Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Leia atentamente a seguinte passagem: “A experiência parece um pouco semelhante à ciência (epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência. A experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz quando, de muitas observações da experiência, forma-se um juízo geral e único passível de ser referido a todos os casos semelhantes” (Aristóteles, Meta�sica, 981a5).
Com base no texto acima, considere as seguintes afirmacoes: I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes. II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juízo geral. III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal. IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal. É correto somente o que se afirma em
a) I e IV.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes. Falso, pois a tékhne também pode ser considerada uma forma de conhecimento que se baseia em juízos gerais, embora não seja tão universal quanto a ciência. II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juízo geral. Verdadeiro, a tékhne se baseia em experiências e pode gerar juízos gerais aplicáveis a casos semelhantes. III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal. Falso, a tékhne é uma forma de conhecimento que, embora se baseie na experiência, pode gerar juízos gerais. IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal. Verdadeiro, a experiência é fundamental para a formação de conhecimentos universais, mas por si só não é um conhecimento universal. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: d) II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em sua Metafísica, Aristóteles apresenta um conjunto de princípios lógico-metafísicos que ordenam a realidade e nosso conhecimento acerca dela. Dentre eles está o princípio de não contradição, o qual
a) indica que afirmacoes contraditórias são lógica e metafisicamente aceitáveis, pois a contradição faz parte da realidade.
b) estabelece que é possível que as coisas que tenham tais e tais características não as tenham ao mesmo tempo sob as mesmas circunstâncias.
c) afirma que é impossível que as coisas que tenham tais e tais características não as tenham ao mesmo tempo sob as mesmas circunstâncias.
d) é normativo, ou moral; portanto, deve ser rejeitado como antimetafísico, ou seja, não caracteriza a realidade.

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Política de Aristóteles, marque V, se for verdadeiro, e F, se for falso.
(__) Para Aristóteles, a tirania, a oligarquia e a democracia são as três formas de governo más (degeneradas, corrompidas), porque favorecem os interesses de um só, dos mais ricos ou nobres ou da maioria pobre, respectivamente. (__ ) Aristóteles e seu mestre Platão buscaram estabelecer, cada um a seu modo, os parâmetros de um bom e justo governo. Nenhum deles, entretanto, tinha admiração pela democracia, sobretudo em seu formato puro. (__ ) A Política aristotélica está inextricavelmente vinculada à Ética, pois, se no âmbito individual, os homens buscam a Eudaimonia (felicidade), no âmbito coletivo, o Estado deve buscar o bem comum, considerado pelo estagirita como Sumo Bem. (__ ) Para Aristóteles, a Polis é uma criação artificial, já que os homens são naturalmente propensos a viverem isolados, buscando seus próprios interesses. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Mais conteúdos dessa disciplina