Logo Passei Direto
Buscar
As doenças, de maneira geral, são desencadeadas por inúmeros fatores. Existe um fator específico que pode causar no organismo do trabalhador problemas como desmaio, convulsão, urticária, hipóxia celular, perda de membros, como dedos das mãos, dedos dos pés, em função da falta de oxigênio, levando até a amputações. Para evitar estas complicações, a prevenção está no uso de EPI por parte dos trabalhadores, tais como uso de roupas térmicas, óculos de proteção, gorros, luvas e botas. Sobre o risco físico abordado, assinale a alternativa CORRETA: A) Umidade. B) Calor. C) Vento. D) Frio.
User badge image
Igor Hanauer

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para analisar a questão, precisamos entender qual risco físico está relacionado aos problemas de saúde mencionados, como desmaio, convulsão, hipóxia celular e amputações. Vamos analisar as alternativas: A) Umidade - Embora a umidade possa causar desconforto e algumas condições de saúde, não está diretamente relacionada aos problemas graves descritos. B) Calor - O calor excessivo pode levar a desmaios e convulsões, mas não está diretamente associado à falta de oxigênio ou amputações. C) Vento - O vento em si não é um fator que cause os problemas mencionados. D) Frio - O frio extremo pode levar a problemas como hipotermia e congelamento, que podem resultar em perda de membros, como dedos das mãos e pés. Diante disso, a alternativa que melhor se relaciona com os problemas de saúde descritos, especialmente a falta de oxigênio e a possibilidade de amputações, é a D) Frio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São considerados riscos de acidente todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral.
Sobre os riscos geradores de acidente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Arranjo físico deficiente. ( ) Máquinas e equipamentos sem proteção. ( ) Ferramentas inadequadas ou defeituosas. ( ) Eletricidade. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - F - F - F.
C V - V - F - F.
D V - V - V - V.

Os resíduos hospitalares ou de serviços de saúde são resultantes do atendimento a pacientes, mas também podem ser gerados por laboratórios de pesquisa, os quais podem representar risco à saúde humana e ao meio ambiente, se não houver tratamento adequado, no manejo dos diferentes tipos de resíduos. Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabeleceu regras nacionais sobre o acondicionamento e o tratamento do lixo hospitalar gerado, classificando cada resíduo.
De acordo com essa classificação, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Grupo A. II- Grupo B. III- Grupo C. IV- Grupo D. ( ) Químico. ( ) Biológico. ( ) Comum. ( ) Radioativo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - IV - II - III.
B II - I - IV - III.
C III - I - IV - II.
D II - IV - III - I.

Antigamente, no Brasil, os RSS eram manejados da mesma forma que os resíduos domiciliares e públicos, ou seja, desde a coleta até o despejo, os dejetos eram depositados no mesmo local. A partir de 2004 tudo mudou, quando entrou em vigor uma Resolução da ANVISA, que definiu as classificações dos dejetos.
No que diz respeito ao grupo C, analise as sentenças a seguir: I- É considerado rejeito radioativo qualquer tipo de material resultante de atividades humanas que contenham radionuclídeos acima dos limites preconizados. II- São exemplos de materiais desse grupo: lâminas de barbear, agulhas, escalpes e ampolas de vidro. III- Nesse grupo estão inseridos os rejeitos provenientes de laboratórios, serviços de medicina nuclear e radioterapia. IV- Os rejeitos desse grupo podem ser jogados no rio. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

A incineração do lixo é uma prática muito antiga, visando à sua eliminação. Porém, quando realizada de forma inadequada, traz prejuízos ambientais e para a sociedade. Sua ação consiste na queima do lixo a altas temperaturas, objetivando a redução do volume.
No que diz respeito à incineração do lixo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Do ponto de vista sanitário, esta tecnologia é interessante, pois assegura a eliminação dos microrganismos patogênicos e demanda um espaço físico pequeno. ( ) Alguns hospitais têm os seus próprios incineradores instalados e fazem a queima dos resíduos classificados como perigosos. ( ) A poluição ambiental é um inconveniente sério do processo: as autoridades exigem instalações antipoluição cada vez mais eficientes e onerosas. ( ) Não há eliminação de compostos tóxicos na natureza através da incineração. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - F - F - V.
C V - V - V - F.
D V - V - F - F.

As doenças relacionadas ao trabalho causam prejuízo não apenas aos trabalhadores, mas aos empregadores também. Elas estão relacionadas a um conjunto de danos que incidem sobre a saúde do trabalhador e que são agravados por riscos relacionados aos locais de trabalho.
Sobre as doenças que mais acometem os trabalhadores, assinale a alternativa CORRETA:
A Urticária.
B Lesão por esforço repetitivo, conhecido por LER.
C Escabiose.
D Pediculose.

Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.
Assinale a alternativa CORRETA que traz a classificação dos Riscos Ambientais:
A Riscos físicos; poluídos; riscos químicos; riscos fisiológicos; riscos de acidentes.
B Riscos físicos; ruídos; riscos ambientais; riscos astrológicos.
C Riscos físicos; ruídos; depreciações; riscos de surdez; riscos mórbitos.
D Riscos físicos; ruídos; riscos químicos; riscos biológicos; riscos ergonômicos; riscos de acidentes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabeleceu regras nacionais sobre o acondicionamento e o tratamento do lixo hospitalar gerado, classificando cada resíduo. Sendo que podem representar risco à saúde humana e ao meio ambiente, se não houver tratamento adequado, no manejo dos diferentes tipos de resíduos.
Relacione as colunas: 1. Grupo A. 2. Grupo B. 3. Grupo C. 4. Grupo D. ( ) Químico. ( ) Biológico. ( ) Comum. ( ) Radioativo. Assinale a alternativa CORRETA:
A III - I - IV - II.
B II - IV - III - I.
C II - I - IV - III.
D I - IV - II - III.

O descarte dos pneus tem sido um problema ambiental de repercussão nacional, representando uma ameaça à saúde pública, em virtude de desencadear doenças, sem falar na enorme quantidade de pneus produzidos anualmente e as dificuldades referentes à coleta, ao armazenamento e à destinação ambiental adequada.
No que diz respeito ao descarte de pneus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No verão, os pneus contribuem indiretamente para a propagação da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. ( ) Podem contribuir na poluição do ar e do solo, incluindo o lençol freático. ( ) Não representa preocupação para as entidades governamentais e ONGs. ( ) Os pneus podem ser queimados a céu aberto, pois não representam ameaça de agressão na camada atmosférica. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina