Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a Lei Complementar n° 105/2001, constitui violação do dever de sigilo:
Qual das alternativas a seguir constitui violação do dever de sigilo?
a) A troca de informações entre instituições financeiras, para fins cadastrais, inclusive por intermédio de centrais de risco, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil.
b) O fornecimento de informações constantes de cadastro de emitentes de cheques sem provisão de fundos e de devedores inadimplentes, a entidades de proteção ao crédito, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil.
c) A revelação de informações sigilosas a familiares pessoais e de clientes, independentemente de consentimento.
d) A comunicação, às autoridades competentes, da prática de ilícitos penais ou administrativos, abrangendo o fornecimento de informações sobre operações que envolvam recursos provenientes de qualquer prática criminosa.
e) O fornecimento de dados financeiros e de pagamentos, relativos a operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento de pessoas naturais ou jurídicas, a gestores de bancos de dados, para formação de histórico de crédito, nos termos de lei específica.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para identificar qual alternativa constitui violação do dever de sigilo segundo a Lei Complementar n° 105/2001, vamos analisar cada uma delas: a) A troca de informações entre instituições financeiras, para fins cadastrais, inclusive por intermédio de centrais de risco, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil. - Esta prática é permitida, desde que observadas as normas. b) O fornecimento de informações constantes de cadastro de emitentes de cheques sem provisão de fundos e de devedores inadimplentes, a entidades de proteção ao crédito, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil. - Também é permitido, desde que respeitadas as normas. c) A revelação de informações sigilosas a familiares pessoais e de clientes, independentemente de consentimento. - Esta alternativa claramente viola o dever de sigilo, pois envolve a divulgação de informações sem o consentimento do cliente. d) A comunicação, às autoridades competentes, da prática de ilícitos penais ou administrativos, abrangendo o fornecimento de informações sobre operações que envolvam recursos provenientes de qualquer prática criminosa. - Esta prática é permitida e, na verdade, é uma obrigação em certos casos. e) O fornecimento de dados financeiros e de pagamentos, relativos a operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento de pessoas naturais ou jurídicas, a gestores de bancos de dados, para formação de histórico de crédito, nos termos de lei específica. - Esta prática também é permitida, desde que respeitadas as normas. Diante dessa análise, a alternativa que constitui violação do dever de sigilo é: c) A revelação de informações sigilosas a familiares pessoais e de clientes, independentemente de consentimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina