Logo Passei Direto
Buscar
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015 em seu Art. 3º prevê e orienta às IES questões relativas a
A) tecnologia assistiva ou ajuda técnica, sala de recursos. acessibilidade.
B) acessibilidade, desenho universal e tecnologia assistiva ou ajuda técnica.
C) adaptações curriculares, sala de recursos, desenho universal.
D) adaptações curriculares, desenho universal e tecnologia assistiva ou ajuda técnica.
E) sala de recursos, acessibilidade, desenho universal.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

revisao (10)
4 pág.

UNINASSAU CARUARU

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015, é importante considerar o que o Art. 3º da lei aborda. Essa lei tem como objetivo garantir a inclusão de pessoas com deficiência em diversos aspectos da sociedade, incluindo a educação. Analisando as alternativas: A) tecnologia assistiva ou ajuda técnica, sala de recursos, acessibilidade. - Embora mencione aspectos importantes, não abrange todos os elementos previstos na lei. B) acessibilidade, desenho universal e tecnologia assistiva ou ajuda técnica. - Esta opção abrange os principais conceitos de inclusão e acessibilidade. C) adaptações curriculares, sala de recursos, desenho universal. - Foca em adaptações, mas não menciona tecnologia assistiva. D) adaptações curriculares, desenho universal e tecnologia assistiva ou ajuda técnica. - Esta opção é bastante abrangente, incluindo adaptações e tecnologia assistiva. E) sala de recursos, acessibilidade, desenho universal. - Também importante, mas não menciona tecnologia assistiva. A alternativa que melhor reflete o que está previsto no Art. 3º da LBI, que orienta sobre acessibilidade e inclusão, é: B) acessibilidade, desenho universal e tecnologia assistiva ou ajuda técnica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

revisao (10)
4 pág.

UNINASSAU CARUARU

Mais perguntas desse material

Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual.
Quais são os fundamentos legais dos que defendem a inclusão escolar das pessoas com deficiências?
A) Estatuto da Criança e do Adolescente.
B) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
C) LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
D) Nova Escola para aprender a ler, escrever e contar.
E) Política Nacional de Educação Especial.

A educação especial é modalidade educativa que perpassa todos os segmentos da escolarização, constituindo-se como desafio relevante para a escola. A educação inclusiva abrange as seguintes deficiências: 1º) deficiência visual e auditiva. 2º) deficiência intelectual. 3º) deficiência física. 4º) transtorno global. 5º) altas habilidades. Cada uma delas caracteriza necessidades educacionais especiais (NEE) que garantem ao aluno a requisição de benefícios específicos.
De acordo com a ordem em que foram apresentadas as cinco deficiências constantes na educação inclusiva, constituem, respectivamente, apoios especializados:
A) ensino de libras e braile, adaptações do material, mediação para o desenvolvimento de estratégias de aceleração do pensamento e mediação para o desenvolvimento de processos de memorização.
B) ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, mediação para o desenvolvimento de estratégias de pensamento, adaptações do material e do ambiente físico, estratégias diferenciadas para adaptação e regulação do comportamento, ampliação dos recursos educacionais e/ou aceleração de conteúdos.
C) ensino de libras e braile, adaptações do material e do ambiente físico, estratégias diferenciadas para normalização do comportamento, ampliação dos recursos educacionais e/ou aceleração de conteúdos, mediação para o desenvolvimento de processos de memorização.
D) ensino de libras e braile, adaptações do material e do ambiente físico, estratégias diferenciadas para uniformização do comportamento, ampliação dos recursos educacionais e/ou aceleração de conteúdos, mediação holística para o desenvolvimento de estratégias de pensamento.
E) ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, mediação para o desenvolvimento de estratégias de aceleração do pensamento, eliminação de escadas, disposição de equipe especializada e multidisciplinar, oferta de aplicativos educativos específicos.

Desde o período de reabertura democrática, no final dos anos 1980, pesquisas em Ciências Sociais e Ciências Humanas dedicam-se a discutir como diferentes aspectos de nossa desigualdade social se presentificam no chão da escola e no desenho da política pública educacional.
Sobre a educação inclusiva, analise as assertivas como Verdadeiras ou Falsas e assinale a alternativa correta.
I. A Lei nº 13.146/2015 é a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
II. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
III. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
IV. É dever exclusivo do Estado, com auxílio da sociedade, assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
A) I, II, III são falsas.
B) IV é falsa.
C) I e IV são verdadeiras.
D) I e II são falsas.
E) Todas são verdadeiras.

A Política de Educação Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva preconiza que as IES
A) planejem adaptações curriculares para que os alunos possam ser atendidos em salas de aulas separadas.
B) modifiquem sua estrutura física para atender os alunos, principalmente os deficientes físicos e os cegos (utilizando o piso tátil e indicações em Braile).
C) modifiquem sua estrutura física para atender os cadeirantes e surdos.
D) planejem adaptações curriculares em que os alunos memorizem os conteúdos.
E) modifiquem sua estrutura física para atender os alunos, principalmente, aqueles que apresentam superdotação e altas habilidades.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015, no Art. 3º prevê sobre a acessibilidade:
I. Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações.
II. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional.
III. Proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
A) I, II apenas.
B) III apenas.
C) II, III apenas.
D) I, II, III.
E) I apenas.

O direito ao transporte e a mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao acesso (1ª parte).
Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo ou em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestre, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, não havendo necessidade de identificação (2ª parte).
A) totalmente correta.
B) totalmente incorreta.
C) correta somente em sua 1ª parte.
D) a 2ª parte justifica a 1ª.
E) correta somente em sua 2ª parte.

Mais conteúdos dessa disciplina