Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao modo como os entes federados devem se articular para formular, implementar e avaliar a política de saúde, considerando a Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
( ) É atribuição específica dos Municípios definir, coordenar e executar os programas de vigilância epidemiológica e sanitária.
( ) É uma prerrogativa comum a Estados e Municípios participar do controle dos agravos ao meio ambiente.
( ) Cabe à União, com recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
(A) V – V – F.
(B) V – F – V.
(C) F – V – V.
(D) F – V – F.
(E) V – V – V.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas em relação à Lei nº 8.080/90 e à articulação dos entes federados na política de saúde: ( ) É atribuição específica dos Municípios definir, coordenar e executar os programas de vigilância epidemiológica e sanitária. É verdadeira (V). Os Municípios têm a responsabilidade de coordenar e executar ações de vigilância em saúde, conforme estabelecido na legislação. ( ) É uma prerrogativa comum a Estados e Municípios participar do controle dos agravos ao meio ambiente. É verdadeira (V). Tanto os Estados quanto os Municípios têm a prerrogativa de atuar no controle de agravos ao meio ambiente, pois a saúde ambiental é uma questão que envolve a atuação de diferentes esferas de governo. ( ) Cabe à União, com recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. É falsa (F). O financiamento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena é uma responsabilidade compartilhada, mas a União não é a única responsável por financiar esse subsistema, pois existem outras fontes e mecanismos de financiamento. Portanto, a sequência correta é: V – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é: (A) V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A mulher vítima de violência doméstica tem sua saúde impactada de diferentes maneiras. A Lei n° 8080/1990 prevê, como um de seus princípios, o atendimento público específico e especializado para mulheres vítimas de violência sexual.
Entre os atendimentos previstos nesta lei encontra-se
A) a oferta de cirurgias plásticas estéticas.
B) o acompanhamento psicológico.
C) o atendimento pré-natal.
D) a vacinação contra sífilis e HIV.
E) o afastamento do agressor do lar conjugal

Assinale a alternativa que está de acordo com a Lei n° 8.080/90.
A) Caberá à União e aos Estados, com dotações próprias, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
B) No âmbito do Sistema Único de Saúde, é vedada a internação domiciliar.
C) À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros.
D) A vigilância nutricional e a orientação alimentar são áreas que não estão expressamente incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde.
E) Em situações epidemiológicas que caracterizem emergência em saúde pública, deve ser adotado procedimento padrão para a remessa de patrimônio genético ao exterior, sob pena de cometimento de improbidade administrativa.

O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado.
terá como base os(as):
A) hospitais do SUS;
B) Distritos Sanitários Especiais Indígenas;
C) Unidades de Pronto Atendimento localizadas nas aldeias;
D) Reservas Indígenas;
E) postos de saúde mais próximos da localidade.

Com relação à prática da telessaúde, assinale a alternativa correta, com base na Lei Federal nº 8.080/90.
A)
A) Embora seja permitida para a saúde privada, a prestação remota de serviços de saúde é vedada no âmbito do Sistema Único de Saúde.
B) Consiste na prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal.
C) É dispensada a inscrição complementar para até dez atendimentos mensais para o profissional de saúde que exercer a profissão em outra jurisdição por meio da modalidade telessaúde.
D) Trata da prestação de remota de serviços de medicina, excluído os médicos veterinários, a ser regulamentado pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal.
E) A prestação de remota de serviços de medicina deve envolver chamadas de voz e vídeo, vedadas a utilização somente de mensagens de texto, garantindo-se a transmissão segura de dados e informações de saúde.

A respeito da telessaúde, analise as assertivas abaixo:
Quais estão corretas?
I. A autonomia do profissional de saúde é um dos princípios que regem a telessaúde.
II. O consentimento livre e informado do paciente é um dos princípios que regem a telessaúde.
III. A publicidade dos dados é um dos princípios que regem a telessaúde.
IV. Uma vez decidido pelo serviço de saúde pelo atendimento na modalidade de telessaúde, não poderá o paciente exigir atendimento presencial.
A) Apenas I e II.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e IV.
D) Apenas I, II e IV.
E) I, II, III e IV.

Conforme a lei Lei n.º 8080/1990, a política de recursos humanos na área da saúde será formalizada e executada, articuladamente, pelas diferentes esferas de governo, em cumprimento dos seguintes objetivos:
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. organização de um sistema de formação de recursos humanos, exclusivamente no nível de pós-graduação, além da elaboração de programas intermitentes de aperfeiçoamento pessoal.
II. valorização da dedicação exclusiva aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa corretamente a I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não completa corretamente a I.
E) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Determinada pela Constituição Federal e pela Lei nº 8.142/1990, a participação da comunidade de forma institucional é uma conquista do SUS, que torna efetiva a participação de gestores, trabalhadores e usuários na fiscalização e formulação da política pública da saúde.
É correto afirmar sobre o controle social no SUS:
A) está diretamente relacionado ao grau de centralização das políticas públicas, visando ao fortalecimento da gestão federal no que se refere ao financiamento.
B) a busca pela gestão participativa na política pública de saúde deve envolver os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
C) conselhos de saúde, conselhos gestores de unidade, conselhos intersetoriais, conferências e assembleias constituem as instâncias colegiadas para o exercício da participação e controle social.
D) é condição para o repasse de recursos para o financiamento das ações de saúde da União para os Estados e dos Estados para os Municípios, incluindo a destinação de recursos via emenda parlamentar, a existência de Conselho e Conferência de Saúde.
E) a participação popular confere à gestão do SUS transparência, comprometimento com as demandas sociais e ampliação das perspectivas das ações e serviços de saúde, na busca pelo enfrentamento de iniquidades.

Na estrutura organizacional do SUS, as comissões intergestoras têm como atribuição pactuar a organização e o funcionamento das ações e dos serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.
A partir dessas informações e de acordo com o Decreto n.° 7.508/2011, assinale a alternativa que apresenta todos os tipos de comissões intergestoras previstos na legislação.
A) tripartite, bipartite e municipal
B) comissão municipal, estadual e federal
C) tripartite, bipartite e regional
D) bipartite, estadual e federal
E) bipartite e tripartite

Mais conteúdos dessa disciplina