Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Leia o trecho a seguir: “A regulação urbana focaliza em aspectos básicos para o bem-estar social na cidade, tais quais a provisão e o financiamento de infraestruturas de suporte, proteção de bens e valores ambientais e culturais, bem como a oferta suficiente de moradia em condições e preços adequados para a população, em especial a de baixa renda.” Fonte: LEITE, Carlos; ACOSTA, Claudia; HADDAD, Fernando; SUTTI, Weber. Urbanismo social em São Paulo. Política pública fundiária e instrumentos indutores desenvolvidos no período 2013-2016 (gestão Haddad). Arquitextos, São Paulo, ano 19, n. 219.06, Vitruvius, ago. 2018.
Considerando o trecho destacado e o conteúdo estudado referente à regularização fundiária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A atividade de regularização fundiária atua em áreas distintas, sendo jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais; tendo como enfoque, nesta última, o fornecimento de títulos uma vez que pertencentes à chamada cidade legal.
II. ( ) A regularização urbana de interesse social se enquadra em localidades desprovidas de qualquer intervenção judiciária, tendo sua ocupação efetivada ao longo de cinco anos e localizadas em ZEIS.
III. ( ) A ausência de políticas públicas que visem a garantia de acesso à terra urbana provida de infraestrutura é o principal fator que, posteriormente, acarreta a necessidade do estabelecimento de processos regulatórios.
IV. ( ) O processo de regularização fundiária é permitido em modalidades distintas de terrenos, pois apresenta um caráter de tornar habitável e regularizável localidades tidas como de risco.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a regularização fundiária: I. ( ) A atividade de regularização fundiária atua em áreas distintas, sendo jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais; tendo como enfoque, nesta última, o fornecimento de títulos uma vez que pertencentes à chamada cidade legal. É verdadeira (V). A regularização fundiária realmente abrange aspectos jurídicos, urbanísticos, ambientais e sociais, e o fornecimento de títulos é um dos objetivos para integrar as áreas informais à cidade legal. II. ( ) A regularização urbana de interesse social se enquadra em localidades desprovidas de qualquer intervenção judiciária, tendo sua ocupação efetivada ao longo de cinco anos e localizadas em ZEIS. É falsa (F). A regularização urbana de interesse social pode ocorrer em áreas que já têm alguma forma de intervenção, e a ocupação não precisa ser necessariamente de cinco anos, embora muitas vezes se considere esse tempo como um critério. III. ( ) A ausência de políticas públicas que visem a garantia de acesso à terra urbana provida de infraestrutura é o principal fator que, posteriormente, acarreta a necessidade do estabelecimento de processos regulatórios. É verdadeira (V). A falta de políticas públicas adequadas é um dos principais fatores que levam à necessidade de regularização fundiária, pois sem acesso à terra e infraestrutura, surgem ocupações informais. IV. ( ) O processo de regularização fundiária é permitido em modalidades distintas de terrenos, pois apresenta um caráter de tornar habitável e regularizável localidades tidas como de risco. É falsa (F). Embora a regularização fundiária possa ocorrer em diferentes tipos de terrenos, a afirmação de que ela se destina a tornar habitáveis áreas de risco não é totalmente precisa, pois a regularização deve considerar a segurança e a viabilidade das áreas. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leio o trecho a seguir: “A partir do Estatuto da Cidade, novas perspectivas foram abertas para orientar as ações do Poder Público municipal para elaborar e executar a política urbana, reforçando os princípios da função social da propriedade e da cidade, consagrados na Constituição Federal de 1988. Contudo, os municípios têm encontrado dificuldade para trabalhar os temas relacionados ao planejamento de seu espaço territorial, principalmente no tocante à elaboração de sua legislação urbanística e desenvolvimento de programas de regularização fundiária de interesse social [...].”
Considerando o trecho destacado e o conteúdo estudado referente à regularização fundiária, em especial aos levantamentos necessários para ocorrer a regularização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Um dos requisitos para a realização dos levantamentos consiste em mapear as áreas irregulares, a fim de classificá-las como: loteamento irregular ou clandestino, ocupações ou conjuntos habitacionais irregulares.
II. ( ) Para que seja possível realizar a regularização fundiária, é essencial reconhecer qual o perfil socioeconômico dos habitantes da região, a fim de classificar a RF como de Interesse Social ou de Interesse Específico.
III. ( ) No levantamento físico territorial, é levada em consideração a topografia, a relação entre áreas ocupadas, os vazios e o confronto do registro da área.
