Buscar

quais os 3 tipos da teoria da dor de dente ?

💡 7 Respostas

User badge image

Verônica de Abreu Francisco

As teorias seriam:

1º teoria: terminações nervosas da polpa recebendo diretamente esse estímulo.

2º teoria: os próprios odontoblastos atuariam como receptores nervosos - devido sua origem embriológica. Porém, os odontoblastos não são capazes de gerar (e propagar) potênciais de ação.

3º teoria (e a mais aceita): há um fluido dentro dos túbulos dentinários, o fluido dentinário, que propaga o estímulo até que ele chegue aos terminais nervosos - como a reação de jogar uma pedra numa lago, e observar as ondas de propagação. 

2
Dislike0
User badge image

Paloma Novais Carvalho

INFLAMATÓRIA: Proveniente de reação inflamatória. Quando lesa tecidos. Ex. Pulpite NOCICEPTIVA: a dor é crônica. Conhecida como aquela dor da martelada. Ocorre quando há uma falha no nosso sistema antinociceptivo ( que é o que todos temos e que trabalha anti a dor crônica). Então devido a isso a pessoa fica mais sensível a dor. NEUROPÁTICA: Dor produzida pelo próprio sistema nervoso. Em que ocorre uma alteração das celulas nervosas, fazendo com que o sistema se torne molecularmente mais eficiente. Ex. Na extração do terceiro molar incluso, células nervosas foram rompidas e tentaram alcançar a proxima cel nervosa do feixe mas que nao sem sucesso. Formando uma espécie de "emaranhado" que possui percepcão a qualquer estímulo.)
0
Dislike0
User badge image

Lorena Caldas

1- os neurônios que estão na poupa chegam até os canalículos destinatários; 2- Os odontoblastos devido a sua origem nervosa (cristas neurais) seriam capazes de captar estímulos dolorosos; 3- teoria da hidrodinâmica: a movimentação do fluído no interior dos túbulos destinatário movimenta os odontoblastos e causam dor
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais