Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: O Sr. José Roberto adquiriu um anel de brilhantes para a sua esposa no valor de R$ 5.000,00, pagando com cheque da sua empresa. O seu contador Wilson questionou dizendo que o anel não fazia parte das operações da empresa e não poderia contabilizar esse pagamento. O Sr. José Roberto argumentou que a empresa era sua e, portanto, poderia perfeitamente pagar as suas contas pessoais com o dinheiro da empresa, ordenando a Wilson que encontrasse um meio de fazer a contabilização do presente de sua esposa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - A argumentação do Sr. José Roberto está correta, pois as informações serão produzidas pelos relatórios contábeis de sua própria empresa e ele sabe exatamente o que acontece com as operações que afetam o seu patrimônio.
II - O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das asserções: I - A argumentação do Sr. José Roberto está correta, pois as informações serão produzidas pelos relatórios contábeis de sua própria empresa e ele sabe exatamente o que acontece com as operações que afetam o seu patrimônio. FALSO. O pagamento de um presente pessoal com recursos da empresa não é uma prática contábil correta, pois mistura finanças pessoais com as da empresa, o que pode levar a problemas legais e contábeis. II - O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial. VERDADEIRO. Esta afirmação está correta, pois os relatórios contábeis têm como objetivo fornecer informações úteis para a tomada de decisão por parte de investidores e outros interessados. Agora, analisando as opções: - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. FALSO, pois a I é falsa. - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. VERDADEIRO. - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. FALSO, pois a I é falsa. - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. FALSO, pois a I é falsa e a II é verdadeira. - As asserções I e II são proposições falsas. FALSO, pois a II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício. Assim, são dois os regimes contábeis conhecidos que disciplinam a apuração do resultado do exercício: Regime de Caixa e Regime de Competência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I.Na apuração do resultado pelo regime de caixa, devem ser consideradas todas as receitas recebidas e todas as despesas pagas durante o exercício.
II.Na apuração pelo regime de competência devem ser consideradas as receitas e despesas que ocorreram durante o exercício, independente de seu recebimento ou pagamento ter ocorrido ou não.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Leia o texto a seguir: Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, como compra, venda, pagamento, recebimento, são registrados por meio de contas. Nas contas serão lançadas as aplicações e origens de recursos, e os valores a débito e a crédito. Em consequência da Teoria Patrimonialista, atualmente mais usada e aceita como a mais adequada entre os contadores, as contas de uma entidade podem ser classificadas em dois grandes grupos: patrimoniais e de resultado.
Considerando as ideias apresentadas no texto, qual das alternativas apresenta corretamente os procedimentos de apuração de resultado?
No final do exercício social, as contas de Receitas e Despesas são 'encerradas', pela transferência dos respectivos saldos para a conta de Apuração de Resultado e apresentam saldo zero no momento da elaboração do Balanço Patrimonial.
No final de cada trimestre, as contas de Receitas e Despesas são 'encerradas', para efeito de apuração do resultado e apresentam saldo zero no final do exercício.
No começo do exercício social, as contas de Receitas e Despesas são 'encerradas', para efeito de apuração do resultado do período anterior, apresentando saldo zero.
No final de cada mês, as contas de Receitas e Despesas são 'encerradas', para efeito de apuração do resultado e apresentam saldo zero no final do exercício.
No final do exercício social, as contas de Receitas e Despesas são transferidas diretamente para o PL e apresentam saldo positivo no momento da elaboração do Balanço Patrimonial.

Leia o texto a seguir: O capital social pode ser aumentado, com a correspondente modificação do contrato, este aumento pode acontecer em forma de moeda, ou seja, em dinheiro ou em bens. A constituição de uma empresa consiste, primeiramente, no arquivamento de seus atos constitutivos no Registro do Comércio ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Para abertura da escrita contábil da empresa, tem-se os lançamentos de subscrição do capital e, em seguida, a integralização total ou parcial do capital subscrito. A integralização do capital social poderá ser efetuada em dinheiro ou em bens móveis ou imóveis suscetíveis de avaliação em dinheiro.
Considerando as ideias do texto, presuma que a Empresa JR Serviços de Entregas Ltda. realizou um aumento de Capital Social no valor de R$ 140.000,00 por meio de Imóveis. Referente ao registro contábil dessa operação, analise as afirmativas a seguir:
I - Crédito na conta Capital Social (PL) no valor de 140.000,00 Débito na conta Terrenos e Edifícios (ANC) no valor de 140.000,00
II - Crédito na conta Capital Social (PL) no valor de 280.000,00 Débito na conta Terrenos e Edifícios (ANC) no valor de 280.000,00
III - Crédito na conta Terrenos e Edifícios (ANC) no valor de 140.000,00 Débito na conta Capital Social (PL) no valor de 140.000,00
IV - Crédito na conta Capital Social (PL) no valor de 280.000,00 Débito na conta Terrenos e Edifícios (ANC) no valor de 140.000,00
V - Crédito na conta Capital Social (PL) no valor de 140.000,00 Débito na conta Terrenos e Edifícios (ANC) no valor de 280.000,00
Apenas II
Apenas III
Apenas V
Apenas IV
Apenas I

Leia o texto a seguir: “Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível”.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I.Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
II.A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o texto a seguir: As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. A finalidade de tais contas é registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente. Cada fato contábil é transportado para as respectivas contas, com sua data, histórico e valor. As contas poderão ser ativas, passivas, de resultado, ou de compensação.
A partir das ideias apresentadas no texto, analise as afirmativas a seguir sobre as características dos itens que integram somente o grupo dos ativos circulantes no balanço patrimonial.
I.No grupo dos ativos circulantes: bancos, contas a receber de clientes a curto prazo, impostos a recuperar de curto prazo, instrumentos financeiros de curto prazo e estoques.
II.No grupo dos ativos circulantes: fornecedores a curto prazo, obrigações trabalhistas, obrigações tributárias, empréstimos e financiamentos de curto prazo.
III. No grupo dos ativos circulantes: valores a receber a longo prazo, investimentos, móveis e imóveis e intangíveis (marcas, patentes, pesquisas e afins).
IV.No grupo dos ativos circulantes: empréstimos e financiamentos de longo prazo, fornecedores de longo prazo e contingências trabalhistas de longo prazo.
V.No grupo dos ativos circulantes: Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros e Ações em Tesouraria.
Apenas I
Apenas V
Apenas IV
Apenas III
Apenas II

Considere o balanço patrimonial de 2018 da empresa Dinâmica S/A. Ativos circulantes R$ mil Passivos circulantes R$ mil Caixa/Bancos 2.400 Fornecedores 12.000 Valores a Receber 40.000 Contas a Pagar 4.000 Estoques 20.000 Empréstimos 6.000 Não Circulante Não Circulante Imobilizados 15 800 Dívida de longo prazo 20.000 Depreciação acumulada (4 200) Patrimônio líquido Salvo em 16:18.
Com relação às informações patrimoniais apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir.
I - Mais da metade dos ativos da empresa foram financiados pelos credores (capital de terceiros).
II - O total de aplicações de recursos da empresa é sempre menor que o total do ativo.
III - O valor das origens dos recursos é sempre igual ao valor das aplicações de recursos.
IV - No patrimônio líquido estão as contas referentes as aplicações de recursos da empresa.
III e IV.
I, II e III.
II e III.
I e II.
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina