Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a formação do período composto, analise as assertivas a respeito da oração a seguir: “Para não perder essa proximidade” (l. 26):
Quais estão corretas?
I. A oração destacada indica uma finalidade.
II. A preposição “para” poderia ser substituída por “para que” sem alteração do sentido do período.
III. Caso substituíssemos a preposição “para” por “a fim de”, deveríamos fazer alterações na oração a fim de que se mantivesse a correção gramatical.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I e III.
E) Apenas II e III.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada assertiva: I. A oração destacada indica uma finalidade. Verdadeiro, a expressão "Para não perder essa proximidade" realmente indica uma finalidade, ou seja, o propósito de não perder a proximidade. II. A preposição “para” poderia ser substituída por “para que” sem alteração do sentido do período. Falso, a substituição de "para" por "para que" mudaria a estrutura da oração, pois "para que" exige um verbo no subjuntivo e introduz uma oração subordinada, alterando o sentido. III. Caso substituíssemos a preposição “para” por “a fim de”, deveríamos fazer alterações na oração a fim de que se mantivesse a correção gramatical. Verdadeiro, a expressão "a fim de" também exige uma estrutura que pode necessitar de ajustes na oração para manter a correção gramatical. Com base nas análises, as assertivas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) Apenas I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina