Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
O parágrafo que melhor explica a idéia defendida pela autora em relação ao título (Pelo direito de escrever errado na internet) é:
A) “Será que o que realmente importa é que a pessoa se expresse sem erros de português ou que ela se expresse?”
B) “A maioria das gírias estilo “CORRÃO” (que significa corram, do verbo correr) são derivadas do tiopês que, por sua vez, deriva dos erros de português medonhos que a gente via no Orkut.”
C) “Foi nessa época/rede que nós da elite fina-elegante-sincera começamos a nos deparar com o Brasil verdadeiro, o Brasil que tem 30% de sua população analfabeta.”
D) “No Brasil, o “advento da internet em si” não representou uma mega ruptura em termos de espaço criativo pras pessoas.”
E) “ANTES das redes sociais, a gente não se expressava AT ALL, ou o fazia em uma escala ínfima.”
User badge image
Desvendando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar o parágrafo que melhor explica a ideia defendida pela autora em relação ao título "Pelo direito de escrever errado na internet", precisamos analisar cada alternativa em relação ao tema central da liberdade de expressão e a forma como as pessoas se comunicam na internet. A) “Será que o que realmente importa é que a pessoa se expresse sem erros de português ou que ela se expresse?” - Esta opção questiona a importância da correção gramatical em comparação com a liberdade de expressão, alinhando-se bem ao título. B) “A maioria das gírias estilo “CORRÃO” (que significa corram, do verbo correr) são derivadas do tiopês que, por sua vez, deriva dos erros de português medonhos que a gente via no Orkut.” - Foca mais nas gírias e erros, mas não aborda diretamente a ideia de liberdade de expressão. C) “Foi nessa época/rede que nós da elite fina-elegante-sincera começamos a nos deparar com o Brasil verdadeiro, o Brasil que tem 30% de sua população analfabeta.” - Refere-se à realidade social, mas não toca diretamente na questão do direito de escrever errado. D) “No Brasil, o “advento da internet em si” não representou uma mega ruptura em termos de espaço criativo pras pessoas.” - Fala sobre a internet, mas não aborda a questão da expressão e da escrita errada. E) “ANTES das redes sociais, a gente não se expressava AT ALL, ou o fazia em uma escala ínfima.” - Refere-se à expressão antes da internet, mas não discute a questão do erro na escrita. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a ideia de que a expressão é mais importante do que a correção gramatical, alinhando-se ao título, é a) A) “Será que o que realmente importa é que a pessoa se expresse sem erros de português ou que ela se expresse?”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

ENSINO RELIGIOSO – PROFESSORA CLEIDE
Segundo a autora do texto, Bia Granja, está correto afirmar:
A) Hoje as pessoas falam muito errado na internet, o que prejudica demais o desempenho escolar delas.
B) No Facebook fala-se mais errado do que no Orkut.
C) As redes sociais incentivaram todos a escreverem errado, prejudicando a comunicação.
D) As diferentes formas de expressão nas redes sociais demonstram a multiplicidade do brasileiro, com seus defeitos, qualidades e particularidades.
E) Não se aproveita nada do que é exposto nas redes sociais.

No início do texto a autora utiliza a expressão “Vossa mercê”, com o propósito de:
A) Criticar certos termos utilizados antigamente e que caíram em desuso, sendo usados somente para cartas direcionadas a autoridades como a Presidente, governador e etc.
B) Defender que os termos mais antigos são os mais corretos e usados na internet entre jovens.
C) Ironizar o tipo de linguagem utilizada hoje nas redes sociais, que abusa de gírias e abreviações e desmerece termos formais.
D) Defender que no Orkut, YouTube, Twitter e Facebook ninguém escreve corretamente.
E) Ironizar como o brasileiro fala errado nas redes sociais, o que acaba prejudicando o desempenho escolar.

Fazendo uma comparação do que entendemos por liberdade e responsabilidade com o último parágrafo do texto, podemos depreender que liberdade e responsabilidade é respectivamente:
a) Liberdade é fazer somente o correto e responsabilidade é ser útil.
b) Liberdade é o mesmo que limitação e responsabilidade é arcar com o prejuízo dos erros.
c) Liberdade é o ato de se expressar e responsabilidade é assumir as consequências de suas atitudes.
d) Liberdade é fazer bullying pela internet e responsabilidade é não revidar.

Quais as possibilidades que o uso da internet oferece para seus usuários?

Quais os riscos que podemos correr com o uso indevido das redes sociais?

Mais conteúdos dessa disciplina