Buscar

qual a posição que o úmero assume quando comparado a ulna? e qual a posição que o estômago assume quando comparado ao esôfago?

💡 6 Respostas

User badge image

Anderson de Oliveira Vasconcelos

O úmero é próximal quando comparado a ulna, que nesse caso seria distal quando comparada ao úmero, é assim que tratamos quando nos referimos ao esqueleto apendicular, já em relação ao estômago dizemos simplesmente que ele está inferior ao esôfago, ou que o esôfago está superior ao estômago, pois não estamos tratanto de membros. Imagino que seja essa sua dúvida.

4
Dislike0
User badge image

José Neves

Vê só, aprendi que comparações de estruturas sendo proximal ou distal tomava como parâmetro a cabeça. Logo, não cabe diferenciar se o úmero é proximal e a ulna distal.

O parâmetro para estruturas que estão em um mesmo nível é se ela é medial ou lateral. 

Medial seria a estrutura mais proxima do corpo em posição anatômica comparada a outra estrutura que seria laretal por estar mais longe do tronco. 

Por exemplo, em posição anatômica a ulna é media e o rádio é lateral. 

3
Dislike0
User badge image

Anderson de Oliveira Vasconcelos

Para membros usa-se o termo distal e proximal, e é próximal quanto mais próximo da raís de implantação do membro estiver em relação a uma estrutura mais distante (distal), ou seja, a cintura dele (do membro), por analogia você pode usar a cabeça como referência, mas o mais correto é tomar a cintura do membro como referência. O parâmetro medial e lateral não se aplica eficientemente quando comparamos o estômago e o esôfago, pois estão ambos aproximadamente na linha mediana, isso se aplica a estruturas como os maléolos medial e distal. De fato a ulna é medial e o rádio é lateral entre si, mas como a pergunta era em relação ao úmero com a ulna, esse termo de posição direção não se aplica, e sim o distal e próximal. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais