Logo Passei Direto
Buscar
Em relação às disposições da Convenção n o 87, da Organização Internacional do Trabalho, é correto afirmar:
(A) Dada sua função de defesa das respectivas nações, às forças armadas não se deve permitir a organização sindical.
(B) Não deve demandar qualquer tipo de autorização prévia a constituição, pelos trabalhadores e pelas entidades patronais, de organizações da sua livre escolha. Se conformar com o estatuto deve ser a única condição para filiação.
(C) A legislação nacional deve resguardar a autonomia das organizações de trabalhadores e de entidades patronais, competindo-lhe apenas fixar parâmetros para a eleição de seus dirigentes, que deve necessariamente ser livre e com resultados soberanos.
(D) Para efetividade no resguardo dos interesses coletivos, e como forma de evitar influências de âmbito local, as organizações de trabalhadores devem se agrupar em federações e confederações.
(E) Aos dirigentes das entidades de trabalhadores deve, durante o período de mandato, e na forma da lei local, ser protegida a relação de trabalho contra a dispensa.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Convenção nº 87 da OIT, que trata da liberdade sindical e da proteção do direito de sindicalização. (A) Dada sua função de defesa das respectivas nações, às forças armadas não se deve permitir a organização sindical. - Esta afirmação não está correta, pois a Convenção nº 87 não proíbe explicitamente a organização sindical nas forças armadas, embora muitos países tenham restrições. (B) Não deve demandar qualquer tipo de autorização prévia à constituição, pelos trabalhadores e pelas entidades patronais, de organizações da sua livre escolha. Se conformar com o estatuto deve ser a única condição para filiação. - Esta alternativa está correta, pois a Convenção nº 87 garante a liberdade de associação sem necessidade de autorização prévia. (C) A legislação nacional deve resguardar a autonomia das organizações de trabalhadores e de entidades patronais, competindo-lhe apenas fixar parâmetros para a eleição de seus dirigentes, que deve necessariamente ser livre e com resultados soberanos. - Embora a autonomia seja um princípio, a afirmação é um pouco restritiva e não reflete totalmente o conteúdo da Convenção. (D) Para efetividade no resguardo dos interesses coletivos, e como forma de evitar influências de âmbito local, as organizações de trabalhadores devem se agrupar em federações e confederações. - Esta afirmação não é uma exigência da Convenção, mas sim uma prática que pode ser adotada. (E) Aos dirigentes das entidades de trabalhadores deve, durante o período de mandato, e na forma da lei local, ser protegida a relação de trabalho contra a dispensa. - Embora a proteção dos dirigentes seja importante, a Convenção não especifica essa proteção de forma tão direta. Após essa análise, a alternativa correta é: (B) Não deve demandar qualquer tipo de autorização prévia à constituição, pelos trabalhadores e pelas entidades patronais, de organizações da sua livre escolha. Se conformar com o estatuto deve ser a única condição para filiação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina