Logo Passei Direto
Buscar
É um conjunto de conceitos, métodos e formas de ação prática que se aplicam ao conhecimento e transformação do processo saúde-doença na dimensão coletiva ou social.
Essa interpretação corresponde ao propósito da:
A Epidemiologia experimental.
B Epidemiologia analítica.
C Epidemiologia social.
D Epidemiologia descritiva.
E Epidemiologia teórica.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que cada tipo de epidemiologia representa: A) Epidemiologia experimental - Foca em intervenções e experimentos para entender a saúde e a doença, mas não necessariamente na dimensão coletiva. B) Epidemiologia analítica - Analisa as causas e os determinantes da saúde e da doença, mas ainda não se concentra exclusivamente na dimensão coletiva. C) Epidemiologia social - Esta abordagem considera os fatores sociais que influenciam a saúde e a doença, focando na dimensão coletiva e social do processo saúde-doença. D) Epidemiologia descritiva - Descreve a distribuição de doenças e condições de saúde em populações, mas não necessariamente aborda a transformação do processo saúde-doença. E) Epidemiologia teórica - Refere-se a conceitos e teorias, mas não se aplica diretamente à prática ou à transformação do processo saúde-doença. Diante dessa análise, a opção que melhor corresponde ao propósito descrito na pergunta é: C) Epidemiologia social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A estatística é um segmento da Matemática Aplicada, dividida em cinco etapas, que ficam a cargo da coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.
A respeito das medidas estatísticas analise as afirmativas a seguir:
I. Amplitude é a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto de dados, ignora como os dados estão distribuídos.
II. Coeficiente de variação é uma medida de dispersão que tem como objetivo a avaliação de um conjunto de dados, analisando o quanto eles estão dispersos.
III. Desvio padrão dá a noção de como os valores de determinado conjunto estão dispersos em relação a sua média aritmética, informa a distância média em que os valores de determinado conjunto de dados estão em relação à média desse conjunto.
IV. Variância mostra a dispersão dos dados em relação à média de um conjunto, o valor do coeficiente de variação é representado em porcentagem e, portanto, pode ser comparado.
a- I e II.
b- II e IV.
c- I e III.
d- III e IV.
e- II e III.

Dentre os diferentes usos da epidemiologia, propostos por Morris, incluem-se:
Desses usos, estão mais vinculados ao planejamento em saúde:
I - diagnosticar a situação da saúde de uma comunidade.
II - identificar possíveis associações causais de doenças.
III - estimar os riscos individuais e as probabilidades de adoecer.
IV - avaliar os serviços de saúde.
a- somente I, II e IV.
b- somente I e IV.
c- somente III e IV.
d- Somente II, III e IV.
e- somente I, III e IV.

O Brasil foi o primeiro país a criar a própria Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), integrando-se ao movimento global em torno dos determinantes sociais da saúde (DSS), desencadeado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quanto aos DSS e o relatório final da CNDSS, analise as alternativas.
Assinale a alternativa correta.
Programas de apoio a projetos de pesquisa são dispensáveis, uma vez que as evidências científicas a respeito dos DSS são suficientes para direcionar rumos novos ao modelo.
A participação social deve ser revista, pois o tema exige um nível instrução não acessível a toda a população.
Segundo essa concepção, enfrentar as causas das causas das determinações econômicas e sociais mais gerais dos processos saúde-enfermidade envolve ações apenas no sistema de atenção à saúde.
O relatório final ressaltou a necessidade da busca por estratégias centradas na prevenção da saúde.
No relatório final, foi proposta a criação de espaços institucionais para o enfrentamento dos DSS.

Em relação aos DSS, é correto afirmar que:
altas taxas de desemprego não guardam qualquer relação com uma maior ocorrência de doenças e mortes prematuras nas pessoas.
o suporte social tem pouca influência no nível de saúde das pessoas, embora boas relações sociais e redes fortes de apoio aumentem a saúde.
o gradiente social influencia na expectativa de vida, de modo que esta é maior e as doenças são menos comuns, quanto mais baixa for a posição na escala social.
circunstâncias estressantes, com contínua ansiedade, insegurança e isolamento social, têm poderosos efeitos sobre a saúde e podem contribuir para uma morte prematura.
os comportamentos, escolhas e hábitos individuais de saúde não interferem no nível de saúde das pessoas, pois este depende da classe social de cada um.

Considerando as várias estratégias que podem ser empregadas, isoladamente ou em conjunto, no desenvolvimento de um Sistema de Vigilância, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
(...) A vigilância, com base em sistemas articulados de laboratórios, desenvolve-se a partir das notificações de doenças em que o tratamento hospitalar é praticamente obrigatório.
(...) A vigilância, com base em eventos sentinelas, tem por objetivo aumentar a sensibilidade do sistema para a identificação de surtos de doenças de menor letalidade.
(...) A vigilância, com base em eventos sentinelas, em áreas desenvolvidas, podem ser aplicada para síndromes associadas a doenças para as quais exista programa de eliminação/erradicação com o objetivo de aumentar sua sensibilidade.
(...) A vigilância, com base em sistemas de notificações compulsórias de doenças, pode ser utilizada em sistemas passivos ou ativos de vigilância, sendo adotada no Brasil desde o final do Século XIX.
a- V, V, F, V.
b- F, F, V, F.
c- F, F, V, V.
d- V, F, V, V.
e- V, F, V, F.

Em relação às doenças de notificação compulsória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) São doenças ou agravos à saúde que devem ser notificados à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de controle pertinentes.
( ) As doenças que devem ser notificadas e registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) são, entre outras: HIV, Sífilis, Violência sexual e tentativa de suicídio.
( ) As ações preventivas e de controle são norteadas pelas notificações recebidas. Além disso, o acompanhamento dos casos possibilita identificar a ocorrência de surtos e epidemias.
( ) Para a vigilância das hipertensão e de casos raros de câncer, é necessário proceder à busca imediata dos contatos desses casos.
a- V, F, V, V
b- V, V, V, F
c- F, V, V, V
d- F, F, V, F
e- V, F, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina