Logo Passei Direto
Buscar
Analise as afirmativas a seguir: I- Quando surgem questionamentos sobre a validade de determinados valores ou costumes, e a realidade exige novos valores que possam orientar a ética, surge à necessidade de uma teoria que justifique esse novo agir. II- É impossível a ação ética sem que o agente compreenda a racionalidade dessa ação.
Ambas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as afirmativas: I- Quando surgem questionamentos sobre a validade de determinados valores ou costumes, e a realidade exige novos valores que possam orientar a ética, surge a necessidade de uma teoria que justifique esse novo agir. Essa afirmativa está correta, pois reflete a ideia de que a ética evolui com as mudanças sociais e culturais, necessitando de novas teorias para justificar ações em contextos novos. II- É impossível a ação ética sem que o agente compreenda a racionalidade dessa ação. Essa afirmativa também está correta, pois a compreensão da racionalidade por trás de uma ação ética é fundamental para que o agente possa agir de forma consciente e responsável. A afirmação de que "ambas estão corretas e a segunda justifica a primeira" é válida, pois a compreensão da racionalidade (II) pode ser vista como um suporte para a necessidade de uma nova teoria ética (I). Portanto, ambas as afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira. A alternativa correta é que ambas as afirmativas são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação a Immanuel Kant, assinale a alternativa correta:
I Immanuel Kant nasceu em 1754, na cidade de Konigsberg, na Prússia, onde estudou, ensinou e viveu até à sua morte, em 1904. Apesar de Kant ter escrito bastante sobre geografia e etnologia de terras remotas, nunca abandonou a sua terra natal.
II Kant aceita que a felicidade seja sinônimo de satisfação dos nossos desejos e inclinações.
III Para Kant, o homem está constantemente a ser colocado à prova no sentido de ter de escolher entre as suas inclinações e o cumprimento do dever. A obediência à lei impõe-se acima de todas as coisas.
Estão corretas III.

Sobre ética protestante e o espírito do capitalismo:
Estão corretas I e II.
I A principal questão a ser enfrentada no livro é se as ideias religiosas têm influência sobre o desenvolvimento econômico, isto é, até que ponto a moral protestante, como um modo de pensar, contribui para o espírito do capitalismo.
II- Weber relaciona o papel do protestantismo cristão à formação do comportamento típico do capitalismo moderno. Weber descobre que os valores do protestantismo, tais como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a valorização do trabalho como instrumento de salvação da ética protestante promovem o surgimento do capitalismo.
III – O conceito de vocação – entendido como chamado de Deus para o exercício profissional – é apresentado como base motivacional do moderno sistema econômico capitalista.

Sobre a etimologia da palavra ética. Assinale a alternativa correta:
A palavra Ética é de origem grega, derivada da etimologia de “ethos”, que diz respeito aos costumes e aos hábitos dos homens.

Na idade antiga os filósofos se preocupavam com o ser no mundo físico, voltados aos problemas sociais e morais. Embora não haja propriamente coesão no pensamento e doutrina dos três, ainda assim suas ideias tornam-se próximas no sentido da reflexão acerca do homem e da cidade. O estudo da Ética, se pode dizer, teve início com os filósofos:
Sócrates, Platão e Aristóteles.

Mais conteúdos dessa disciplina