Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Quanto às nulidades processuais, analise os enunciados abaixo.
Está correto o que se afirma em
I. Não existem nulidades de pleno direito no processo civil, pois toda invalidade processual deve ser decretada pelo juiz. Todos os atos processuais, cuja existência se reconheça, são válidos e eficazes até que se decretem as suas invalidades.
II. Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.
III. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) II, apenas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada um dos enunciados: I. Não existem nulidades de pleno direito no processo civil, pois toda invalidade processual deve ser decretada pelo juiz. Todos os atos processuais, cuja existência se reconheça, são válidos e eficazes até que se decretem as suas invalidades. Falso. Existem nulidades de pleno direito no processo civil, que podem ser reconhecidas independentemente de provocação judicial. II. Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa. Verdadeiro. A parte que deu causa à nulidade não pode alegá-la em seu favor, conforme o princípio da preclusão. III. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade. Verdadeiro. Isso está de acordo com o princípio da instrumentalidade das formas, que busca a efetividade do ato processual. Agora, vamos verificar as alternativas: (A) I, II e III. Incorreta (I é falso). (B) I e II, apenas. Incorreta (I é falso). (C) I e III, apenas. Incorreta (I é falso). (D) II e III, apenas. Correta (II e III são verdadeiros). (E) II, apenas. Incorreta (II é verdadeiro, mas III também é). Portanto, a alternativa correta é: (D) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Acerca das nulidades no processo civil, assinale a opção correta.
A) As nulidades absolutas insanáveis, que não podem ser supridas por outro ato de igual efeito, acarretam a nulidade do processo, ainda que o ato processual tenha atingido a sua finalidade. No entanto, o juiz poderá considerá-las para efeito de acolhimento de uma pretensão, ampliando, assim, os limites objetivos da demanda.
B) Quando o ato processual praticado sem a observação da forma prescrita em lei, sem a cominação expressa de nulidade, não atingir o direito material discutido na lide nem causar prejuízos às partes, o juiz deverá decretar apenas a nulidade do ato viciado e não, de todo o processo.
C) A nulidade que possa ser retificada ou repetida deve ser conhecida de ofício pelo tribunal quando do julgamento da apelação. Reconhecida a nulidade, o tribunal deve pronunciá-la, ordenando as providências necessárias para a realização ou a renovação do respectivo ato processual. Cumprida a diligência e sanada a nulidade, o julgamento da apelação deverá prosseguir.
D) A anulação dos atos processuais que contenham vícios sanáveis será requerida por qualquer das partes, inclusive por aquela que lhe deu causa, na primeira oportunidade em que se manifestar nos autos, sob pena de o juiz, de ofício, pronunciar a nulidade e determinar a repetição dos referidos atos.
E) Em se tratando de nulidade relativa, não se aplica a regra “a nulidade deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.”

Quanto à teoria das nulidades do processo civil, assinale a afirmação correta:
A) Mesmo quando puder decidir do mérito a favor da parte a quem aproveite a declaração da nulidade, o juiz a pronunciará e mandará repetir o ato.
B) Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta pode ser requerida até mesmo pela parte que lhe deu causa.
C) Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras, que dela sejam independentes.
D) A nulidade dos atos não precisa ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, tendo em vista os efeitos processuais.
E) nenhuma das alternativas anteriores.

Considerando a teoria das nulidades processuais, analise as afirmativas a seguir. Assinale:
I. Quando puder decidir do mérito a favor da parte a quem aproveite a declaração da nulidade, o juiz não a pronunciará nem mandará repetir o ato ou suprir-lhe a falta.
II. O ato processual defeituoso produz efeitos até a sua invalidação, pois toda invalidade processual é decretada.
III. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão, não havendo exceções.
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Assinale a alternativa correta em relação às nulidades de acordo com o Código de Processo Civil.
A) Embora não resulte prejuízo à defesa, por se tratarem de normas de direito público, os atos inquinados por nulidade não poderão ser aproveitados.
B) É nulo o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.
C) Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta poderá ser suscitada pelo Ministério Público e pelas partes, inclusive a que lhe deu causa.
D) Quando a lei prescrever determinada forma, mesmo que sem cominação de nulidade, o juiz não poderá considerar válido o ato e declarará que atos são atingidos, ordenando as providências necessárias, a fim de que sejam repetidos, ou retificados.
E) Se o juiz não decretar, no primeiro momento em que se manifestar nos autos, as nulidades de ofício estarão sujeitas aos efeitos da preclusão.

Em relação às nulidades processuais:
A) quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
B) o erro de forma do processo é inescusável e acarreta a anulação dos atos processuais anteriores, com a ocorrência necessária de sua retificação ou repetição.
C) a nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de perempção.
D) é anulável o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.
E) mesmo quando possa decidir do mérito a favor da parte a quem aproveite a declaração da nulidade, o juiz deverá pronunciá-la, por se tratar de matéria de ordem pública.

Sobre a nulidade no processo civil, é correto afirmar que:
A) a nulidade pode ser requerida por qualquer uma das partes, inclusive pela parte que lhe deu causa.
B) quando a lei prescrever determinada forma o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, Ihe alcançar a finalidade.
C) a nulidade dos atos pode ser alegada a qualquer momento, não necessariamente na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos.
D) no caso das citações e das intimações as mesmas serão válidas independentemente da forma que se realiza, uma vez que ambas não precisam seguir nenhuma prescrição legal.
E) a nulidade de uma parte do ato prejudicará as outras, que dela seja dependente ou independente.

As nulidades processuais civis:
A) só podem ser declaradas após provocação das partes, vedado ao juiz reconhecê-las de ofício, pelo caráter privado das normas do processo civil.
B) devem ser declaradas necessariamente sempre que a matéria disser respeito a questões de ordem pública.
C) serão decretadas de imediato se a citação do réu for irregular, sem possibilidade de regularização por seu comparecimento espontâneo aos autos.
D) por falta de intervenção do Ministério Público em processo com interesse de incapazes, são insanáveis, haja ou não prejuízo ao incapaz.
E) são passíveis de sanação, pela incidência do princípio da instrumentalidade das formas.

Havendo interesses de incapazes, deverá a parte que ingressar com ação requerer a intimação do Ministério Público e quando a lei considerar obrigatória.
Neste caso, é correto afirmar que a falta do pedido de intimação do Ministério Público acarretará nulidade:
A) do ato do processo.
B) parcial do processo.
C) relativa do processo.
D) do processo.
E) nenhuma das alternativas anteriores.

Mais conteúdos dessa disciplina