Logo Passei Direto
Buscar

Ecologia

Outros
Afirma a lei processual civil que, feita a citação, é defeso ao autor modificar o pedido, ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas por lei. Essa regra consagra o princípio
(A) do impulso oficial.
(B) da eventualidade.
(C) da adstrição ou congruência.
(D) da inércia jurisdicional.
(E) da estabilidade do processo.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à afirmação da lei processual civil sobre a modificação do pedido ou da causa de pedir após a citação. (A) do impulso oficial - Refere-se à iniciativa do juiz em dar andamento ao processo, não se relaciona diretamente à modificação do pedido pelo autor. (B) da eventualidade - Trata-se do princípio que permite que as partes apresentem suas alegações de forma sucessiva, mas não se aplica diretamente à modificação do pedido. (C) da adstrição ou congruência - Este princípio diz respeito à necessidade de que a decisão judicial corresponda ao que foi pedido pelas partes, ou seja, o juiz deve decidir conforme o que foi solicitado, sem modificar o pedido. (D) da inércia jurisdicional - Refere-se à falta de ação do juiz em promover o andamento do processo, não se relaciona com a modificação do pedido. (E) da estabilidade do processo - Este princípio está relacionado à ideia de que, uma vez iniciado o processo, as partes não podem alterar substancialmente o pedido ou a causa de pedir sem o consentimento da outra parte. A alternativa que melhor se encaixa na afirmação da lei processual civil é: (E) da estabilidade do processo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Acerca da jurisdição e dos princípios informativos do processo civil, assinale a opção correta.
a) No âmbito do processo civil, admite-se a renúncia, expressa ou tácita, do direito atribuído à parte de participar do contraditório.
b) A jurisdição voluntária se apresenta predominantemente como ato substitutivo da vontade das partes.
c) A carta precatória constitui exceção ao princípio da indeclinabilidade da jurisdição.
d) A garantia do devido processo legal se limita à observância das formalidades previstas no CPC.
e) O princípio da adstrição atribui à parte o poder de iniciativa para instaurar o processo civil.

A possibilidade de concessão, pelo juiz da causa, de tutela antecipatória do mérito, inaudita altera parte, em razão de requerimento formulado nesse sentido pela parte autora em sua petição inicial, está diretamente relacionada ao princípio:
(A) do juiz natural;
(B) da inércia da jurisdição;
(C) da inafastabilidade do controle jurisdicional;
(D) do contraditório;
(E) da motivação das decisões judiciais.

Assinale a opção correta com relação a princípios do direito processual.
A) Com base no princípio da estabilidade subjetiva da lide, as partes do processo de execução devem ser as mesmas que atuaram no processo de conhecimento.
B) O princípio da identidade física do juiz é de natureza infraconstitucional e pode ser suprimido do ordenamento jurídico em eventual reforma realizada pelo legislador ordinário.
C) Com base no princípio da territorialidade da jurisdição, é vedada ao oficial de justiça a realização de diligências em foro diverso daquele em que atua.
D) O princípio dispositivo aplica-se às tutelas específicas de adimplemento das obrigações de fazer e não fazer, o que, segundo o STJ, impede o juiz de arbitrar astreintes de ofício nesses casos.
E) De acordo com a doutrina dominante, o princípio da boa-fé objetiva não se aplica ao processo civil, haja vista a ausência de previsão legal.

