Buscar

Meus caros, estou com uma duvida em Intervenção Federal

Estou estudando IF, através de videos aula, livros e resumos e uem uma vídeo aula o professor disse que apenas o poder Executivo e Legislativo poderiam solicitar uma IF por solicitação dos poderes, pois bem no art 34, IV tem a seguinte redação " garantir o livr exercício de qualquer dos poderes nas unidades de Federação;" ou seja, "qualquer dos Poderes" logo entendo que pode ser os 3 poderes Legistativo, Executivo e Judiciário, alguém poderia esclarecer essa minha dúvida?? Somente o Executivo e Legislativo podem requerir uma IF pr solicitação dos poderes, ou os 3 poderes podem requerir essa solicitação?? Eu acho que é uma pergunta bem óbvia, mas gostaria de não ter nenhuma dúvida em relação ao tema. Por favor me ajudem, obrigadaaaa!

💡 2 Respostas

User badge image

Kate Luzzi

Pois bem, agora que dei uma melhor analizada percebi que confundi as coisas e darei a resposta da minha própria pergunta caso alguém faça a mesma confusão que eu fiz.

A IF  por solicitações dos poderes pode ser feita pelos 3 poderes, Executvo, Leglativo e Judiciário, mas no caso de haver coação nos poderes Executivo e Legislativo o Presidente da Assembleia Legislativa ou Cãmara Legisativa no caso do DF, e o governador do estado ou DF respctivamente podem solicitar a IF diretamente ao PR, caso diferente do poder Judiciário que não pode fazer essa solicitação direta ao PR, nesse caso se o Judiciário estiver coagido ele deve solicitar/enviar um pedido ao STF que requistará a IF e nesse caso o PR é obrigado a realizar o procedimento, caso o contrário ele cometerá crime de responsabilidade e poderá sofrer processo de impeachmente. (não sei escrever impeachmente) Logo a minha pergunta acima foi uma confusão e essa é a explicação mais coerente em relação a minha própria pergunta. Caso alguém queira corrigir ou acrescentar algo a minha resposta sinta-se à vontade.

1
Dislike0
User badge image

Thiago Soares

Quanto ao caso de intervenção do Estado na esfera do Município, há ainda há a possibilidade de intervençao por meio da ação direta interventiva, de competência do Procurador-Geral de Justiça a ser ajuizada perante o Tribunal de determinado Estado. Tem o intuito de garantir a autonomia do Ministério Público e o cumprimento das decisões judiciais. Hipótese elencada no art. 35, IV, CF.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais