Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta sobre a redução de desastres:
a) A redução de desastres é consequência de um bom trabalho de socorro pela defesa civil.
b) As ações estruturais são as mais eficientes para a redução dos desastres.
c) A coordenadoria de defesa civil é formada por um conjunto de órgãos com a missão de reduzir a magnitude dos desastres.
d) A defesa civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas para evitar ou minimizar desastres.
e) Os desastres podem ser totalmente evitados se houver uma boa atuação da defesa civil.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a redução de desastres: a) A redução de desastres é consequência de um bom trabalho de socorro pela defesa civil. - Embora o socorro seja importante, a redução de desastres envolve mais do que apenas o trabalho de socorro. b) As ações estruturais são as mais eficientes para a redução dos desastres. - A eficiência das ações estruturais pode variar, e muitas vezes, ações não estruturais (como educação e planejamento) são igualmente ou mais importantes. c) A coordenadoria de defesa civil é formada por um conjunto de órgãos com a missão de reduzir a magnitude dos desastres. - Esta afirmação é verdadeira, mas não abrange completamente o conceito de redução de desastres. d) A defesa civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas para evitar ou minimizar desastres. - Esta alternativa abrange bem o conceito de defesa civil, que inclui ações em várias fases, não apenas o socorro. e) Os desastres podem ser totalmente evitados se houver uma boa atuação da defesa civil. - Esta afirmação é exagerada, pois, embora a defesa civil possa minimizar os impactos, não é possível evitar totalmente os desastres. A alternativa correta, que melhor descreve a função da defesa civil e a redução de desastres, é: d) A defesa civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas para evitar ou minimizar desastres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a resposta correta, conforme os conceitos: . É o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável. . É a estimativa de ocorrência e magnitude de um evento adverso, expressa em termos de probabilidade estatística de concretização do evento e da provável magnitude de sua manifestação. . É à medida que define a intensidade ou severidade da lesão resultante de um acidente ou evento adverso. . É a relação existente entre a probabilidade de que uma ameaça de evento adverso ou acidentes determinados se concretize, com o grau de vulnerabilidade do sistema receptor aos seus efeitos.
a. Desastres, ameaça, dano, risco.
b. Vulnerabilidade, emergência, alerta, efeito.
c. Efeito, dano, vulnerabilidade, desastre.
d. Intensidade, efeito, alerta, risco.
e. Acidente, ameaça, vulnerabilidade, efeito.

Assinale a alternativa correta.
(A) Risco é resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais.
(B) A intensidade de um risco depende da interação entre a magnitude do evento adverso e a vulnerabilidade do sistema e é quantificada em função de danos e prejuízos.
(C) Risco é a medida de danos ou prejuízos potenciais, expressa em termos de probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das consequências previsíveis.
(D) Risco é a medida que define a intensidade ou severidade da lesão resultante de um acidente ou evento adverso.
(E) Risco é a condição intrínseca ao corpo ou sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos, medidos em termos de intensidade dos danos prováveis.

Assinale a alternativa falsa:
A) Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
B) A vulnerabilidade é uma condição intrínseca ao corpo ou ao sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos.
C) Dano é a relação existente entre a magnitude da ameaça, caso ela se concretize, e a intensidade do prejuízo consequente.
D) Risco a desastre é a relação existente entre a probabilidade de que uma ameaça de evento adverso ou acidentes determinados se concretize, com o grau de vulnerabilidade do sistema receptor e seus efeitos.
E) Preparação é o conjunto de medidas que se tomam para reduzir ao máximo a perda de vidas humanas e outros danos, organizando as ações de resposta e reabilitação.

Assinale a alternativa correta sobre a análise dos riscos.
a) A análise de riscos não permite avaliar as consequências esperadas de um desastre.
b) Suscetibilidade e vulnerabilidade expressam respectivamente as consequências e o perigo de um provável desastre.
c) Avaliar os impactos no meio ambiente físico é o principal objetivo da análise de risco.
d) A análise de riscos avalia a intensidade e os locais onde se darão os processos e as suas consequências.
e) O zoneamento ou mapeamento de risco são o ponto de partida para a análise de risco.

Assinale a alternativa correta:
a) Os impactos ambientais nos manguezais são os responsáveis pela erosão costeira.
b) Todos os impactos ambientais em centros urbanos devem-se a intervenções antrópicas.
c) Os impactos ambientais são aqueles que afetam principalmente o meio físico.
d) Os impactos ambientais têm sempre efeito negativo sobre as comunidades locais.
e) Os impactos ambientais podem ser provocados por processos naturais ou induzidos.

Assinale a alternativa que melhor expressa o processo de saturação dos solos e seu significado nos deslizamentos.
A) As chuvas causam deslizamentos em função de sua intensidade e do choque com as partículas do solo.
B) Solos saturados são aqueles nos quais o nível freático encontra-se em equilíbrio com o nível dos rios.
C) Os deslizamentos não dependem da saturação dos solos e sim das cargas estáticas representadas pelas edificações instaladas nas encostas.
D) A ruptura dos solos está associada à existência de um aqüífero subterrâneo, onde os solos encontram-se completamente saturados.
E) A infiltração das águas de chuva depende da permeabilidade dos solos e reduzem o coeficiente de atrito entre os grãos, levando aos deslizamentos.

Mais conteúdos dessa disciplina