Logo Passei Direto
Buscar
Para Marx, o sofrimento e a miséria das classes trabalhadoras na sociedade capitalista acontecem porque há expropriação:
A) Da força do trabalhador.
B) Dos meios de produção.
C) Dos resultados da produção.
D) Da consciência histórica.
E) Do modo de vida assalariado.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender a crítica de Marx ao capitalismo. Ele argumenta que a miséria das classes trabalhadoras é resultado da expropriação, que se refere à apropriação dos recursos e meios que deveriam pertencer aos trabalhadores. Analisando as alternativas: A) Da força do trabalhador - Embora a força de trabalho seja explorada, essa opção não abrange completamente a ideia de expropriação que Marx discute. B) Dos meios de produção - Esta é uma das principais críticas de Marx, pois ele argumenta que os capitalistas expropriam os meios de produção, o que leva à exploração dos trabalhadores. C) Dos resultados da produção - Isso se relaciona à apropriação do que os trabalhadores produzem, mas não é o foco principal da expropriação que Marx menciona. D) Da consciência histórica - Essa opção não se relaciona diretamente com a expropriação no contexto da crítica marxista ao capitalismo. E) Do modo de vida assalariado - Embora o modo de vida assalariado seja uma consequência da exploração, não é exatamente o que Marx define como expropriação. Portanto, a alternativa correta é: B) Dos meios de produção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em suas origens, a Sociologia tinha as seguintes características: 1. Preocupava-se em manter o contexto de discussão intelectual na sociedade proveniente do iluminismo. 2. Buscava aumentar o nível de consciência da sociedade, por isso alimentava a discussão entre as camadas sociais. 3. Repensava o problema da ordem social, por isso enfatizava a importância de instituições como a autoridade, a família e a hierarquia social. 4. Preocupava-se com a igualdade de gênero, devendo a mulher ter o mesmo papel social do homem na família. 5. Tinha indisfarçável conteúdo dinamizador, ligando-se aos movimentos de reforma agrária e reforma progressista da sociedade.
Diante do exposto, associe as duas colunas e marque a alternativa que apresenta a correta associação entre elas:
I - Positivista.
II - Reformista.
III - Iluminista.
IV - Platônica.
V - Marxista.
A)1-III, 2-III, 3-V.
B)3-I.
C)2-II, 3-I.
D)4-IV, 5-IV.
E)5-V.

A coerção exercida pela sociedade sobre os indivíduos ocorre no meio moral, afirmava Durkheim. Nesse meio, o individualismo competiria com a consciência coletiva. Desse modo, segundo o autor, a educação assumiria significado moral importante, uma vez que:
À educação caberia preservar a coesão moral, devendo constituir-se numa “só educação” de acordo com os valores da sociedade.
A)À educação caberia preservar a coesão moral, devendo constituir-se numa “só educação” de acordo com os valores da sociedade.
B)À educação caberia a função de socializar, portanto, sem priorizar a coesão moral.
C)À educação caberia preservar a coesão moral, sendo o processo educacional direcionado para transmitir costumes e regras.
D)À educação, o aprender para a vida seria prioritário em relação à problemática da coesão moral.
E)Sem educação as crenças e os valores básicos da sociedade poderiam ser transmitidos, mas a família deveria assumi-los.

De acordo com a concepção teórica sociológica que se convencionou chamar de reprodutivista, existem várias direções para as quais a escola avança, como meio de reprodução, e não de transformação social. Segundo essa concepção, a escola favorece a reprodução das desigualdades sociais ao disciplinar os alunos e ao realizar a aprendizagem de condutas, independentemente da qualidade da instrução.
Considerando essa explicação, é correto afirmar que:
I - A escola é um aparelho ideológico do Estado.
II - A escola reproduz o statu quo quando, por exemplo, divide-se em escola dos empresários e escola dos trabalhadores, correspondendo às duas classes da sociedade industrial.
III - A escola é um aparelho repressivo do Estado.
IV - Como aparelho ideológico do Estado, a escola busca que os alunos internalizem o modo de pensar, sentir e agir dominante na sociedade.
V - Como aparelho repressivo do Estado, a escola usa da coerção e da violência física.
A)As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B)As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
C)As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
E)As afirmativas II, III e V estão corretas.