Quanto à eficácia das leis processuais civis, no tempo e no espaço, vigora a seguinte regra:
A) Como o processo civil é indivisível, deve ser regulado por uma única lei; assim, sobrevivendo lei processual nova, quando já se encontre em tramitação um processo, a lei velha continua a reger integralmente o feito iniciado sob sua vigência, mesmo após revogada, o que se denomina ultra-atividade da lei velha.
B) De maneira diversa às normas de direito material, as leis processuais civis iniciam sua vigência, em regra, cento e oitenta dias após sua promulgação, dada sua complexidade e necessidade de publicização.
C) A lei processual civil submete-se à mesma disciplina das normas de direito material: uma vez em vigor, a lei nova tem efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.
D) Ao contrário das leis substanciais, o direito processual civil aplica-se no Brasil apenas aos nacionais, devendo os estrangeiros sujeitar-se às normas processuais de seus respectivos países, em razão da soberania a ser respeitada.
E) A noção de direito adquirido é exclusiva do direito material, inexistindo direitos processuais adquiridos, porque a lei processual nova aplica-se a todo processo em trâmite, integralmente, sendo irrelevantes os atos processuais anteriormente praticados.

Segundo as normas processuais, em um reclamação trabalhista a reclamada deverá alegar toda a matéria de defesa na contestação, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir (art. 300 do Código de Processo Civil).
Trata-se especificamente do Princípio
a) da estabilidade da lide.
b) da eventualidade.
c) da instrumentalidade.
d) inquisitivo.
e) da economia processual.

Acerca de princípios gerais do processo, ação, jurisdição e pressupostos processuais, assinale a opção correta.
A) Viola o princípio do juiz natural a criação, em tribunais de justiça, de câmaras para julgamento de ações no período de recesso forense.
B) A teoria da asserção só pode ser aplicada antes da apresentação da defesa pelo réu.
C) O substituto processual é aquele que está em juízo em nome alheio, defendendo interesse alheio.
D) É possível a propositura de ação de cunho declaratório para interpretar decisão judicial.
E) No âmbito do processo civil, a imputação de penalidades decorrentes da violação ao princípio da boa-fé limita-se ao autor e ao réu.

No que concerne aos princípios processuais e à jurisdição, julgue os itens que se seguem.
A mitigação do contraditório e da ampla defesa, direitos constitucionalmente garantidos, é admitida em processos judiciais quando há prova inequívoca do direito do autor ou quando o juiz se convence da verossimilhança das alegações.
A) C. Certo
B) E. Errado

No que se refere à jurisdição, ação, processo e procedimento e aos princípios constitucionais aplicáveis ao processo civil, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o princípio do juiz natural, segundo o qual as demandas jurisdicionais devem ser julgadas por órgão judicial previamente estabelecido, é vedada a criação de juízos ou tribunais de exceção.
A) C. Certo
B) E. Errado

Em matéria de defesa, entende-se por princípio da eventualidade.
a) o dever do réu de alegar, na contestação, toda a matéria que lhe aproveita, sob pena de preclusão.
b) a faculdade do réu de apresentar reconvenção em substituição à contestação.
c) a prerrogativa do réu de não ser compelido a produzir prova contra si.
d) a garantia do exercício do contraditório, caso o autor apresente novos documentos, na fase de instrução processual.

Sobre os princípios que norteiam o processo civil brasileiro, aponte a opção incorreta.
A) O princípio do duplo grau de jurisdição, apesar de geralmente observado pelo legislador brasileiro, não constitui uma garantia constitucional inafastável pela legislação ordinária.
B) A doutrina brasileira tem trabalhado, cada vez mais, o princípio da cooperação no processo civil, por meio do qual o magistrado e as partes devem estar em constante diálogo, auxiliando-se mutuamente com o objetivo de esclarecimento, consulta, auxílio e prevenção.
C) O processo civil brasileiro se caracteriza pela preponderância do princípio dispositivo, porquanto somente às partes é conferida a possibilidade de dar início à demanda judicial, delimitar o seu objeto litigioso e definir quais os meios e fontes de provas que serão utilizados em juízo.
D) Pelo princípio da causalidade, que norteia a atribuição dos ônus sucumbenciais, é possível que uma demanda seja julgada improcedente e o réu seja condenado ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.
E) A proibição do venire contra factum proprium, corolário do princípio da boa-fé, impede que sejam adotadas posturas contraditórias no processo e constitui lastro para a teorização da preclusão lógica no processo civil.

Mais conteúdos dessa disciplina