Buscar

ADPF

 Estou estudando controle de constitucionalidade e estou quase me matando com ADPF. Pois eu achava que tinha entendido a matéria até agora, mas assisti uma vídeo Aula do prof Luiz Carlos onde ele dizia que a adfp sô poderia ser aplicada em leis antes da cf de 88, pois bem, segundo Pedro o lenza a apdf pode ser aplicada tanto antes como depois. Alguém pode me esclarecer isso? Pois no meu entendimento pra ser aplicado um preceito fundamental tem que esgotar todas as outras formas de aplicação e haver um preceito fundamental, independente se foi anterior ou posterior a cf de 88.

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Henrique

gggggaws2

0
Dislike0
User badge image

Lillian Suyane

Você está correta, pra ser aplicado um preceito fundamental tem que esgotar todas as outras formas de aplicação e haver um preceito fundamental, independente se foi anterior ou posterior a cf de 88.

 

Verifique essa vídeo aula, e se não é antiga. 

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

O dispositivo constitucional traz a seguinte previsão:

Art. 102, § 1º."A arguição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei".

Com isso, a ADPF é regulamentada pela lei 9.882/99, que em seus artigos define:

Art. 1o A arguição prevista no § 1o do art. 102 da Constituição Federal será proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público.

Parágrafo único. Caberá também arguição de descumprimento de preceito fundamental:

I - quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição;

Art. 2o Podem propor arguição de descumprimento de preceito fundamental:

I - os legitimados para a ação direta de inconstitucionalidade;

§ 1o Na hipótese do inciso II, faculta-se ao interessado, mediante representação, solicitar a propositura de arguição de descumprimento de preceito fundamental ao Procurador-Geral da República, que, examinando os fundamentos jurídicos do pedido, decidirá do cabimento do seu ingresso em juízo.

Com isso, é possível concluir que APDF tem como objetivo a proteção dos preceitos fundamentais.  Daí poderão surgir dúvidas em relação ao que podem ser os preceitos fundamentais? Os preceitos fundamentais englobam os direitos e garantias fundamentais da Constituição, bem como os fundamentos e objetivos fundamentais da República, de forma a consagrar maior efetividade às previsões constitucionais

Resumindo, são controláveis todos os atos do poder público ofensivos a preceitos constitucionais fundamentais, sejam Atos normativos; Atos não normativos (atos concretos ou individuais do Estado e da Administração Pública, atos e fatos materiais, atos do poder público regidos pelo direito privado, contratos administrativos, e até mesmo atos judiciais); inclusive os atos anteriores à Constituição.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais