Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmacoes a seguir.
É CORRETO o que se afirma em:
I. Os principais desafios da agricultura familiar estão relacionados à segurança alimentar, à sustentabilidade ambiental e à capacidade produtiva.
II. O trabalho realizado pelo MST vai ao encontro das ideias ligadas a agricultura familiar, pois prioriza o acesso de famílias e pequenos produtores.
III. O trabalho realizado pelo MST no decorrer da pandemia de Covid-19 é pouco efetivo e demonstra que é necessário focar somente nas grandes propriedades agrícolas.
I e II, apenas.
I, II e III.
III apenas.
I, apenas.
II e III apenas.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os principais desafios da agricultura familiar estão relacionados à segurança alimentar, à sustentabilidade ambiental e à capacidade produtiva. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois esses são, de fato, desafios relevantes para a agricultura familiar. II. O trabalho realizado pelo MST vai ao encontro das ideias ligadas à agricultura familiar, pois prioriza o acesso de famílias e pequenos produtores. Verdadeiro, essa afirmativa também é correta, já que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) busca promover a reforma agrária e o acesso à terra para pequenos agricultores. III. O trabalho realizado pelo MST no decorrer da pandemia de Covid-19 é pouco efetivo e demonstra que é necessário focar somente nas grandes propriedades agrícolas. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois o MST tem se mostrado ativo e relevante, especialmente em tempos de crise, e a ideia de focar apenas nas grandes propriedades não é uma visão que se alinha com os princípios do movimento. Com base nas análises, as afirmativas I e II são verdadeiras, enquanto a III é falsa. Portanto, a alternativa correta é: "I e II, apenas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com a pandemia, de repente, todo mundo está diferente. Neste contexto, empresas começaram a inovar de forma inesperada reestruturando todos os processos, pensando em novas regras de trabalho, adotando estratégias em Home Office. Uma das ferramentas adotadas nas organizações em seus processos foi o DesingThinking. Assim assevera a reportagem Zero Hora: “Quem trabalha com inovação está, de forma geral, bastante familiarizado com o conceito de Design Thinking. Se trata de uma abordagem, que alguns também chamam de metodologia, cujo objetivo é desenvolver soluções criativas para demandas e problemas existentes. E, nesse sentido, é uma forma de trabalho que tem uma aplicação bastante ampla. As empresas usam para criar novos produtos e processos, mas também é possível usá-la para buscar soluções para desafios pessoais.A característica principal do Design Thinking é colocar o indivíduo no centro do processo, ou seja, a partir das necessidades das pessoas são concebidas soluções que façam sentido para aquelas que vão usá-las. Além disso, é preciso que as propostas sejam validadas pelas mesmas ao longo da criação, evitando usar recursos (como tempo, dinheiro, etc.) em algo inadequado. Para que isso ocorra, a metodologia tem três pilares: empatia, colaboração e experimentação.
A respeito da ferramenta de inovação Design Thinking, avalie as afirmacoes a seguir: É correto apenas o que se afirma em:
I – Traduzindo o termo para português Design Thinking significa “pensar como um designer”; “planejamento, soluções às necessidades pessoais”. É uma ferramenta que ajuda a encontrar ideias certas diante de eventuais problemas e viabilizar as melhores resolução. É uma forma de pensar “fora da caixinha”
II - Os pilares do Design Thinking: empatia, colaboração e experimentação permitem pensar no coletivo, transcender o individualismo e encontrar os melhores caminhos em prototipar soluções inovadoras mesmo em situações de distanciamento.
III – Design Thinking é uma ferramenta exclusivamente administrativa e sua forma de trabalho é restrita ao mundo empresarial e tem como finalidade ajudar a parte executiva da organização.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas
I, II e III.
II e III, apenas

Leia o trecho de uma reportagem sobre a desigualdade social no Brasil e como isso aumentou na pandemia de Covid-19: Historicamente desigual, o Brasil, teve um aumento significativo dessa disparidade social em suas metrópoles durante a pandemia. Enquanto os que estão no topo da pirâmide tiveram uma perda de renda de menos 3.2%, os mais pobres (base) tiveram uma redução de menos 32.1% em seu rendimento. O diagnóstico integra o primeiro boletim de Desigualdade nas Metrópoles, com base no estudo desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pelo Observatório das Metrópoles e pelo Observatório da Dívida Social na América Latina (RedODSAL).
Considerando o tema da desigualdade social e os reflexos de tal fator mostrados no IDH, podemos considerar como correta a afirmativa:
A desigualdade social brasileira não é fruto da pandemia, pois constitui um fator histórico e já existente no território brasileiro.
O IDH é fruto apenas de dados coletados por agências europeias e estas desconhecem a realidade brasileira.
Apesar da maior parte da população ter uma perda de mais de 30% no seu rendimento, o Brasil é um país com excelente posição no ranking do IDH.
O grupo social que pertence ao topo da pirâmide também foi amplamente prejudicado economicamente pela pandemia.

