Logo Passei Direto
Buscar
A Funai (Fundação Nacional do Índio) foi criada em 1967, em reformulação de outro órgão
protecionista, denominado:
A) SPC - Serviço de Proteção ao Crédito.
B) SPE - Serviço de Proteção ao Empreendedor.
C) SPI - Serviço de Proteção ao Índio.
D) SPNI - Serviço de Proteção Nacional ao Indígena.
E) SPGE - Serviço de Proteção aos Grupos Étnicos.
User badge image
VALDIRENE CRISTIANI ALVES

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à criação da Funai (Fundação Nacional do Índio) em 1967. A Funai foi criada como uma reformulação do órgão anterior que tinha a função de proteger os direitos dos indígenas. Vamos analisar as opções: A) SPC - Serviço de Proteção ao Crédito. - Esta opção não está relacionada à proteção dos indígenas. B) SPE - Serviço de Proteção ao Empreendedor. - Também não é relevante para a proteção dos indígenas. C) SPI - Serviço de Proteção ao Índio. - Esta é a opção correta, pois o SPI foi o órgão que existia antes da Funai e tinha a função de proteger os direitos dos indígenas. D) SPNI - Serviço de Proteção Nacional ao Indígena. - Esta opção não corresponde ao órgão anterior. E) SPGE - Serviço de Proteção aos Grupos Étnicos. - Também não é a opção correta. Portanto, a alternativa correta é: C) SPI - Serviço de Proteção ao Índio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Aponte nas afirmativas a seguir qual NÃO se refere à omissão e/ou inclusão da historia dos afrodescendentes no contexto educativo e social.
A) Uma forma de transformar seres humanos em coisas é apagar definitivamente apagar toda sua herança cultural e histórica, sua origem e sua personalidade.
B) Os livros se história só Brasil também colaboraram para "apagar" esse passado africano, pois há uma ausência de relatos sob a perspectiva africana e afro-brasileira.
C) A história da África foi apagada e uma nova foi contada sob a perspectiva do colonizador.
D) Hoje reconhecemos a importância se uma lei que obrigue esse resgate histórico e cultural, ou seja, a promoção da igualmente racial nas escolas e na sociedade.
E) Os imigrantes foram os únicos responsáveis pelo crescimento econômico e social do Brasil.

Um trabalho pedagógico que leve em conta a diversidade étnico-racial e cultural é uma das tarefas mais difíceis a serem enfrentadas pela escola e pelas instituições brasileiras. Todos os envolvidos no processo educacional devem:
A) Estar atentos à desconstrução de estereótipos raça/cor.
B) Desmitificar os mitos raciais existentes na sociedade brasileira.
C) Demonstrar relações não discriminatórias.
D) Ter atitudes equitativas em sala de aula.
E) Todas as alternativas anteriores são corretas.

A presença africana na formação do Brasil e na construção de identidade cultural brasileira é fato relevante não evidenciado na literatura didática no processo de escolarização. A influência africana revela-se:
I- No campo econômico, pela construção de riquezas que deram sustentação econômica à empresa colonial portuguesa.
II- No campo demográfico, pelo trabalho de povoamento do novo país.
III- No campo cultural, pela influência linguística e pelas religiões de matriz religiosa.
IV- No campo das artes, por meio de instrumentos musicais, ritmos e danças.
A) I e II
B) I, III e IV
C) I e IV
D) II e III
E) I, II, III e IV

As ações afirmativas "são políticas públicas que pretendem corrigir desigualdade socioeconômicas que procedem de discriminação atual ou histórica” (Bernarndino, 2002, p. 51) Sendo assim, as ações afirmativas buscam:
A) dar prioridade e privilegio a população rural
B) garantir acesso da juventude periférica a empregos em multinacionais
C) criar políticas educacionais que minimizem a evasão escolar
D) promover equidade entre os grupos que compõem a sociedade
E) incentivar a universalização da educação básica e do ensino superior

No que trata no currículo escolar, a Lei n. 11.645/2008 modifica o texto da Lei n. 10.639/2003, passando a vigorar a obrigatoriedade da temática:
A) história e cultura afro-brasileira, europeia e indígena
B) história e cultura afro-brasileira e indígena
C) história e cultura europeia e indígena
D) história europeia e da cultura afro-brasileira e indígena
E) história e cultura indígena

Podemos dizer que a pedagogia da exclusão no universo afrodescendente se manifesta:
A) pelo trabalho de reconstrução da história social do escravismo
B) a partir da visibilidade do negro nos meios de comunicação
C) de acordo com os preceitos idealizados pelo mito da democracia racial
D) pela omissão da imagem e representação do negro no brasil
E) em conformidade com a ideologia socioconstrutivista

Sendo o Brasil o primeiro país do continente americano a criar leis especificas no combate ao racismo, indique quais leis afetivamente se referem ao racismo como crime:
A) Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) e o código penal
B) estatuto da igualdade racial e o estatuto da criança e do adolescente
C) constituição Federal e lei 10.639/2003
D) diretrizes curriculares nacionais para o ensino das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura dos afrodescendentes e a lei 11.645/2008
E) constituição federal de 1988. Lei 7 716/89 e o código penal, artigo 140

Segundo Silva (2003), “africanidades brasileiras” é um conceito que expressa:
A) Processo de valorização e de resgate da história e cultura africana e afro-brasileira.
B) Visa destruir estereótipos raciais construídos por grupos dominantes.
C) Perspectiva que considera a participação dos negros brasileiros na formação da cultura brasileira.
D) Paradigma que considera a contribuição dos negros na sociedade brasileira.
E) Todas as alternativas estão corretas.

O conceito de raça, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnicos Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovadas em junho de 2004 pelo Ministério da Educação, significa:
I- A construção social forjada nas tensas relações entre brancos e negros.
II- Informar como as características físicas influenciam, interferem e determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira.
III- Reforçar preconceitos e discriminações de acordo com as concepções cientificas desenvolvidas a partir do século XVI.
IV- Demonstrar que a genética indica as diferenças biológicas, portanto a diversidade biológica determina as diferenciações raciais.
A) São corretas apenas as alternativas I, II e III.
B) Apenas a afirmativa IV é correta.
C) São corretas apenas as afirmacoes I e II.
D) Apenas a afirmativa II é incorreta.
E) Apenas a afirmativa a I está correta, pois o conceito raça indica conflitos sociais

Mais conteúdos dessa disciplina