IV. ( ) Efetuar o levantamento ambiental, por meio de relatórios técnicos, mapas, plantas e fotografias, ajuda a verificar se a área é considerada de risco ou não.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Os problemas sociais e ambientais que Brasília enfrenta exigem um salto qualitativo. O avanço será alcançado com uma estrutura urbana menos dispersa mais compacta e sustentável. A adoção desse modelo, em sequência ao projeto de Lucio Costa para o Plano Piloto, Patrimônio Cultural da Humanidade, atende às exigências da Urbs e da Civitas de Brasília.” Fonte: IAB/DF, COMISSÃO DE POLÍTICAS URBANAS – GESTÃO 2006/2. Diretrizes urbanísticas para Brasília.
Considerando o trecho destacado e o conteúdo estudado referente aos instrumentos de regularização fundiária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A elaboração do PDOT objetivava conter a urbanização descontrolada das áreas, bem como ampliar as áreas ambientalmente frágeis que sofriam com invasões, por meio de novas definições limítrofes do macrozoneamento.
II. ( ) A adoção de áreas destinadas a um adensamento controlado por meio do PDOT favoreceu um maior combate ao crescimento e adensamento das habitações irregulares surgidas nas chamadas cidades satélites.
III. ( ) Atuando como primeiro plano que contou com a participação pública, o PDOT almeja a preservação e valorização da área tombada de Brasília, uma vez que esta sofre ameaça de descaracterização.
IV. ( ) Como solução de controle e combate à segregação socioespacial presente na estrutura urbana de Brasília, o PDOT previu a criação de novas centralidades dotadas de um diversificado uso do solo.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Partindo desse princípio, a Sehab vem intensificando ações de regularização fundiária no Município e, com base na nova legislação federal, está levando essa ferramenta para outros núcleos da Cidade, que historicamente têm problemas de documentação imobiliária. [...] O próximo núcleo a ser beneficiado com base na Lei 13.465/17 será a comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, onde a Prefeitura já iniciou o Auto de Demarcação Urbanística.”
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre instrumentos de regularização fundiária, é possível afirmar que:
a notificação dos proprietários e confrontantes da área objeto do auto de demarcação deverá ocorrer via Oficial de Justiça, por este deter presunção de fé pública nos atos praticados.
na hipótese de existência de impugnação parcial do auto de demarcação, todo o processo será suspenso, até que seja sanado o conflito e, posteriormente, o auto seja levado a registro.
caso haja impugnação do auto de demarcação urbanística, faz-se necessário o ajuizamento de ação para dirimir o conflito entre o Poder Publico e o impugnante.
o prazo para apresentação de eventual impugnação, após a notificação dos proprietários e confrontantes da área, será de quinze dias, devendo ser realizado por escrito.
após a conclusão do auto, o Poder Público procederá com a localização e intimação dos proprietários e confrontantes daquelas terras para que, querendo, apresentem impugnação.

Leia o trecho a seguir: “A partir dos resultados e discussões apresentadas, podemos concluir que o uso do solo na sub-bacia do Rio Vacacaí Mirim está acima do ideal para a estabilidade ambiental da área em questão. Este fato está relacionado com a urbanização presente em áreas inadequadas, geralmente área de preservação permanente com declividade acentuada. Através desse trabalho entendemos que o uso do sensoriamento remoto na identificação na paisagem das categorias de uso da terra [...], é de fundamental importância para a evolução do planejamento espacial de bacias hidrográficas.”
Conforme o trecho destacado e os conteúdos estudados sobre estratégia de regularização fundiária, é possível afirmar que:
a solução para que se evite o degrado ambiental no local é a criação de áreas de proteção permanentes, proibindo-se, assim, novos assentamentos que possam agravar a situação.
mesmo sendo possível descaracterizar uma área rural para a urbanização, esta deve ser realizada observando-se as características locais, pois o impacto ambiental desta atividade pode acabar tornando-se irreversível.
com o crescimento das cidades, é inevitável o avanço para as áreas rurais, sobretudo às regiões ainda não ocupadas, motivo pelo qual faz-se necessário reestruturar as áreas de proteção ambiental para albergar a população.
por se tratar de uma área rural, cabe ao Poder Público atuar para coibir a urbanização do local, adotando os instrumentos limitadores do direito de construir para garantir que o local permaneça rural.
a falta de oportunidades de habitação nas cidades acaba levando a população de baixa renda para as áreas rurais, sendo tal população a principal responsável pela degradação ambiental.

Mais conteúdos dessa disciplina