Logo Passei Direto
Buscar
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).
Qual grupo de contas a seguir deverá ser registrado, na conta de compensação, como atos potenciais passivos?
a. Os valores da execução do orçamento conforme a realização das despesas orçamentárias no exercício financeiro corrente.
b. O somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato.
c. As contas relacionadas ao registro, no convenente, dos convênios firmados entre entidades objetivando o cumprimento de finalidades comuns.
d. Os valores dos créditos de dívida ativa tributária inscritos, realizáveis no curso do exercício social subsequente.
e. Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da entidade ou exercidos com essa finalidade.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar qual grupo de contas deve ser registrado na conta de compensação como atos potenciais passivos, precisamos entender o que são atos potenciais passivos. Esses atos referem-se a obrigações que podem vir a ser exigidas da entidade no futuro, mas que ainda não se concretizaram. Vamos analisar as alternativas: a) Os valores da execução do orçamento conforme a realização das despesas orçamentárias no exercício financeiro corrente. - Esta opção se refere a despesas já realizadas, não a atos potenciais passivos. b) O somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato. - Esta opção trata de ativos, não de passivos. c) As contas relacionadas ao registro, no convenente, dos convênios firmados entre entidades objetivando o cumprimento de finalidades comuns. - Embora envolva compromissos, não se trata de passivos potenciais. d) Os valores dos créditos de dívida ativa tributária inscritos, realizáveis no curso do exercício social subsequente. - Esta opção refere-se a créditos, não a passivos. e) Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da entidade ou exercidos com essa finalidade. - Esta opção também se refere a ativos, não a passivos. Após a análise, a alternativa que melhor se encaixa como atos potenciais passivos é a d), pois os créditos de dívida ativa tributária inscritos podem representar uma obrigação futura para a entidade, embora a descrição não seja perfeita. Portanto, a resposta correta é d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando as normas contábeis vigentes aplicáveis à Administração Pública, assinale a afirmativa INCORRETA. a. O Balanço Patrimonial é composto por: Quadro Principal, Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes, Quadro das Contas de Compensação (controle) e Quadro do Superávit/Déficit Financeiro. b. As obrigações, cujo fato gerador não tenha ocorrido, não são, regra geral, reconhecidas como passivos nas demonstrações contábeis. c. O ciclo operacional de uma entidade é o tempo levado para converter recursos ou entradas (inputs) em saídas (outputs). Contudo, pode ocorrer que o ciclo operacional normal da entidade não seja claramente identificável. Nesse caso, pressupõe-se que seja de doze meses. d. No Ativo Circulante, devem ser incluídos os ativos que são vendidos, consumidos ou realizados como parte do ciclo operacional normal, mesmo quando não se espera que sejam realizados no período de até doze meses após a data das demonstrações contábeis. e. Ao separar o ativo e o passivo em dois grupos, Financeiro e Permanente, em função da dependência ou não de autorização legislativa ou orçamentária para realização dos itens que o compõem, o Balanço Patrimonial passa a ter viés financeiro.

Mais conteúdos dessa disciplina