Logo Passei Direto
Buscar

Estradas

Outros
Sua empresa foi contratada para a realização de técnicas de caracterização de solos de uma determinada região que será utilizada para a construção de uma estrada. Para que estes comprovem viabilidade técnica do projeto, o CEO da empresa pediu que você, engenheiro responsável, elencasse as técnicas de caracterização aplicadas à mecânica dos solos. Dentre as opções, indique quais delas são as principais técnicas que não podem faltar no relatório a ser entregue:
A. Granulometria e tamanho das partículas do solo. A determinação somente de propriedades físicas não trazem resultados suficientes para um laudo ou relatório.
B. Granulometria, teor de umidade e grau de compactação. Estas devem constar no relatório, porém não abrangem todas as principais técnicas.
C. Grau de compactação, granulometria e limite de plasticidade. Um relatório somente com resultados dessas técnicas não estará indicando as principais propriedades físicas do solo.
D. Apenas limite de plasticidade e liquidez. Limite de plasticidade é o teor de umidade abaixo do qual o solo troca de estado, limite de liquidez é o teor em água acima do qual o solo pode absorver. Estas devem constar no relatório, porém não abrangem todas as principais técnicas.
E. Granulometria, tamanho, forma de partículas, umidade, grau de compactação, limites de plasticidade e liquidez. São consideradas as principais técnicas de caracterização de solo.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para determinar quais são as principais técnicas de caracterização de solos que devem constar em um relatório para a construção de uma estrada, é importante considerar as propriedades físicas e mecânicas do solo que influenciam a viabilidade do projeto. Analisando as opções: A. Granulometria e tamanho das partículas do solo. A determinação somente de propriedades físicas não trazem resultados suficientes para um laudo ou relatório. - Embora a granulometria seja importante, essa opção não abrange todas as técnicas necessárias. B. Granulometria, teor de umidade e grau de compactação. Estas devem constar no relatório, porém não abrangem todas as principais técnicas. - Esta opção menciona algumas técnicas importantes, mas não todas. C. Grau de compactação, granulometria e limite de plasticidade. Um relatório somente com resultados dessas técnicas não estará indicando as principais propriedades físicas do solo. - Embora inclua técnicas relevantes, não é uma lista completa. D. Apenas limite de plasticidade e liquidez. Limite de plasticidade é o teor de umidade abaixo do qual o solo troca de estado, limite de liquidez é o teor em água acima do qual o solo pode absorver. Estas devem constar no relatório, porém não abrangem todas as principais técnicas. - Esta opção é muito restrita e não cobre as principais técnicas. E. Granulometria, tamanho, forma de partículas, umidade, grau de compactação, limites de plasticidade e liquidez. São consideradas as principais técnicas de caracterização de solo. - Esta opção abrange uma gama completa de técnicas essenciais para a caracterização do solo. Portanto, a alternativa correta é: E. Granulometria, tamanho, forma de partículas, umidade, grau de compactação, limites de plasticidade e liquidez. São consideradas as principais técnicas de caracterização de solo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As propriedades morfológicas do solo são “características presentes e observáveis nos solos que permitem distinguir um determinado tipo de solo dos demais” EMBRAPA (2017). Com relação às principais características: cor, textura, estrutura, consistência e porosidade, marque a alternativa correta:
A. Estrutura: é expressa pela proporção dos componentes granulométricos da fase mineral do solo, areia, silte e argila. É o arranjo estabelecido pela ligação das partículas primárias do solo entre si por substâncias diversas encontradas no solo.
B. Textura: é de fácil identificação e possibilita fazer inferências a respeito do conteúdo de matéria orgânica. É expressa pela proporção dos componentes granulométricos da fase mineral do solo, areia, silte e argila.
C. Porosidade: é o arranjo estabelecido pela ligação das partículas primárias do solo entre si por substâncias diversas encontradas no solo. Pode ser visualizada no perfil do solo e deve ser descrita conforme a quantidade e o tamanho dos poros.
D. Consistência: pode variar em função da textura, matéria orgânica e mineralogia e deve ser observada em campo em três condições de umidade. A consistência diferencia a adesão e coesão de partículas de solo, que podem variar em função da textura, matéria orgânica e mineralogia e deve ser observada em campo em três condições de umidade: consistência seca, consistência úmida e consistência molhada.
E. Cor: pode ser visualizada no perfil de solo e deve ser descrita conforme a quantidade e o tamanho dos poros.

Mais conteúdos dessa disciplina