As discussões em torno da redemocratização da sociedade brasileira, no período que sucedeu o regime de Ditadura Militar (1964-1984), fez emergir debates em torno da - também necessária - democratização da escola, contexto no qual surgiram defesas a respeito da construção do projeto político-pedagógico (PPP). A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro.
O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse sentido, constitui-se como:
A)Instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
B)Desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
C)Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
D)Incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
E)Implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.

Em relação ao contexto atual da educação no Brasil e no mundo, especialmente no que toca a temas como globalização, novas tecnologias, democratização e novas ferramentas de ensino em tempos de crescente informatização, julgue as seguintes afirmativas e assinale a correta:
A)Em decorrência da educação internacionalizada, tem-se hoje uma grande diversidade nos sistemas de ensino, uma vez que a globalização não alterou a educação dos países.
B)A aprendizagem a distância, sobretudo a baseada na internet, será uma tendência passageira, em razão da falta de qualidade do ensino ministrado.
C)Espaços na sociedade civil que estão entrando em contato com a educação não possibilitam maior democratização da informação nem do conhecimento.
D)As novas tecnologias criam novos espaços de conhecimento, ampliando as possibilidades de educação, que não fica mais restrita à escola.
E)A sociedade do conhecimento traduz-se em hierarquia, e não em redes, portanto o conhecimento é burocratizado e não prevê interatividade, conectividade e intercâmbio entre pessoas.

Para Marx e Engels, a educação no sistema capitalista tem por finalidade:
A)Emancipar as classes sociais mais pobres.
B)Perpetuar a exploração das classes sociais mais pobres.
C)Instruir e profissionalizar as classes trabalhadoras.
D)Favorecer a ascensão das classes assalariadas.
E)Instaurar um processo revolucionário entre as classes sociais.

De acordo com a teoria de Althusser, podemos fazer as seguintes afirmacoes sobre os aparelhos ideológicos do Estado:
Assinale a alternativa correta:
I - A escola, como aparelho ideológico, faz os alunos interiorizarem o modo de pensar, sentir e agir dominante na sociedade.
II - A escola reproduz a força de trabalho qualificando os trabalhadores, justificando a desigualdade social e levando-os a aceitarem a distinção entre as classes.
III - Eles atuam em primeiro lugar nas consciências das pessoas, afetando seu modo de pensar, sentir e agir.
IV - Servem-se primeiramente da coerção e da violência física para promover a reprodução das relações de produção na sociedade capitalista.
A)As afirmativas I e II estão corretas.
B)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C)As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D)As afirmativas I, II e III estão corretas.
E)As afirmativas I e IV estão corretas.

Alguns sociólogos desenvolveram conceitos que nos ajudam a compreender o contexto apresentado no texto anterior. Um desses pensadores, Zygmunt Bauman, define esse tipo de contexto como uma:
A)Sociedade do espetáculo, em razão da falta de profundidade da vida humana.
B)Sociedade infeliz, em virtude da transformação do homem em coisa.
C)Sociedade do consumo, uma vez que as pessoas passam a ser definidas pelo que compram.
D)Modernidade líquida, em razão das formas fluidas de existência humana.
E)Pós-modernidade, em virtude das transformações geradas pela internet.

Essa definição feita por Bauman corresponde ao conceito de:
A)Modernidade solida.
B)Modernidade liquida.
C)Pós culturalismo.
D)Pós modernismo.
E)Contemporaneidade.

Considerando o contexto social e intelectual do surgimento da sociologia, assinale a opção incorreta:
A)O termo 'sociologia' foi cunhado por Augusto Comte, filósofo francês, para designar uma nova ciência social.
B)O surgimento da sociologia está associado, entre outros fatores, às transformações sociais pelas quais passaram as sociedades européias entre os séculos XVIII e XIX.
C)A urbanização foi um fator importante para a formação da sociedade moderna e, de certo modo, foi fruto da industrialização.
D)Os burgueses se uniram aos grupos poderosos da igreja católica, uma vez que tinham interesses comuns, criando o capitalismo.
E)Houve grande influência dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, pregados pela revolução francesa, sobre a complexificação da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina