Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
O anúncio publicitário acima se utiliza de um fator extralinguístico de textualidade que, em vez de prejudicar, auxilia na construção dos sentidos do texto. Assinale abaixo a alternativa que indica o fator extralinguístico.
A. Coerência.
B. Referenciação.
C. Aceitabilidade.
D. Intencionalidade.
E. Coesão.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar o fator extralinguístico de textualidade mencionado na questão, vamos analisar as alternativas: A. Coerência - Refere-se à lógica e à clareza do texto, mas é um aspecto mais intralinguístico. B. Referenciação - Relaciona-se à forma como elementos do texto se referem a outros elementos, mas também é um aspecto mais intralinguístico. C. Aceitabilidade - Diz respeito à aceitação do texto pelo leitor, o que pode ser considerado um fator extralinguístico, pois envolve a percepção do público. D. Intencionalidade - Refere-se à intenção do autor ao produzir o texto, que é um fator extralinguístico importante. E. Coesão - Relaciona-se à ligação entre as partes do texto, sendo um aspecto intralinguístico. Dentre as opções, a que melhor se encaixa como um fator extralinguístico que auxilia na construção dos sentidos do texto é: D. Intencionalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito de leitura como interação entre autor-texto-leitor traz o benefício de entendermos a rede complexa de ativação de conhecimentos e de informações que escapam do nível textual/linguístico e que fazem o texto ter sentido. Com base nisso, leia a charge abaixo e assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. A charge só adquire tom de humor quando se reconhecem os intertextos e as referências a outras situações textuais.
B. A figura do personagem interpelado poderia ser suprimida, pois não haveria problema na interpretação e no reconhecimento dos intertextos.
C. O entrevistador não participa da construção de sentidos do texto.
D. Para compreender a charge, não é importante saber quem são os personagens envolvidos ou a que eles se referem.
E. O sentido da charge está estritamente ligado às palavras veiculadas na imagem.

Leia o texto e responda ao que se pede.
A argumentação de todo texto pertence a um ou mais eixos (demonstrativo ou retórico) e se estrutura por uma ou mais operações argumentativas (dedução ou indução), que tanto organizam a sequenciação e encadeamentos das ideias, quanto referenciam o conteúdo da argumentação. Com base nisso, podemos dizer que o texto 2 apresenta:
I) Uma lógica argumentativa predominantemente retórica, pois o enunciador faz apelo a argumentos da experiência para contrariar outras ideias.
II) Um eixo argumentativo demonstrativo, quando apresenta fatos que comprovam ser sua alternativa a melhor para os problemas em questão.
III) Uma operação argumentativa dedutiva, pois parte de uma tese maior e a exemplifica com fatos experienciados pelo relator.
IV) Uma operação argumentativa somente indutiva, porque induz o auditório a aceitar seu ponto de vista justificando-o com fatos vivenciados pelo relator.
A. As afirmativas III e IV estão corretas.
B. As afirmativas I e IV estão corretas.
C. As afirmativas II e III estão corretas.
D. As afirmativas II e IV estão corretas.
E. As afirmativas I e II estão corretas.

Ao longo do texto, é usada uma operação de construção de argumentos que podemos chamar ou de dedutivo (quando parte de uma tese geral e vai desenvolvendo-a), ou de indutivo (quando parte de afirmacoes e premissas até chegar a uma conclusão). Com base nessas informações, indique abaixo a alternativa em que há uma correspondência correta entre trecho do texto e operação argumentativa:
Escolha uma opção:
A. “Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que os custos da violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997. Contudo, a vitimização letal se distribui de forma desigual: são, sobretudo, os jovens pobres e negros, do sexo masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pago com a própria vida o preço da escalada da violência no Brasil.” - Dedutivo.
B. “Simultaneamente, o PIB por pessoa em idade de trabalho decresceu 26,4%, isto é, em média, a cada queda de 1% do PIB a violência crescia mais do que 5% entre os anos 1980 e 1990”. - Dedutivo.
C. “A violência no País há muito ultrapassou todos os limites. Tanto é assim que dados recentes mostram o Brasil como um dos países mais violentos do mundo, levando-se em conta o risco de morte por homicídio”. - Indutivo.
D. “Os jovens negros no Brasil têm sido alvo da violência letal, por serem marginalizados, discriminados e vulnerabilizados pela pobreza crônica. A violência no País há muito ultrapassou todos os limites.

Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que os custos da violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997. Contudo, a vitimização letal se distribui de forma desigual: são, sobretudo, os jovens negros, do sexo masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pago com a própria vida o preço da escalada da violência no Brasil, sobretudo em função de sua cor e da pobreza a que estão cronicamente submetidos.
O eixo argumentativo predominante no texto acima pode ser enquadrado em qual dos tipos abaixo Escolha uma opção:
A. Usa somente comparações.
B. Apenas faz indagações sem respondê-las.
C. Usa dados demonstrativos.
D. Parte de estratégias indutivas de argumentação.
E. Aponta vários culpados pelo problema.

No texto, temos que:
Assinale a alternativa correta:
I) A relação do enunciador com a realidade de que fala é de relato e de testemunha.
II) A relação do enunciador com o auditório é de crítica ao público-leitor do texto.
III) A relação do enunciador com o assunto em discussão é totalmente subjetiva.
A. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B. Somente a afirmativa II está correta.
C. Somente a afirmativa I está correta.
D. Somente a afirmativa III está correta.
E. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Dentre os vários modos de o produtor de um texto tornar claro seu propósito comunicativo, existe a paráfrase, que consiste em um mecanismo de coesão textual em que as ideias ou informações expostas em um texto são reescritas de forma mais clara e objetiva.
Com base nisso, leia o texto abaixo e assina o trecho que revela o uso de paráfrase:
A. "- preocupado com o crescimento de seitas religiosas -".
B. "isto é, o Santo Ofício, nome oficial dado à Inquisição".
C. "Ela teve duas versões: a medieval, nos séculos XIII e XIV, e a feroz Inquisição moderna, concentrada em Portugal e Espanha, que durou do século XV ao XIX".
D. "a mais comum era a excomunhão".
E. "A Inquisição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta".

A partir do texto acima, é possível assinalar que:
Escolha uma opção:
A. A evolução das ferramentas tecnológicas popularizou a produção e a divulgação da arte ao reduzir a importância dos centros de exposição.
B. Não há mecanismos de medição da qualidade das obras artísticas, porque o público agora não pode mais avaliar ou confiar.
C. O fato de os artistas terem podido nos últimos anos montar seus próprios ambientes de produção não significou que seus trabalhos pudessem ser disponibilizados de uma forma mais fácil.
D. As tecnologias desenvolvidas nos últimos anos não permitiram a independência dos artistas.
E. Hoje não precisa mais de curadoria para a avaliação da obra de arte.

Mais conteúdos dessa disciplina