Ed
ano passado
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o que a Constituição Federal diz sobre a instituição de regiões metropolitanas. (A) poderão ser instituídas apenas por lei complementar estadual. - Correto, a Constituição estabelece que a criação de regiões metropolitanas deve ser feita por lei complementar. (B) poderão ser constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes ou não. - Isso não é correto, pois a Constituição menciona que a formação deve ser por municípios limítrofes. (C) tem como objetivo a transferência de competências municipais para o âmbito exclusivo do Estado-membro. - Não é exatamente isso que a Constituição diz, pois o foco é na integração e cooperação entre os municípios. (D) a integração do município à região metropolitana não é compulsória. - Isso está correto, a adesão à região metropolitana é opcional para os municípios. (E) cabe à União editar normas gerais a respeito da instituição das regiões metropolitanas. - Embora a União tenha um papel, a criação é feita por lei estadual. Após essa análise, a alternativa correta que reflete o que a Constituição Federal determina sobre a instituição de regiões metropolitanas é: (A) poderão ser instituídas apenas por lei complementar estadual.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material