Buscar

porque o ciclo do nitrogenio é fechado?

💡 5 Respostas

User badge image

Beatriz Valéria

Porque o nitrogênio passa por um processo pelo qual ele circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos. Assim ele circula pelos componentes bióticos e abióticos do ecossistema. Apesar da acumulação nos seres vivos, pela decoposição, por exemplo, ele retorna ao componente abiótico.

Pra esclarecer mais leia:

http://docentes.esalq.usp.br/luagallo/nitrogenio.htm

 

1
Dislike0
User badge image

Beatriz Valéria

Porque o nitrogênio passa por um processo pelo qual ele  circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos, assim circula pelos compoenentes bióticos e abióticos do ecossistema, apesar da acumulação nos seres vivos pela decoposição, por exemplo, ele retorna ao componente abiótico.

Pra esclarecer mais leia:

http://docentes.esalq.usp.br/luagallo/nitrogenio.htm

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A circulação de matéria no planeta ocorre por meio de um contínuo fluxo de radiação solar que é aproveitado pela biosfera, como energia interna, e como energia externa pelas camadas da litosfera, hidrosfera e atmosfera do planeta. Assim, o planeta Terra funciona como um sistema vivo através destes ciclos que são chamados de ciclos biogeoquímicos.

Os ciclos biogeoquímicos, como o do nitrogênio, são fechados pois transformações acontecem ao atravessar todos as camadas da Terra. Ou seja, o caminho percorrido de um organismo a outro, deles pro ambiente físico e destes novamente para os seres vivos.

No ciclo do nitrogênio existem dois caminhos que esse composto pode ser aproveitado pela biosfera: a fixação abiótica (processos industriais, raios, vulcões) e as fixação biológica (por meio das bactérias nitrificantes).

As bactérias nitrificantes lançam nitratos no solo resultado da fixação do nitrogênio atmosférico. Esses nitratos são assimilados nas raízes das plantas que servem de alimento a outros organismos que por sua vez possuem um nível de nitrogênio acumulado no corpo e excretam também compostos nitrogenados. Esses compostos orgânicos podem sofrer amonificação e os nitratos no solo são ponto de partida para os processos de desnitrificação que lança o nitrogênio novamente na atmosfera. Fechando assim o ciclo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais