Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Segundo Houaiss (2001, p. 22), _______ pode ser definida como “parte da ________ que trata dos princípios científicos que direcionam a atividade educativa, com o objetivo de torná-la mais eficiente”.
Deste modo, a __________ é vista como a ciência e a arte da _________, enquanto que a _________ pode ser definida como a arte e a ciência do ensino.
ciência; didática; pedagogia; ciência; educação
pedagogia; didática; pedagogia; ciência; pedagogia
didática; pedagogia; pedagogia; sabedoria; didática
pedagogia; aprendizagem; pedagogia; ciência; pedagogia
didática; pedagogia; pedagogia; educação; didática
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A resposta correta para preencher as lacunas é: didática; pedagogia; pedagogia; educação; didática. Portanto, a frase completa ficaria assim: "Segundo Houaiss (2001, p. 22), didática pode ser definida como “parte da pedagogia que trata dos princípios científicos que direcionam a atividade educativa, com o objetivo de torná-la mais eficiente”. Deste modo, a pedagogia é vista como a ciência e a arte da educação, enquanto que a didática pode ser definida como a arte e a ciência do ensino."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação aos estudos que envolvem a questão da didática e metodologia de ensino, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Para assumir um papel significativo na formação do educador, a didática precisa dedicar-se exclusivamente ao ensino de meios e mecanismos para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de maneira segmentada.
2. A didática deverá assumir um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
3. A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento do povo.
4. Foi o filósofo Francis Bacon quem escreveu a didática magna que é utilizada até os dias de hoje como base para a compreensão da importância da didática no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

O conceito de educação tem se ampliado na contemporaneidade. A diversificação das atividades educativas na sociedade tem ocasionado mudanças na ação pedagógica, nas esferas política, cultural e econômica.
Tendo isso em mente, assinale a afirmativa correta.
A Pedagogia, por meio de conhecimentos filosóficos, científicos e técnico-profissionais, pesquisa a realidade educacional em transformação, portanto cabe a ela investigar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na sociedade do conhecimento e da informação.
A “sociedade do conhecimento” é eminentemente pedagógica. Nela, os vínculos entre educação e economia são estreitos, pois a tarefa central da Pedagogia consiste em propor as melhores formas de preparar os sujeitos para o mercado de trabalho.
A educação é uma prática que só pode ser entendida dentro da desigualdade social. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma subordinada aos interesses econômicos das elites.
A educação é uma prática social que só pode ser entendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma independente e insubordinada a interesses econômicos, político-partidários, ideológicos e culturais.
A Pedagogia deve abandonar a formação de sujeitos racionais pela razão crítica, pois cabe a ela retomar o sentido da busca da autonomia e da valorização de uma ciência não absolutizada ou ideológica, conectada ao contexto social, político e cultural.

Trata-se do principal ramo de estudo da pedagogia, situa-se num conjunto de conhecimentos pedagógicos, investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino, sendo, portanto, considerada a ciência de ensinar. Nesse contexto, o professor tem como papel principal garantir uma relação entre ensino e aprendizagem através da arte de ensinar.
O texto contém elementos que caracterizam a/o:
psicopedagogia.
planejamento educacional.
processo ensino-aprendizagem.
didática.
docência.

Leia o trecho que segue: “[Após 1964] o modelo político reforça o controle, a repressão e o autoritarismo. A educação é vinculada à Segurança Nacional. Enfatiza-se seu papel de desenvolvimento e são propostas medidas para adequá-la ao novo modelo econômico [...]. E a didática? Agora se enfatiza a produtividade, eficiência, racionalização, operacionalização e controle” (CANDAU,1984, p.45).
Sobre essa discussão é importante se pensar que a didática recebe influência do momento sócio-político e histórico experimentado pelos sujeitos em seu tempo. Sendo assim, assinale a alternativa que aponta quais práticas poderiam ser empregadas contra essa didática vigente após-1964, na ditadura civil militar.
Uma didática contrária à citada deveria ser pautada na escuta, na aproximação empática com a realidade dos estudantes e capaz de organizar, com seus métodos e técnicas, formas de ensino-aprendizagem pautados em ações reflexivas e emancipadoras.
Uma didática contrária à citada deveria ser pautada na escuta, na aproximação empática com a realidade dos estudantes e capaz de organizar uma formação técnica exclusivamente para o mercado de trabalho.
A didática aplicada no período pós-1964 era boa, afinal, não é preciso que o povo tenha uma formação crítica e reflexiva, por meio de uma didática que tenha um referencial político socialmente referenciado.
Uma didática contrária à citada deveria ser pautada nos interesses dos governantes militares e dos latifundiários, sem uma participação dos pedagogos e demais pesquisadores sobre a educação.
Uma didática contrária à citada não era necessária, afinal, aquela que foi aplicada fazia o que era necessário, certificar a população de modo rápido e sem discussões políticas.

Responda com V ou F as seguintes alternativas ligadas à discussão sobre a didática.
( ) A didática se baseia numa concepção de homem e sociedade pautada no autodidatismo e no fim da necessidade de professores.
( ) A didática se estrutura sob diferentes concepções sobre a sociedade e o papel do ensino e de seus sujeitos nela, nesse processo, destacam-se questões de ordem sócio-políticas e pedagógicas.
( ) No tempo presente, a boa didática é aquela que é neutra, sendo assim, discute métodos e técnicas, sem contato com qualquer questão de ordem política.
( ) A didática é uma disciplina que demanda contato interdisciplinar como a Psicologia e a Filosofia.
( ) O advogado Paulo Freire é considerado o pai da Didática com a sua obra “Didática Magna - a arte de ensinar tudo a todos.”
X F – V – F – V – F
F – F – V – V – F
F – F – V – V – V
F – F – F – V – V
V – F – V – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina