Logo Passei Direto
Buscar
Em um dia frio quando usamos blusas de lã, é comum levarmos algum choque dependendo do material que tocamos. De alguma forma portanto, uma descarga elétrica acontece, como isso é possível? Pela eletrização de corpos. Basicamente um corpo no seu estado natural está neutro, ou seja, possui a mesma quantidade de cargas negativas e positivas. Contudo, como foi visto, alterando o número de elétrons o objeto pode ficar carregado positivamente ou negativamente.
Sobre os processos de eletrização, assinale a alternativa correta.
a. O terceiro processo de eletrização é chamado de eletrização por dissuasão.
b. O segundo processo de eletrização se chama eletrização por afastamento, em que dois ou mais corpos são colocados em posições distantes e a carga elétrica entre eles é multiplicada.
c. A eletrização por atrito é quando esfregamos um corpo diferente em outro e, depois do atrito, ambos possuíram a mesma quantidade de carga elétrica, ou seja, o mesmo módulo, porém adquirem sinais opostos.
d. O processo de eletrização por atrito segue uma relação dos materiais que quando atritados, qual deve ficar positivo e qual torna-se negativo, essa relação é chamada de série duplo elétrica.
e. Suponha que inicialmente um bastão de vidro esteja neutro, assim como um pedaço de seda. Depois de atritarmos um com o outro, a seda fica com excesso de cargas positivas, e o vidro com falta de cargas positivas.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre os processos de eletrização: a) O terceiro processo de eletrização é chamado de eletrização por dissuasão. - Esta afirmação está incorreta, pois não existe um processo de eletrização chamado "dissuasão". b) O segundo processo de eletrização se chama eletrização por afastamento, em que dois ou mais corpos são colocados em posições distantes e a carga elétrica entre eles é multiplicada. - Esta descrição não é precisa. O processo de eletrização por afastamento não é um termo comum e a carga não é multiplicada dessa forma. c) A eletrização por atrito é quando esfregamos um corpo diferente em outro e, depois do atrito, ambos possuíram a mesma quantidade de carga elétrica, ou seja, o mesmo módulo, porém adquirem sinais opostos. - Esta afirmação está incorreta, pois após a eletrização por atrito, os corpos não possuem a mesma quantidade de carga, mas sim cargas de igual módulo e sinais opostos. d) O processo de eletrização por atrito segue uma relação dos materiais que quando atritados, qual deve ficar positivo e qual torna-se negativo, essa relação é chamada de série duplo elétrica. - A parte sobre a série é correta, mas o termo correto é "série eletrostática" e não "série duplo elétrica". e) Suponha que inicialmente um bastão de vidro esteja neutro, assim como um pedaço de seda. Depois de atritarmos um com o outro, a seda fica com excesso de cargas positivas, e o vidro com falta de cargas positivas. - Esta afirmação está incorreta. Na verdade, após o atrito, a seda adquire cargas negativas e o vidro fica com cargas positivas. Após analisar todas as alternativas, a que mais se aproxima da verdade, apesar de ter um erro de nomenclatura, é a d). Portanto, a resposta correta é: d) O processo de eletrização por atrito segue uma relação dos materiais que quando atritados, qual deve ficar positivo e qual torna-se negativo, essa relação é chamada de série duplo elétrica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um fenômeno muito corriqueiro é a reflexão. Suponha uma superfície polida e refletora e que um feixe luminoso incide sobre ela. Então a reflexão consiste no fato da luz incidir e retornar para o mesmo meio de origem.
Sabe-se que a reflexão é ditada por duas leis. Com base nelas, analise as alternativas abaixo e assinale a única correta.
a. Na 1ª Lei da Reflexão, o raio refletido A, o raio incidente C e a reta normal no ponto de incidência pertencem a um plano diferente, ou seja, são descoplanares.
b. Nenhuma alternativa está correta.
c. Na 2ª Lei da Reflexão, o ângulo de incidência i e o ângulo de reflexão r são iguais.
d. Na 2ª Lei da Reflexão, o ângulo de incidência i e o ângulo de reflexão r são distintos.
e. Na 1ª Lei da Reflexão, o raio incidente A, o raio refletido C e a reta normal no ponto de incidência pertencem ao mesmo plano, ou seja, são, colineares.

Em sua jornada até aqui, você já estudou sobre o modelo atômico em que um átomo é formado por um núcleo, composto por prótons e nêutrons. No qual, ao seu redor existe a eletrosfera em que elétrons orbitam em diferentes níveis de energia.
Sobre isso, analise as afirmações abaixo: I. As partículas positivas são chamadas de prótons. II. Aquelas que possuem uma carga negativa são os elétrons. III. Aquelas de carga nula são os nêutrons. IV. O elétron é a única partícula que não é elementar. Estão corretas:
a. Apenas I, III, IV.
b. Apenas I, III.
c. Apenas II, IV.
d. Apenas I, II, III.
e. Todas estão corretas.

Em um dia frio quando usamos blusas de lã, é comum levarmos algum choque dependendo do material que tocamos. De alguma forma portanto, uma descarga elétrica acontece, como isso é possível? Pela eletrização de corpos.
Sobre os processos de eletrização, assinale a alternativa correta.
a. A eletrização por atrito é quando esfregamos um corpo diferente em outro e, depois do atrito, ambos possuíram a mesma quantidade de carga elétrica, ou seja, o mesmo módulo, porém adquirem sinais opostos.
b. O processo de eletrização por atrito segue uma relação dos materiais que quando atritados, qual deve ficar positivo e qual torna-se negativo, essa relação é chamada de série duplo elétrica.
c. Suponha que inicialmente um bastão de vidro esteja neutro, assim como um pedaço de seda. Depois de atritarmos um com o outro, a seda fica com excesso de cargas positivas, e o vidro com falta de cargas positivas.
d. O segundo processo de eletrização se chama eletrização por afastamento, em que dois ou mais corpos são colocados em posições distantes e a carga elétrica entre eles é multiplicada.
e. O terceiro processo de eletrização é chamado de eletrização por dissuasão.

Polos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes diferentes se atraem. Esse fato nos leva a concluir que a ponta da agulha de uma bússola que aponta para o polo norte então está sendo atraída por um polo sul e, a ponta da agulha que aponta para o polo sul, está sendo atraída por um polo norte.
Com isso, podemos concluir que: Assinale a alternativa correta:
a. O norte geográfico corresponde ao sul magnético e o sul geográfico corresponde ao norte magnético.
b. O norte geográfico corresponde ao norte magnético e o sul geográfico corresponde ao sul magnético.
c. O norte magnético corresponde ao sul magnético.
d. Nenhuma alternativa.
e. O norte geográfico corresponde ao sul geográfico.

Analise a seguinte equação: Existem alguns parâmetros que envolvem essa equação. De acordo com o que estudamos no material, verifique as afirmacoes abaixo:
Estão corretas:
I. Carga elétrica (q): Se a carga elétrica for nula, ou seja q = 0, então a força magnética também será nula. Porém o que significa uma carga nula? Seriam por exemplo partículas neutras, aquelas possuem carga elétrica total igual a zero. Em outras palavras, a força magnética só atua em partículas carregadas.
II. Velocidade (v): Para que a partícula sinta a força magnética, então ela deve ser lançada na região de campo uniforme. Caso ela seja colocada na região sem velocidade inicial, então.
III. Campo magnético (B): Obviamente, se for uma região em que não há campo magnético, não haverá força magnética sobre a partícula, logo.
IV. Ângulo entre velocidade e campo magnético: Para explorarmos esse parâmetro vamos primeiro relembrar da trigonometria básica. Qualquer ângulo entre zero e noventa graus o seno assume um valor entre zero e um. Dessa forma, dependendo do ângulo em que a partícula é lançada, a força pode ser máxima, nula ou um valor intermediário entre máximo e zero.
a. Apenas III e IV.
b. Apenas II e III.
c. Apenas I e II.
d. Apenas I e IV.
e. I, II, III, IV.

