Logo Passei Direto
Buscar
O problema do lixo urbano passa pela gestão correta e pelo gerenciamento eficiente, com metodologias que envolvem tecnologias clássicas e novos processos, bem como a inclusão socioeconômica das pessoas envolvidas.
De acordo com as definições envolvidas nesse processo, assinale a alternativa correta:
A. Gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações voltadas para resolver a situação dos RSU pelo poder público.
B. A gestão integrada de resíduos sólidos é a gestão feita pelo Poder Público com a participação da comunidade em assembleias organizadas pelos líderes comunitários.
C. A incineração de resíduos é uma prática nefasta, pois, descontrolada, causa incêndios e sob controle, grave impacto com suas emissões.
D. Comissões para a Coleta Seletiva são organizações civis criadas para a divulgação da prática, estimulada pela PNMA.
E. A atividade dos catadores é muito vantajosa e deve ser organizada, pois traz fôlego aos aterros sanitários e permite a recirculação do material reciclável.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A. Gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações voltadas para resolver a situação dos RSU pelo poder público. - Esta definição é um pouco limitada, pois o gerenciamento de resíduos sólidos envolve não apenas o poder público, mas também a participação da sociedade. B. A gestão integrada de resíduos sólidos é a gestão feita pelo Poder Público com a participação da comunidade em assembleias organizadas pelos líderes comunitários. - Embora a participação da comunidade seja importante, a gestão integrada é um conceito mais amplo que envolve a articulação de diversos atores, não se restringindo apenas a assembleias. C. A incineração de resíduos é uma prática nefasta, pois, descontrolada, causa incêndios e sob controle, grave impacto com suas emissões. - A incineração pode ter impactos ambientais, mas não é necessariamente uma prática nefasta se realizada de forma controlada e com tecnologias adequadas. D. Comissões para a Coleta Seletiva são organizações civis criadas para a divulgação da prática, estimulada pela PNMA. - Embora a PNMA (Política Nacional de Meio Ambiente) estimule a coleta seletiva, a definição de "comissões" pode não ser a mais precisa, pois existem diversas formas de organização. E. A atividade dos catadores é muito vantajosa e deve ser organizada, pois traz fôlego aos aterros sanitários e permite a recirculação do material reciclável. - Esta alternativa reconhece a importância dos catadores na gestão de resíduos, destacando a recirculação e a redução da carga nos aterros, o que é um ponto positivo. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a realidade e a importância da organização dos catadores na gestão de resíduos sólidos é a E. Portanto, a resposta correta é: E. A atividade dos catadores é muito vantajosa e deve ser organizada, pois traz fôlego aos aterros sanitários e permite a recirculação do material reciclável.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar:
A. A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
a) A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
b) Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista.
c) O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), proposto pelo governo federal, tem como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
d) A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade, vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira.
e) A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo.

O processo de urbanização gera uma grande quantidade de impactos ambientais. Uma avenida, por exemplo, causará impacto tanto na fase de construção como de operação, tais como:
Dentre esses cinco impactos citados:
1- impermeabilização do solo
2- produção de ruído
3- poluição atmosférica por gases automotivos
4- instalação de estabelecimentos comerciais às suas margens
5- criação de empregos
A. O impacto de n°1 ocorrerá nas fases de construção e operação.
B. Os impactos de n°s 2 e 3 ocorrerão apenas na fase de operação.
C. Os impactos de n°s 1 e 2 são negativos e indiretos.
D. O item 5 não pode ser considerado impacto.
E. Os itens de n°s 4 e 5 não podem ser considerados impactos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, e é celebrado no dia 5 de Junho. A data se tornou um catalizador de ações em defesa da preservação ambiental e da conscientização política sobre a defesa do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema meio ambiente.
A. Um dos temas de relevância no Brasil é a preservação da Mata Atlântica. A construção de hidrelétricas de grande porte nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo nos últimos 5 anos acelerou o processo de desmatamento na região.
B. O efeito estufa tem contribuído com a redução da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas e o aumento considerável das calotas polares.
C. Um dos grandes desafios do milênio em relação ao meio ambiente é evitar a falta de água, pois parte muito reduzida de água disponível no planeta é doce e apropriada para uso humano.
D. O crescente uso de garrafas PET foi incentivado pelo fato de serem fabricadas com plástico facilmente absorvido pela natureza, podendo inclusive ser usado para adubo em plantações de grãos.
E. As espécies (vegetais ou animais) não sofrem influencia do aquecimento global para a manutenção dos seus ciclos de vida.

Numa concepção democrática do espaço urbano e após a emergência da questão ambiental, a propriedade deve se submeter além da sua função social, à sua função ambiental.
Desta afirmação pode-se concluir que: é fundamental que seja dado o melhor tratamento possível à propriedade...
A. ...em relação ao meio ambiente, desde que subordinando-o aos interesses do proprietário.
B. ...de modo que sempre as árvores nela existente sejam preservadas.
C. ...de modo que seu uso predominante seja habitacional.
D. ...de modo a remodelar o espaço construído para que tenha maior sustentabilidade ambiental.
E. ...em relação à manutenção da qualidade de vida e do bem estar de todos.

O arquiteto paisagista Fernando Chacel vem colocando em prática e popularizando o conceito de ecogênese.
Com base nesses conceitos, cabe ao arquiteto paisagista contemporâneo:
A. Trabalhar com as espécies vegetais disponíveis, hoje, no mercado, procurando conseguir o melhor resultado estético possível porque, após a destruição de determinado ecossistema, não há como recuperá-lo.
B. Trabalhar com completa liberdade na escolha das coberturas vegetais, não só porque a globalização chegou ao mercado produtor de mudas mas, também, devido à fácil aclimatação de espécies no nosso clima, onde “se plantando tudo dá”.
C. Entender que a reprodução parcial ou completa de ecossistemas pré-existentes é perda de tempo, pois as condições climáticas atuais são completamente diferentes das reinantes há 4.000 anos.
D. Tentar a máxima aproximação com o universo vegetal anteriormente existente, do ponto de vista biótico, ciente de que o resultado exibirá características de uma paisagem criada ou reconstruída pela mão do homem, segundo seus conceitos culturais e estéticos.
E. Inventariar as espécies vegetais anteriormente existentes na área de trabalho e reproduzir fielmente as características do ecossistema original, de forma que sua intervenção passe despercebida.

As atividades humanas se relacionam diretamente com os recursos naturais. Assim, o entendimento destas relações se torna muito importante para se evitar contratempos e alterações no delicado sistema da terra.
Observe atentamente as alternativas abaixo e escolha a afirmação que se apresenta mais adequada no que tange às atividades humanas e sua relação com os recursos naturais.
a) O meio ambiente é o conjunto de condições ou fatores físicos, químicos, biológicos, sociais, culturais e políticos capazes de favorecer ou não o desenvolvimento dos seres vivos.
b) Os resíduos advindos dos processos de transformação de matéria e energia das atividades humanas podem gerar poluição e doenças, além de facilitar a conservação e a proteção do meio ambiente.
c) A qualidade do meio ambiente não influi em todos os aspectos das atividades humanas, somente na saúde e bem-estar, emprego e recreação, cidades e vilas, indústria e agricultura.
d) Apenas alguns grupos sociais são afetados por perturbações no meio ambiente, como exemplo tem-se os produtores e consumidores, e os ricos e pobres.
e) A sociedade humana não leva em consideração as questões ambientais, pois as mesmas prejudicam a economia e não causam problemas para as pessoas.

Sabe-se que para contabilizarmos o nosso consumo foi criado o conceito de pegada ecológica.
O que podemos dizer sobre esse conceito?
a) Apresenta uma maneira de se calcular os recursos naturais existentes na Terra.
b) Permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica da Terra.
c) Contabiliza os recursos biológicos não renováveis, segmentados nos diversos setores da economia.
d) Mede-se pela divisão dos recursos consumidos pelo dinheiro gasto para produzi-los.
e) Representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.

Vários são os eventos que afetaram significativamente a vida da humanidade como consequência da própria ação antrópica sobre o meio.
A partir da leitura do Capítulo 7, do livro Meio ambiente organizado por André Henrique Rosa, Leonardo Fernandes Fraceto e Viviane Moschini-Carlos, e dado os eventos a seguir, marque a alternativa que tem relação com a radioatividade.
a) Furacão Katrina (Nova Orleans).
b) Mercúrio (Baía de Minamata - Japão).
c) Exxon Valdez (Alasca).
d) Vazamento (Bhopal).
e) Vazamento (Goiânia).

As doenças de veiculação hídrica são um problema ambiental ligado à falta de qualidade na água que consumimos.
A ação de aplicar inseticidas, evitar acúmulo de água em recipientes abertos, drenar áreas inundadas e evitar saturação de áreas agrícolas são medidas de prevenção para qual doença?
a) Cólera.
b) Diarreia.
c) Esquistossomose.
d) Febre tifoide.
e) Dengue.

O conceito de poluição está diretamente ligado à degradação ambiental resultante das atividades humanas.
Em tal caso, marque a alternativa em que NÃO se pode considerar como uma forma de poluição.
a) Decomposição de matéria orgânica natural.
b) Descarte de águas aquecidas.
c) Lançamento de esgotos domésticos.
d) Lançamento de despejos industriais.
e) Disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos (lixo).

Mais conteúdos dessa disciplina