Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Cada Cultura é única para cada grupo, singular em cada indivíduo. No mundo, temos milhares de atrações culturais, símbolos, pensamentos, manifestações, identidades culturais. Tal diversidade torna rico o universo social.
Sendo assim, analise as assertivas abaixo e escolha a opção correta quanto ao conceito de cultura e diversidade cultural.
I- A língua, a religião e a música são elementos materiais da cultura de um povo.
II- A cultura de um povo é formada por elementos imateriais como a escultura, o vestuário e a pintura.
III- Os diferentes modos de vida da população dependem principalmente do meio natural e do nível de desenvolvimento.
IV- A identidade cultural corresponde a um padrão cultural próprio de uma região que a distingue do território envolvente.
V- A cultura é tudo aquilo que aprendemos em contato com o meio natural e vamos transmitindo de geração em geração.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I- A língua, a religião e a música são elementos materiais da cultura de um povo. Falso. A língua e a religião são considerados elementos imateriais da cultura, enquanto a música pode ser vista como um elemento imaterial, embora tenha uma manifestação material (instrumentos, gravações, etc.). II- A cultura de um povo é formada por elementos imateriais como a escultura, o vestuário e a pintura. Falso. A escultura e a pintura são elementos materiais da cultura, enquanto o vestuário pode ser considerado tanto material quanto imaterial, dependendo do contexto. III- Os diferentes modos de vida da população dependem principalmente do meio natural e do nível de desenvolvimento. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o meio natural e o nível de desenvolvimento influenciam os modos de vida. IV- A identidade cultural corresponde a um padrão cultural próprio de uma região que a distingue do território envolvente. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a identidade cultural realmente se refere a características que diferenciam um grupo de outro. V- A cultura é tudo aquilo que aprendemos em contato com o meio natural e vamos transmitindo de geração em geração. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a cultura é, de fato, transmitida e aprendida ao longo das gerações. Agora, vamos resumir as análises: - I: Falsa - II: Falsa - III: Verdadeira - IV: Verdadeira - V: Verdadeira Portanto, as afirmativas verdadeiras são III, IV e V. A alternativa correta que contém todas as verdadeiras é: "Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Brasil se constituiu sobre o mito da democracia racial principalmente depois da publicação de Casa grande e senzala de Gilberto Freyre (2003). De acordo com Florestan Fernandes (1965) o ideal de miscigenação fora difundido como mecanismo de absorção do mestiço não para a ascensão social do negro, mas para a hegemonia da classe dominante. O mito da democracia racial assentou-se sobre dois fundamentos: 1) o mito do bom senhor; 2) o mito do escravo submisso. Analise as afirmacoes:
Escolha a opção correta:
I. A sociedade brasileira não se assume racista e essa crença do “não somos racistas” se traduz em uma determinação para a negação das práticas racistas.
II. O mito do escravo submisso fez com que a sociedade de um modo geral não encarasse de frente a violência da escravidão, fez com que os ouvidos se ensurdecessem aos clamores do movimento negro, por direitos e por justiça.
III. As proposições legislativas sobre a inclusão de negros vão desde o Projeto de Lei que reserva aos negros um percentual fixo de cargos da administração pública, aos que instituem cotas para negros nas universidades públicas e nos meios de comunicação.
A afirmação I é falsa. As afirmações I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmação II é verdadeira.
As afirmações I e II são falsas.
Todas as afirmações são verdadeiras.

Leia atentamente o trecho do samba enredo da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti e julgue as afirmativas.
Estão corretas as afirmativas:
I. A maioria dos escravos negros continuou desempenhando papéis sociais subalternos depois da Abolição, devido a uma série de fatores, tais como: a falta de recursos financeiros, o baixo nível cultural e o descaso do Governo.
II. Assim, podemos dizer que o Estado deixou de cumprir o seu papel quando relegou o negro à condição de excluídos da sociedade. Na verdade não havia espaço para os ex -escravos e seus descendentes.
III. A desigual distribuição de riqueza e renda na sociedade brasileira são as visíveis práticas de segregação e discriminação que as regras de funcionamento de instituições públicas e privadas conferem a pessoas e grupos sociais considerados inferiores.
IV. A condição de negro morador de periferia ou favela, impõe a esses grupos um tratamento desigual e inferior por parte do poder e dos valores instituídos.
I, II, III e IV.
I, II e III.
II e III.
I e II.
I, II e IV.

Refletir sobre gênero e etnia significa pensar na relação entre o eu e o outro, sendo ambos inclusos na sociedade e com os mesmos direitos e deveres perante as leis. Dessa forma, pensamos na diversidade cultural em que o Brasil se encontra, sendo ele um país com tantas diferenças socioculturais cujo seu olhar tem se destacado para essa nova fala, o respeito entre todos. O Brasil é um país de imensas desigualdades sociais, desigualdades que se estendem a diversos setores e que tem como principais vítimas, aqueles grupos que historicamente foram excluídos da sociedade. Uma das características da sociedade brasileira é a miscigenação étnica do seu povo. Isso é consequência:
Escolha a opção correta:
da mistura étnico-racial dos povos que construíram a sociedade brasileira: negros, brancos e índios.
da religião cristã que os jesuítas pregaram no Brasil Colônia.
da presença dos franceses no Nordeste do Brasil.
da presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.
dos portugueses tratarem negros e índios somente com amor e compreensão.

