Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Leia o extrato de texto a seguir: "[...] a virada linguística é um desdobramento da virada antropológica com a percepção da linguagem como fenômeno radicalmente humano [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILAS BOAS, Alex. Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 214.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia, assinale a alternativa correta que indica o nome de um dos autores mais importantes da virada linguística:
A Ludwig Wittgenstein.
B Karl Marx.
C Sigmund Freud.
D Charles Darwin.
E Peter Berger.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar qual dos autores listados é mais associado à virada linguística. Analisando as opções: A) Ludwig Wittgenstein - É um filósofo que teve um papel fundamental na virada linguística, especialmente com suas ideias sobre a linguagem e seu uso na vida cotidiana. B) Karl Marx - Embora tenha influenciado muitas áreas do conhecimento, não é diretamente associado à virada linguística. C) Sigmund Freud - Conhecido por suas contribuições à psicologia, mas não é um autor central na virada linguística. D) Charles Darwin - Famoso por suas teorias sobre a evolução, não está relacionado à virada linguística. E) Peter Berger - Um sociólogo que fez contribuições significativas, mas não é o principal autor da virada linguística. Diante disso, a alternativa correta que indica o nome de um dos autores mais importantes da virada linguística é: A) Ludwig Wittgenstein.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho de texto a seguir: 'A deficiência da discussão e da produção de pesquisa sobre epistemologia teológica em diálogo com as ciências da religião [...] pode colaborar para manipulação e propagação de incidências políticas mobilizadas por discursos religiosos escusos [...]'. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILAS BOAS, Alex. Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 225.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia, no ano de 2018, a falta de um debate acadêmico maduro, no que diz respeito à questão religiosa, causou um grande impacto e incidência pública. Sendo assim, assinale a alternativa correta que indica o impacto em questão:
A Aprovação do ensino religioso confessional.
B Legalização do aborto.
C Liberação das drogas.
D Reconhecimento do ensino religioso interconfessional.
E Validação da Lei Maria da Penha.

Leia o extrato de texto a seguir: 'Para Sartre [...], a ideologia e a metafísica religiosa idealista são expressões de má fé porque eliminam a existência interrogativa como postura diante da realidade'. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILAS BOAS, Alex. Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 180.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia, assinale a alternativa correta que indica a questão central no pensamento do filósofo francês Jean Paul Sartre:
A Deus.
B Religião.
C Sentido da vida.
D Liberdade.
E Autonomia.

Leia o extrato de texto a seguir: 'Martin Heidegger [...], filósofo alemão, como leitor de Nietzsche, dedicou-se assumir a questão da 'morte de Deus' como ponto de partida de seus estudos [...]'. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILAS BOAS, Alex. Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 170.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia, assinale a alternativa correta que indica um paradigma que inspirou Heidegger:
A O paradigma metafísico na teologia.
B O paradigma do sentido na psicologia.
C O paradigma da virada linguística da filosofia.
D O paradigma da virada antropológica.
E O paradigma epistemológico.

Leia o fragmento de texto a seguir: 'Na qualidade de debate epistemológico, a questão da morte de Deus como fim de uma metafísica idealista teve impacto em dois desafios para a produção de conhecimento [...]'. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILAS BOAS, Alex. Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 213.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia, assinale a alternativa correta que indica os dois desafios epistemológicos colocados pela questão da morte de Deus:
A Virada antropológica e virada linguística.
B Desafio da espiritualidade e a virada antropológica.
C Paradigma do Ser e metafísica.
D Momento teocêntrico e momento antropológico.
E Paradigma da linguagem e o pluralismo religioso.

Leia o extrato de texto a seguir: 'O filósofo alemão [Nietzsche] ficou famoso pela declaração de que 'Deus está morto', a qual, tal como autor, é não raro alvo de inúmeros mal-entendidos'. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILAS BOAS, Alex. Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 162.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à Epistemologia do Fenômeno Religioso: interface entre ciência da religião e teologia, sobre a frase Deus está morto, na concepção de Nietzsche, é correto afirmar que:
A O Deus dos cristãos está morto.
B A morte de Deus significa que Jesus não ressuscitou.
C A morte de Deus diz respeito ao fim de uma visão de mundo.
D A morte de Deus significa dizer que não existe nenhum Deus em nenhuma religião.
E A morte de Deus está relacionada a incapacidade dos deuses de fazer milagres.

Mais conteúdos dessa disciplina