Logo Passei Direto
Buscar
Sobre técnicas de produção de tintura-mãe (TM), existem três descritas na literatura, expressão, maceração e percolação. A primeira é a mais antiga, criada por Hahnemann e muito elogiada por ele. As outras duas são.
Considere os aspectos técnicos sobre metodologias de produção de TM e assinale a alternativa correta.
A - Na expressão, técnica já em desuso, o vegetal rasurado deverá ser prensado em pano de linho para a obtenção do TM resultará da quantidade de suco obtido, não podendo se acrescentar líquido extrator além do já empregado na rasura e prensagem.
B - Na expressão, a TM resultante da prensagem deve ser filtrada após período de armazenagem (alguns dias) em papel de filtro de boa qualidade.
C - Na maceração, a FHB 3 (2011) define que período em que o líquido extrator fica em contato com a droga rasurada por no mínimo 15 a mistura deve ser agitada uma vez antes da filtragem para eliminar o equilíbrio de concentração já que este equilíbrio paralisaria a extração de constituintes ativos da droga.
D - Na maceração, a mistura deve permanecer em repouso até final do processo para não quebrar o equilíbrio das concentrações entre meio intra e extracelular, permitindo melhor arraste dos constituintes de interesse da droga.
E - Na técnica de percolação, o solvente deve ser reposto uma única vez, que assegura que se obtenha volume necessário de TM.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as técnicas de produção de tintura-mãe (TM): A - Na expressão, técnica já em desuso, o vegetal rasurado deverá ser prensado em pano de linho para a obtenção do TM resultará da quantidade de suco obtido, não podendo se acrescentar líquido extrator além do já empregado na rasura e prensagem. Análise: Esta descrição está correta, pois na técnica de expressão não se deve adicionar líquido extrator após a prensagem. B - Na expressão, a TM resultante da prensagem deve ser filtrada após período de armazenagem (alguns dias) em papel de filtro de boa qualidade. Análise: A filtragem não é uma etapa típica após a prensagem na técnica de expressão, portanto, essa alternativa não está correta. C - Na maceração, a FHB 3 (2011) define que período em que o líquido extrator fica em contato com a droga rasurada por no mínimo 15 a mistura deve ser agitada uma vez antes da filtragem para eliminar o equilíbrio de concentração já que este equilíbrio paralisaria a extração de constituintes ativos da droga. Análise: A agitação é importante, mas a afirmação sobre "eliminar o equilíbrio de concentração" não é precisa, pois o equilíbrio é parte do processo. D - Na maceração, a mistura deve permanecer em repouso até final do processo para não quebrar o equilíbrio das concentrações entre meio intra e extracelular, permitindo melhor arraste dos constituintes de interesse da droga. Análise: Esta alternativa está correta, pois a maceração deve manter a mistura em repouso para permitir a extração adequada. E - Na técnica de percolação, o solvente deve ser reposto uma única vez, que assegura que se obtenha volume necessário de TM. Análise: Na percolação, o solvente pode ser reposto várias vezes, dependendo do processo, então essa afirmação não está correta. Após a análise, a alternativa correta é: D - Na maceração, a mistura deve permanecer em repouso até final do processo para não quebrar o equilíbrio das concentrações entre meio intra e extracelular, permitindo melhor arraste dos constituintes de interesse da droga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina