Logo Passei Direto
Buscar
A cultura é um fenómeno coletivo, pois é compartilhada pelas pessoas que vivem ou viveram no mesmo ambiente social em que ela foi aprendida. Portanto, ela deriva do ambiente social, e náo dos nossos genes. Um dos modelos utilizados para ilustrar o construto cultura tem a forma de anéis concéntricos, em que cada anel corresponde a uma manifestacáo de cultura.
Acerca desse assunto, considere as afirmativas a seguir:
I. Os rituais, situados na camada mais periférica da cultura, sáo palavras, gestos, figuras ou objetos que carregam significados particulares e que sáo reconhecidos por aqueles que compartilham aquela cultura.
II. As diferentes camadas da cultura variam de forma contínua, iniciando-se em um nível inconsciente e de dificil acesso, até manifestarem-se sob a forma de comportamentos e hábitos sociais.
III. Os valores sáo um modo especifico de conduta ou de condicáo de existéncia, que é individual ou socialmente preferível a outro modo, contrário ou oposto.
a- I
b- II
c- III
d- IV
User badge image
Computacional360

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os rituais, situados na camada mais periférica da cultura, são palavras, gestos, figuras ou objetos que carregam significados particulares e que são reconhecidos por aqueles que compartilham aquela cultura. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os rituais são manifestações culturais que têm significados específicos para os membros de uma cultura. II. As diferentes camadas da cultura variam de forma contínua, iniciando-se em um nível inconsciente e de difícil acesso, até manifestarem-se sob a forma de comportamentos e hábitos sociais. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois descreve como as camadas da cultura podem se manifestar de maneiras diferentes, desde aspectos mais sutis até comportamentos visíveis. III. Os valores são um modo específico de conduta ou de condição de existência, que é individual ou socialmente preferível a outro modo, contrário ou oposto. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os valores realmente representam preferências que podem ser individuais ou coletivas. Como todas as afirmativas I, II e III estão corretas, mas a alternativa correta não foi listada, você deve criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na regulamentacáo de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educacáo pública, o status das igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimónio, a aceitacúo de normas de seguranca ou a delimitacúo das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
A reivindicacáo dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcanga o que se coloca apenas em:
I. A reunificacáo da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissóes religiosas e formas de vida, em torno da coesáo de uma cultura política nacional.
II. A coexisténcia das diferencas, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estaráo vinculados a coercáo do melhor argumento.
III. A autonomia dos indivíduos para que, ao chegarem a vida adulta, tenham condicóes de libertar-se das tradicóes de suas origens em nome da harmonia da politica nacional.
IV. O desaparecimento de quaisquer limitacóes, tais como linguagem politica ou distintas convencóes de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.
a- I
b- II
c- III
d- IV