Logo Passei Direto
Buscar
Leia o seguinte extrato de texto a seguir: "A arte romântica estava baseada em um idealismo político, em utopias, enquanto o realismo era oposição a ela." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERIGO, Katiucya. Artes visuais, história e sociedade : Diálogos entre a Europa e América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2016, cap. 121.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e América Latina, sobre o realismo de Coubert, responda qual foi a importância do trabalho artístico de Coubert na arte da época:
A Rompimento com o idealismo romântico.
B Negação e rompimento com a arte barroca.
C Rompimento com a arte surrealista.
D Priorização da arte grega clássica.
E Rompimento com o idealismo da arte de vanguarda.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à pergunta sobre a importância do trabalho artístico de Gustave Courbet no contexto do realismo, precisamos considerar o que caracteriza o realismo em oposição ao romantismo. O realismo, especialmente o trabalho de Courbet, buscava retratar a vida cotidiana e as realidades sociais de forma honesta e sem idealizações, rompendo com o idealismo romântico que predominava antes. Portanto, a opção que melhor reflete essa característica é: A) Rompimento com o idealismo romântico. As outras opções não se aplicam ao contexto do realismo de Courbet. Assim, a resposta correta é a) Rompimento com o idealismo romântico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a passagem de texto a seguir "O programa atraiu Diego Rivera, que já era um artista atuante na Europa. Então, ele voltou ao México e se integrou aos artistas muralistas." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERIGO, Katiucya. Artes visuais, história e sociedade : Diálogos entre a Europa e América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 156.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e América Latina, sobre a produção do artista assinale a alternativa correta.
A As obras do artista não possuíam nenhuma temática política e social.
B O artista não possuía uma produção de destaque em sua época.
C A produção do artista está voltada à decoração regionalista.
D Diego Rivera realizou um trabalho de destaque que foi o afresco Man at the Crossroads, que ele produziu no Rockefeller Center, em Nova York.
E O tema recorrente em suas obras eram os sonhos e o inconsciente.

Leia a passagem de texto a seguir: "Ainda em meados das primeiras décadas do século XX, enfatizou-se o ataque à arte do passado, ou mesmo à arte da época cuja essência era duvidosa". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERIGO, Katiucya. Artes visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 175.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e América Latina, sobre a proposta do movimento dadaísta assinale a alternativa correta.
A A proposta dos dadaístas era a retomada dos cânones clássicos.
B Volta do rigor técnico na composição das obras.
C Os dadaístas fundamentavam-se na produção coletiva.
D Propunham um novo caminho, tendo como ideia a anarquia total.
E A intenção dos artistas sempre foi agradar os críticos para que suas obras fossem aceitas em salões.

Leia a seguinte citação: "Os artistas se inspiraram em pesquisas ópticas sobre a luz, tentando captar determinada luminosidade que incidisse sobre o objeto em diferentes momentos do dia, em diferentes estações do ano. O objeto retratado ficava agora em segundo plano, pois o que mais importava era a forma de retratá-lo". Após esta avaliação, caso queira saber sobre a imagem, está disponível em: PERIGO, Katiucya. Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina (livro eletrônico). Curitiba. Intersaberes 2016.p. 136.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre as origens do movimento moderno na Europa, o primeiro movimento de arte moderna foi o:
A Realismo.
B Cubismo.
C Impressionismo.
D Academicismo.
E Barroco.

Leia a passagem de texto a seguir: "Bueno Aires, na década de 1880, era a capital política, financeira e econômica do país e, durante muito tempo, seu único grande foco cultural. Em sua transformação, houve a busca em fontes europeias." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERIGO, Katiucya. Artes visuais, história e sociedade : Diálogos entre a Europa e América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2016, cap. 128.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e América Latina, sobre Bueno Aires, assinale a alternativa que apresenta qual foi o marco importante, o espaço urbano, que se tornou um verdadeiro salão urbano:
A Avenida Paseo Palermo.
B Avenida da Plaza.
C Avenida Argentina.
D Avenida de Mayo.

Leia a seguinte citação: "Courbet retrata quase 50 pessoas ao ar livre em torno de um evento solene. E uma obra sobre um ritual religioso, mas não apela em nada para um sentido de moralidade ou de tentativa de conversão." Após esta avaliação, caso queira saber sobre a imagem, está disponível em: PERIGO, Katiucya. Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina (livro eletrônico). Curitiba. Intersaberes 2016.p. 120.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre a obra de Gustave Coubert, é correto afirmar que:
A a pintura de Courbet obedecia às regras acadêmicas, como as da perspectiva e da representação realista da luz e da sombra.
B a pintura de Courbet era abstrata e não apresentava temática clara e objetiva.
C os rostos e olhares das pessoas são neutros e a maioria não se importam com o acontecimento.
D a obra de Courbet apresentava aspectos formais inspirados na arte clássica, como pincelada lisa e linhas suaves.
E os temas preferidos pelo artista eram as cenas religiosas e as paisagens da Inglaterra.

Mais conteúdos dessa disciplina