Sabemos que diversas partículas cósmicas proveniente de estrelas como o Sol ou mesmo de qualquer outro lugar do universo chegam até o nosso planeta. Algumas dessas partículas, como os elétrons, interagem com o campo magnético da Terra, excitando o oxigênio e o nitrogênio de nossa atmosfera. Isso faz com que uma luz seja emitida, variando do espectro luminoso do azul ao verde. Esse fenômeno ocorre nos polos, uma vez que nessa região é onde as linhas de campo magnético convergem e divergem, como se fosse em formato de funil.
Como esse fenômeno é chamado? Assinale a alternativa correta.
a. Esse fenômeno é chamado de aurora polar (no hemisfério norte) e aurora glacial (no hemisfério sul).
b. Esse fenômeno é chamado de aurora boreal (no hemisfério sul) e aurora austral (no hemisfério norte).
c. Esse fenômeno é chamado de aurora ocidental (no hemisfério norte) e aurora oriental (no hemisfério sul).
d. Esse fenômeno é chamado de aurora litoral (no hemisfério norte) e aurora amostral (no hemisfério sul).
e. Esse fenômeno é chamado de aurora boreal (no hemisfério norte) e aurora austral (no hemisfério sul).

Sobre os conceitos vinculados à corrente elétrica, analise as afirmacoes abaixo:
Estão corretas:
I. Suponha um fio constituído de material condutor como cobre por exemplo. Se pudéssemos observar esse fio em um bom microscópico, iríamos ver que os elétrons se movimentam em um sentido desordenado, em outras palavras, cada partícula se desloca em uma direção diferente da outra. De tal maneira, que a resultante global do movimento das partículas no fio é nula. Quando conectamos os dois terminais do fio em uma tomada, os elétrons passam a se movimentar no interior do condutor de forma ordenada, todos na mesma direção e sentido.
II. Suponha que você esteja segurando uma bolinha rente ao chão, no momento que você retirar a mão, ele tende a permanecer parada (assumindo que seja uma superfície plana horizontal). Contudo, agora você está no terraço de um prédio a 20m de altura e solta essa bolinha. Devido a atuação da gravidade da Terra, essa bolinha é atraída para o chão e entra em movimento por ganhar uma energia, chamada energia potencial gravitacional. Logo, quando a bolinha estava no chão, não tinha altura e por consequência ela não tinha uma energia que causava movimento. O que levou ao movimento foi a diferença de energia potencial gravitacional entre o chão e o terraço do prédio.
III. Retornando ao caso da eletrodinâmica, quando conectamos os extremos de um fio condutor nos terminais da tomada, estamos submetendo ao fio uma diferença de potencial elétrica, também conhecido como ddp. Podemos entender que um terminal é o polo positivo de uma fonte, já o outro é o polo negativo. Como os iguais se repelem e os opostos se atraem, haverá o movimento de elétrons no fio.
IV. Sendo assim, a definição de corrente elétrica é: A corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons em um fio condutor, quando este está submetido a uma diferença de potencial (ddp), ou tensão elétrica.
a. Apenas II, IV.
b. Nenhuma alternativa está correta.
c. Apenas I, II.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas III, IV.

A eletrostática tem como um dos seus principais alicerces um princípio fundamental, o da ação e repulsão. Basicamente, definimos que cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se entre si ao interagirem, já cargas de sinais opostos se atraem. Com base nisso podemos definir os materiais em dois grandes grupos, os condutores e os isolantes.
Sobre eles, analise as afirmações a seguir: Estão corretas:
I. Condutores são materiais os quais os elétrons de sua estrutura atômica possuem facilidade para se moverem, no caso de sólidos.
II. Cobre ou ouro são dois bons isolantes de corrente elétrica, pois os elétrons se desprendem facilmente da eletrosfera.
III. Isolantes são aqueles materiais em que os elétrons não se desprendem da nuvem eletrônica.
IV. Exemplos clássicos de condutores são a madeira, isopor ou borracha. Nesses casos, os elétrons têm dificuldade para se movimentarem pelo material, o que os tornam bons condutores de eletricidade.
a. Apenas I e III.
b. I, II, III, IV.
c. Apenas III e IV.
d. Apenas I e II.
e. Apenas II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina