Logo Passei Direto
Buscar

Fisiopatologia

ESTÁCIO EAD
Patologia característica pela broncoconstrição reversível causada pela hiper-responsividade brônquica desencadeada por fatores ambientais como: alérgenos, ambientes poluidos e infecções. Esta descrição refere-se a:

A - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

B - Asma

C - Derrame Pleural

D - Atelectasia

E - Pneumotorax
User badge image
Debora Andrade

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A descrição apresentada refere-se a uma patologia que envolve broncoconstrição reversível e hiper-responsividade brônquica, frequentemente desencadeada por fatores ambientais como alérgenos e poluição. Vamos analisar as alternativas: A - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Essa condição é caracterizada por obstrução crônica das vias aéreas, mas não é tipicamente reversível e não se relaciona diretamente com hiper-responsividade brônquica. B - Asma: Esta é uma condição que se caracteriza exatamente pela broncoconstrição reversível e hiper-responsividade brônquica, frequentemente desencadeada por alérgenos e outros fatores ambientais. C - Derrame Pleural: Refere-se ao acúmulo de líquido na cavidade pleural, não está relacionado à broncoconstrição. D - Atelectasia: É o colapso de uma parte do pulmão, não se relaciona com broncoconstrição ou hiper-responsividade. E - Pneumotórax: É a presença de ar na cavidade pleural, causando colapso pulmonar, não está relacionado à broncoconstrição. Portanto, a alternativa correta é: B - Asma.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Paciente, masculino, 25 anos, magro, alto, em histórico de pneumopatia subjacente, teve episódio de falta de ar, tosse seca e dor torácica sendo levado imediatamente ao hospital. Em exame foi evidenciado ruptura de bolhas subpleurais periféricas apicais.
Esta descrição refere-se:
A Pneumotórax espontâneo primário.
B Pneumotórax espontâneo secundário.
C Pneumotórax adquirido neonatal.
D Penumotórax adquirido barotrauma.
E Pneumotórax adquirido traumático.

A asma, o enfisema pulmonar, a bronquite crônica e a bronquiectasia são consideradas doenças que acometem pequenas vias aéreas, denominadas:
A Doenças pulmonares obstrutivas
B Doenças pulmonares restrititivas
C Doenças pulmonares obstrutivas e restritivas
D Doenças pulmonares mistas
E Doenças pulmonares fibrosantes

É uma doença obstrutiva crônica, no qual os pulmões perdem a elasticidade devido a exposição de poluentes e tabaco. Caracteriza-se pelo aumento permanente dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, acompanhadas por destruição de suas paredes sem fibrose existente.
A descrição refere-se a:
A Atelectasia
B Asma
C Enfisema pulmonar
D DPOC
E Bronquite crônica

Na crise asmática observa-se geralmente acúmulo de muco nas vias aéreas, broncoconstrição o que dificulta a respiração, com presença de sibilos expiratórios e uso de musculatura acessória.
Neste sentido, em crises asmáticas de exacerbação consistem em:
A Promover a aspiração traqueal
B Promover a realização de exercícios físicos
C Promover a melhora conforto respiratório
D Não se deve utilizar terapia broncodilatadora associada
E Evitar terapias de redução de secreção

Relacionado aos sintomas de dispneia, tosse e infecções nos pacientes com bronquite crônica, assinale a assertiva verdadeira:
A A dispneia é leve e tardia, o sinal da tosse é inicial, com escarro abundante e as infecções respiratórias são comuns.
B A dispneia é severa e tardia, o sinal da tosse é tardio, com escarro abundante e as infecções respiratórias são comuns.
C A dispneia é severa e tardia, o sinal da tosse é inicial, sem escarro e as infecções respiratórias são ocasionais.
D A dispneia é leve e inicial, o sinal da tosse é tardio, com escarro escasso e as infecções respiratórias são comuns.
E A dispneia é severa e inicial, o sinal da tosse é tardio, com escarro abundante e as infecções respiratórias são comuns.

Um programa de reabilitação pulmonar pode proporcionar benefícios aos seus participantes.
Assinale a alternativa que indica um possível resultado para pacientes portadores de doenças obstrutivas crônicas participantes de tal programa.
A Melhora a capacidade física e tolerância ao exercício, melhora a funcionalidade, aumento da força dos músculos respiratórios e melhora na função respiratória.
B Melhora da funcionalidade, da capacidade física e intolerância ao exercício, assim como aumento da força dos músculos inspiratórios e a melhora na função expiratória.
C Melhora a capacidade motora associada a melhora funcional da marcha, aumento da força dos músculos respiratórios e estabilização da Capacidade Vital Forçada (CVF).
D Melhora da capacidade física e tolerância ao exercício especificamente no Teste de Caminhada de 6 minutos por ser específico na avaliação da tolerância ao esforço físico.
E Melhora nos sintomas de ansiedade associada a melhora da capacidade física e da intolerância ao exercício associado ao aumento da força muscular inspiratória.

A atelectasia é um quadro clínico onde a totalidade ou parte do pulmão fica sem ar e entra em colapso.
Sobre a atelectasia, assinale a alternativa correta.
A A atelectasia de reabsorção é uma condição que ocorre quando uma obstrução impede que o ar chegue às vias aéreas distais do parênquima pulmonar.
B A atelectasia por compressão é uma condição que ocorre quando uma obstrução impede que o ar chegue às vias aéreas distais do parênquima pulmonar.
C A atelectasia por contração é uma condição que ocorre quando ocorre uma broncoconstrição que facilita que o ar chegue às vias aéreas distais.
D A atelectasia por contração é uma condição que ocorre quando uma obstrução impede que o ar chegue às vias aéreas distais do parênquima pulmonar.
E A atelectasia de reabsorção é uma condição que ocorre quando uma desobstrução que facilita que o ar chegue às vias aéreas distais do parênquima pulmonar.

Este tipo de atelectasia também é condição comum em condições operatórias, que podem ocorrer ainda em fase intra-operatória após indução anestésica e que é clinicamente caracterizado por redução da complacência pulmonar e comprometimento da oxigenação arterial.
Esta afirmação refere-se a:
A Atelectasia por compressão
B Atelectasia por contração
C Atelectasia de reabsorção
D Atelectasia por restrição pulmonar
E Atelectasia por colapso alveolar

Diversos fatores estão relacionados a etiologia do enfisema pulmonar.
Marque a alternativa que corresponde ao principal fator.
A Persistência de infecções respiratórias
B Causas imunológicas recorrentes
C Fumaça do tabaco
D Poluentes do ar
E Causas respiratórias indefinidas

Mais conteúdos dessa disciplina