à interface entre fonética e fonologia, uma vez que a sentença proferida foi compreendida pelo representante que desligou o aparelho de ar condicionado.
D O módulo da gramática responsável por analisar o uso que os falantes fazem das sentenças, ou seja, a pragmática, visto que, mais do que uma simples constatação, o diretor, ao proferir o enunciado, esperava que alguém desligasse o aparelho de ar condicionado.
E O módulo da gramática que se encarrega de analisar a interface existente entre morfologia e sintaxe, ou seja, o uso das palavras em uma sentença.

Mais conteúdos dessa disciplina