Logo Passei Direto
Buscar
As Boas Práticas Laboratoriais (BPLs) compreende um sistema de qualidade, cuja implantação no laboratório é importante no planejamento, organização, monitoramento e registro da rotina dos procedimentos ali realizados.
Considerando seus conhecimentos sobre as BPLs e as normas de biossegurança responda: O que é PROIBIDO dentro do ambiente laboratorial?
1. Alimentar-se ou fumar.
2. Utilizar equipamentos de proteção individual.
3. Usar sapatos fechados.
4. Lavar as mãos antes de iniciar o trabalho.
5. Utilizar cabelos presos.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Dentro do ambiente laboratorial, é PROIBIDO: 1. Alimentar-se ou fumar. As outras opções (usar equipamentos de proteção individual, usar sapatos fechados, lavar as mãos antes de iniciar o trabalho e utilizar cabelos presos) são práticas recomendadas para garantir a segurança e a biossegurança no laboratório.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em âmbito Hospitalar é indicado ao profissional de saúde a lavagem das mãos, para exercer suas rotinas de forma mais segura.
Com base nessa informação, assinale a única alternativa que instrui como deve ser o estabelecimento para tal lavagem durante a rotina laboral.
1. Quando chegar em casa.
2. Apenas antes de atender um paciente.
3. Não precisa, pois pode utilizar luvas.
4. Ao terminar o turno de trabalho.
5. Antes, entre um atendimento e outro e no fim da jornada.

A palavra biossegurança, onde a moderna biotecnologia está presente, ou em serviços mais comuns como, indústrias, hospitais, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc., no sentido da prevenção dos riscos gerados pelos agentes químicos, físicos e ergonômicos, envolvidos em processos onde o risco biológico se faz presente ou não.
De acordo com as normas de biossegurança, analise as sentenças abaixo.
1.As precauções incluem barreiras apropriadas, tais como EPCs que previnem a exposição da pele e mucosas, exemplo: luvas, aventais ou jalecos, máscaras e protetores oculares, EPCs que previnem a exposição da pele e mucosas.
2.A utilização da cabine de segurança biológica protege o manipulador, a substância analisada e o meio ambiente.
3.Os aventais ou jalecos usados pelos profissionais devem ser providenciados gratuitamente pelos empregadores.
4. O jaleco deve sempre ser utilizado dentro da área analítica do laboratório, independente de estar manipulando amostras biológicas.
1. 3 e 4 apenas
2. 2 e 3 apenas.
3. 1 e 2, apenas.
4. 2, 3 e 4 apenas.
5. 1, 2 e 3, apenas.

O Ministério do Trabalho (MT) classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental.
Acerca do assunto exposto, é CORRETO afirmar que a sinalização de cor:
1. Vermelha, corresponde ao risco químico.
2. Azul, corresponde ao risco químico.
3. Verde, corresponde ao risco biológico.
4. Amarela, corresponde ao risco físico.
5. Marrom, corresponde ao risco de acidentes.

A preocupação com o descarte dos resíduos gerados em estabelecimentos de beleza, como lixo tóxico, lixo contaminado com fluidos orgânicos, lixo comum e reciclável também faz parte da Biossegurança. A respeito da classificação dos resíduos de serviços de saúde, assinale a alternativa correta:
1. No grupo C são incluídos os materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
2. Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas, ampolas de vidro e similares, compõem o grupo D.
3. No grupo E estão inclusos resíduos que não apresentam risco, seja biológico, químico ou radiológico, à saúde ou ao meio ambiente.
4. O grupo A compreende as substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, de acordo com características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
5. O grupo B engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, conforme as características de virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

Considere a seguinte frase: “Aplica-se a agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo risco de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, não constituindo em sério risco a quem os manipula em condições de contenção, pois existem medidas terapêuticas e profiláticas eficientes. Exemplo: Toxoplasma spp.”
Qual a classe de risco biológico descrita acima?
1. Risco 4.
2. Risco 2.
3. Risco 5.
4. Risco 1.
5. Risco 3.

No século XVIII os ferimentos dos doentes eram lavados diariamente com uma esponja que servia a todos os pacientes. Todos esses ferimentos tornavamse infectados. A mortalidade após amputação era em torno de 60%. Com a introdução da higienização hospitalar, lavagem das mãos e técnicas de descontaminação, os casos de infecção hospitalar têm reduzido consideravelmente ao longo do tempo. A autoclave tem grande importância neste processo, auxiliando a descontaminação de vários objetos hospitalares e laboratoriais.
Marque a alternativa na qual todas as características referemse à autoclavação:
1. Método físico; Desinfecção; Calor úmido.
2. Método físico; Esterilização; Calor úmido.
3. Método químico; Desinfecção; Calor seco.
4. Método químico; Esterilização; Calor úmido.
5. Método físico; Esterilização; Calor seco.

A garantia da integridade da saúde dos trabalhadores e de controle de doenças ocupacionais se dá através da medicina ocupacional, para isso o controle epidemiológico se dá através de um documento chamado:
1. AET – Análise ergonômico do trabalho, onde as condições ergonômicas servirão de referência base para o registro das doenças ocupacionais existentes de toda a natureza e/ou tipo.
2. Ficha de equipamentos de proteção individual – EPI, onde será documentado o recebimento dos mesmos e o treinamento para utilização de forma adequada.
3. PCMSO – Programa de controle médico de saúde ocupacional, onde estabelece que ao ser admitido, demitido, retornar ao trabalho e mudar de função o colaborador deverá realizar exames de acordo com a exposição específica do risco ocupacional.
4. Ficha epidemiológica, onde os colaboradores ao sentirem algum tipo de dor e/ou desconforto, direcionam-¬se ao setor de recursos humanos para documentar tal enfermidade.
5. PPRA – Programa de prevenção de riscos ambientais, onde o levantamento dos riscos ambientais correlaciona com as possíveis doenças existentes.

O que é autoclave?
1. É o processo que ocorre mediante a ação de calor úmido.
2. É o método de calor seco para tornar objetos estéreis.
3. É processo realizado por meio de fervura do objeto.
4. É quando o objeto é exposto a eletricidade.
5. É quando o objeto é submetido diretamente à chama de fogo.

Mais conteúdos dessa disciplina