No cenário brasileiro há ainda a histórica herança de racismo estrutural. Alguns dados mostram que a letalidade da COVID-19 na população branca é menor que na população de pele preta ou parda. No período de pandemia as mulheres em situação de vulnerabilidade estão distantes das duas redes de proteção social, diminuindo a possibilidade de recorrerem ajuda, além de estarem convivendo de forma prolongada com seu parceiro e potencialmente o seu agressor. A maior parte das mulheres brasileiras sempre estiveram em múltiplas jornadas de trabalho. Além disso, há carga de trabalho doméstico e cuidado com as crianças, criando uma situação de stress e de fatores predisponentes para um desencadeamento de eventos de violência por parceiro íntimo. A violência contra mulher já era uma questão que vinha em uma crescente e a pandemia só agravou esse contexto.
De acordo com o texto acima é correto afirmar:
I - As mulheres em situação de vulnerabilidade são as que mais estão expostas à violência doméstica, têm mais dificuldades de recorrerem à ajuda, além de terem, a maioria delas, uma vida de múltiplas jornadas de trabalho.
II – A violência contra a mulher sempre esteve presente na sociedade e estes atos violentos acontecem somente nas classes sociais mais pobres da sociedade.
III - A medida mais eficaz para conter a pandemia foi o isolamento social. Entretanto, essa medida tem provocado um aumento da violência na vida de muitas mulheres e, consequentemente, um aumento do número de feminicídios.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas
I, II e III.
I, apenas

Leia o texto abaixo que busca explicar a ideia de Fake News: O termo fakenewsdeveria ser compreendido como toda informação que, sendo de modo comprovável falsa, seja capaz de prejudicar terceiros e tenha sido forjada e/ou posta em circulação por negligência ou má-fé, neste caso, com vistas ao lucro fácil ou à manipulação política.
A partir da citação acima, é correto afirmar que:
Fakenews são caracterizadas por distorções da verdade que induzem aqueles que tiveram contato com a mensagem a erros de julgamento, mesmo quando concordam com a informação transmitida.
Fakenews é todo conjunto de falsa interpretação da verdade e das informações, e qualquer forma de distribuição desta interpretação.
Fakenews deve ser caracterizada a partir de diferentes aspectos, tais como conteúdo, intencionalidade na propagação de conteúdo falso, e impacto na vida de um grande contingente de receptores da mensagem.
Fakenews é o nome dado a qualquer forma de interpretação equivocada dos fatos que atinge um grande número de indivíduos, pois fatos não se prestam a múltiplas interpretações.
Fakenews são interpretações de fatos e sua distribuição em redes sociais. A consequência é a manipulação dos que receberam a mensagem.

Segundo a revista Forbes, negros e pobres são os que mais sofrem com exclusão digital durante a pandemia. Apesar de presenciarmos avanços tecnológicos em todos os segmentos da sociedade gerando aumento de conectividade, outros milhões de brasileiros têm acesso à internet de forma precária somente via smartphone.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I – A exclusão digital está intrinsicamente ligada a exclusão socioeconômica. O não acesso às tecnologias aprofunda ainda mais as desigualdades sociais.
II – A inclusão digital deve ser um direito fundamental com a adoção de políticas públicas orçamentárias com a finalidade de promoverem a inclusão e equiparação de oportunidades principalmente a população com baixa renda e escolaridade.
III – De acordo com os dados apresentados no texto, a região que encontra mais dificuldades de acesso à web é o Nordeste, com índice de 35% e nas famílias com renda de até um salário mínimo com 45% de dificuldade de acesso.
I, apenas
I e III, apenas.
II e III, apenas
III, apenas.

Com base no texto e na imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. No decorrer de 2020 observamos que há um crescente número de casos de contaminação e morte por Covid-19 envolvendo os povos indígenas, consequentemente, isso demonstra que o governo federal não agiu de forma organizada para evitar essas ocorrências.
II. É importante salientar que houve ações anteriores a pandemia por parte do governo federal que visam apoiar a preservação e a vida dos povos indígenas no território nacional.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Com base em seus conhecimentos sobre as teorias da Economia Política internacional, avalie as asserções abaixo.
As asserções corretas são:
I. A ideia que a flexibilização da quarentena poderia levar a um aumento dos números de pessoas empregadas foi errônea o resultado contrário está nos números apresentados na primeira reportagem.
II. A situação da população negra no que tange ao desemprego mostra-se pior que a situação de pessoas brancas, mostrando como o racismo estrutural no Brasil é presente até em momento de uma pandemia.
III. O número de mulheres desempregadas diminuiu durante a flexibilização da quarentena, pois o setor comercial emprega mais mulheres que a indústria.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina