Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Nos termos do artigo 252 do CPP, o juiz fica impedido de atuar e não poderá exercer a jurisdição no processo se
(A) for sócio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo.
(B) for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes.
(C) tiver funcionado como juiz de outra instância, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questão.
(D) tiver aconselhado qualquer das partes.
(E) ele, seu cônjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato análogo, sobre cujo caráter criminoso haja controvérsia.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que diz o artigo 252 do Código de Processo Penal (CPP), que trata das causas de impedimento do juiz. A análise das alternativas é a seguinte: (A) for sócio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo. - Esta alternativa está correta, pois o juiz não pode atuar em processos onde tenha interesse direto. (B) for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes. - Esta alternativa também está correta, pois a amizade íntima ou inimizade capital impede a atuação do juiz. (C) tiver funcionado como juiz de outra instância, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questão. - Esta alternativa é correta, pois o juiz não pode atuar em um processo se já tiver se pronunciado sobre a questão em outra instância. (D) tiver aconselhado qualquer das partes. - Esta alternativa é correta, pois aconselhar uma das partes também gera impedimento. (E) ele, seu cônjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato análogo, sobre cujo caráter criminoso haja controvérsia. - Esta alternativa é correta, pois também gera impedimento. Dessa forma, todas as alternativas apresentadas refletem situações que podem levar ao impedimento do juiz, mas a pergunta pede especificamente o que está previsto no artigo 252 do CPP. A alternativa que melhor se encaixa e é mais frequentemente citada em relação ao impedimento do juiz é a (A) for sócio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo. Portanto, a resposta correta é: (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas passagens – A medida faz parte da estratégia para zerar, em 2050, as emissões de carbono. (1o parágrafo) – e – ... se a energia das baterias provier de fontes emissoras de carbono, como usinas alimentadas com carvão mineral, óleo ou gás natural. (4o parágrafo) –, os termos destacados estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de
(A) consequência e comparação.
(B) finalidade e exemplificação.
(C) finalidade e condição.
(D) consequência e causa.
(E) condição e exemplificação.

Na passagem – ... am, alguma vez, da desinência exata, ele a corrigia, meio sério para dar autoridade à lição... –, a regência e o sentido das formas verbais destacadas mantêm-se inalterados, se elas forem substituídas, correta e respectivamente, por:
(A) dispensavam; alterava; coibir.
(B) enfatizavam; arrumava; excluir.
(C) ocultavam; discordava; solicitar.
(D) exigiam; divergia; estabelecer.
(E) precisavam; consertava; conferir.

Mais conteúdos dessa disciplina