Um dos maiores desafio da humanidade no século XXI é promover o enfrentamento dos conflitos originados das relações étnicas e raciais. Nos últimos vinte anos um cenário preocupante, relacionado ao crescimento de tais conflitos, tem nos chamado a atenção. Nesse sentido, avalie as assertivas abaixo e em seguida, responda ao que se pede.
Está correta a opção:
I. As relações étnico-raciais tem se constituído tema recorrente nos debates acadêmicos e educacionais, entretanto, discuti-las, sobretudo na educação básica consiste, ainda, numa tarefa complexa e extremamente difícil.
II. Uma das primeiras tarefas na escola que deseja trabalhar na perspectiva da diversidade é desconstruir o tão difundido mito da democracia racial, pois não há como se combater algo que não é concebido como um fato real e freqüente no nosso cotidiano.
III. As formas de discriminação de qualquer natureza, não nascem na escola, porém o racismo, as desigualdades e as discriminações correntes na sociedade perpassam por ali.
Apenas I e III.
Apenas I e II.
Apenas I.
I, II, III.
Apenas II e III.

A superação da igualdade entre todos, é o que a escola tem buscado diante das Políticas Públicas, evoluindo para uma sociedade democrática do qual a pluriétnica e as questões de gênero sejam respeitados em diversos ambientes, tendo as salas de aulas como um terreno decisivo para mudanças. Nesse sentido, a existência do Decreto n° 55.588/10, na Deliberação n° 125/14 e na Resolução n° 45/14, colabora para o entendimento da defesa das diferenças de gênero na escola. Sendo assim, analise a seguinte situação:
O diretor da escola, ao tomar conhecimento da solicitação e no uso de suas atribuições, deve se posicionar de uma das seguintes formas:
Deferir o pedido, com base no Decreto n° 55.588/10, na Deliberação n° 125/14, na Resolução n° 45/14; contudo, deve solicitar ao aluno que entre com solicitação na justiça comum para mudança do nome civil.
Indeferir a solicitação e, entre as alegações, orientar o aluno para que este encaminhe à justiça comum a mudança do seu nome civil.
Deferir o pedido, com base no Decreto n° 55.588/10, na Deliberação n° 125/14 e na Resolução n° 45/14 e promover, entre a equipe escolar, alunos, pais e responsáveis, orientações e esclarecimentos sobre a questão.
Levar a solicitação requerida pelo aluno à apreciação e decisão do conselho de escola que, após análise criteriosa, deliberará pelo deferimento ou não da solicitação.
Encaminhar a solicitação ao supervisor escolar, que em sua apreciação deixará lavrado ser competência do diretor o deferimento ou indeferimento da solicitação.

Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade dos povos indígenas que vivem no país, aproximadamente trezentos povos que falam mais de 150 línguas. Estes povos possuem diferentes histórias, tradições e em comum o respeito pelos mais velhos e a preocupação com as futuras gerações. O contato com a nossa sociedade certamente trouxe muitas mudanças no modo de viver dos povos indígenas. Sobre os povos indígenas podemos afirmar:
Marque a resposta certa:
I. Os povos indígenas mantêm suas identidades.
II. As culturas indígenas são estáticas.
III. Por serem estáticas as culturas indígenas não se transformaram ao longo do tempo.
IV. Os povos indígenas se afirmam como grupos étnicos diferenciados.
V. As culturas indígenas são dinâmicas.
I-IV-V
I-II-V
II-III-V
III-IV-V
I-II-III

Olhando mais de perto a questão de uma sociedade inclusiva e que entende os princípios da diversidade cultural, que considera a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência, constatamos que, ao longo da história da escola, houve a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique:
Estão corretas as complementações contidas em:
I. A convivência dentro da diversidade humana.
II. A eliminação de qualquer forma de discriminação.
III. A valorização de cada pessoa com sua individualidade.
IV. A classificação das pessoas em ações da vida social.
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.

A cultura Afro-brasileira está presente em toda a nossa trajetória de formação de nação. O Brasil foi o país que mais recebeu escravos africanos e, após a abolição, a luta pelo reconhecimento na sociedade tem sido incessante. Nesse sentido, veja o contexto que essa charge explora:
Partindo desse contexto, podemos afirmar:
I. Nesta charge está expresso que os negros ainda estão à margem da sociedade, submetendo-se a subempregos e estão distantes de oportunidades adequadas de emprego.
II. A charge procura demonstrar que a comunidade negra vem se integrando ao mercado de trabalho.
III. Não há o que comemorar no Dia da Consciência Negra: os brancos continuam com seus privilégios e direitos, os negros são marginalizados, não possuem muitas opções e continuam a servir os brancos em suas necessidades.
IV. Essa charge revela aspectos marcantes e assustadores da desigualdade social no Brasil: há negros que preferem o subemprego, pois são preguiçosos.
Apenas I.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
Apenas I e II.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina