Logo Passei Direto
Buscar
Segundo SIMÕES, C.M.O, et al. (2000), o estudo dos compostos químicos sintetizados pelas plantas tem acompanhado a evolução do homem através dos tempos e os seus usos como agentes terapêuticos datam de milhares de anos. Atualmente, a maior parte dos fármacos usados pela indústria farmacêutica, bem como outros compostos naturais provenientes das plantas, apresentam diversas aplicações, tanto na área farmacêutica e cosmética, como também nas áreas das indústrias alimentar e química. Com a demanda pela utilização de plantas medicinais na cura ou prevenção de doenças, ou até plantas de interesse industrial, o seu cultivo e/ou extrativismo torna-se uma alternativa cada vez mais importante na agricultura nacional. Analise as estruturas químicas abaixo, encontradas em algumas plantas:
Assinale a alternativa correta.
a) As estruturas A, B e C são biossintetizadas a partir de unidades do isopreno.
b) As estruturas A, B são classificadas como terpenóides e a estrutura C é um flavonóide.
c) As estruturas A, B e C são biossintetizadas a partir da via da fenilalanina e pertencem à classe dos fenilpropanóides.
d) As estruturas A, B e C são biossintetizadas a partir do ácido gálico no entanto, apenas as estruturas A e B fazem parte de uma mesma classe, denominada de terpenóides.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas com base no conhecimento sobre compostos químicos de plantas. a) As estruturas A, B e C são biossintetizadas a partir de unidades do isopreno. - Essa afirmação é verdadeira para terpenóides, mas não necessariamente para todos os compostos. b) As estruturas A, B são classificadas como terpenóides e a estrutura C é um flavonóide. - Essa alternativa pode ser correta, dependendo das estruturas apresentadas, mas não podemos afirmar sem vê-las. c) As estruturas A, B e C são biossintetizadas a partir da via da fenilalanina e pertencem à classe dos fenilpropanóides. - Isso é específico para compostos que derivam da fenilalanina, o que pode não se aplicar a todas as estruturas. d) As estruturas A, B e C são biossintetizadas a partir do ácido gálico, no entanto, apenas as estruturas A e B fazem parte de uma mesma classe, denominada de terpenóides. - Essa afirmação é confusa, pois o ácido gálico não é a via comum para todos os terpenóides. Sem as estruturas químicas para análise, a alternativa que parece mais plausível, considerando a classificação comum de compostos de plantas, é a b), que distingue entre terpenóides e flavonóides, que são classes bem definidas. Portanto, a alternativa correta é: b) As estruturas A, B são classificadas como terpenóides e a estrutura C é um flavonóide.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atualmente, as pesquisas com plantas medicinais, em busca de seus metabólitos terapêuticos, levam à descoberta de cada vez mais moléculas que podem ser utilizadas como princípios ativos, proporcionando, para à população, acesso seguro para o uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos com eficácia e qualidade. Neste contexto, em relação ao metabolismo vegetal, avalie as afirmacoes abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F):
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo.
(F) Os metabólitos primários são os produtos químicos necessários à vida, resultantes do metabolismo vital de todos os seres vivos, sendo eles, os carboidratos, os lipídios e as proteínas.
(V) Os metabólitos secundários são produtos do metabolismo vegetal, não diretamente relacionados com os processos primários para a planta, entretanto, são vitais para as espécies vegetais, apresentando funções como, por exemplo, defesa contra herbívoros e patógenos, alelopatia, proteção contra raios UV e poluição, atração de polinizadores e dispersores, regulação do metabolismo e sinalização molecular.
(F) Os metabólitos secundários são subprodutos de vias metabólicas normais que podem ser bioativos sendo a ação conjunta de certas substâncias responsável pela por esta atividade biológica.
(F) O reconhecimento de metabólitos secundários é feito através de testes fitoquímicos preliminares para a caracterização química que consistem em uma reação química que produz uma rápida alteração na estrutura molecular de um composto, por exemplo, a modificação de um grupo funcional, ou a formação de um adulto, que resulta em uma mudança de cor, que pode quantificar um determinado metabólito secundário.
a) V, F, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, V, F, F.
d) F, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina