Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
(ENADE, 2011) Segundo um estudo norte-americano publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, as temperaturas na superfície da Terra não subiram tanto entre 1998 e 2009, graças ao efeito resfriador dos gases contendo enxofre, emitidos pelas termelétricas a carvão (as partículas de enxofre refletem a luz e o calor do Sol). O enxofre é um dos componentes do ácido sulfúrico (H2SO4), cujo uso é comum em indústrias na fabricação de fertilizantes, tintas e detergentes. Sabendo-se que o ácido sulfúrico concentrado é 98,0% em massa de H2SO4 e densidade 1,84 g/mL, conclui-se que a sua concentração, em mol/L, é igual a:
A 18,0.
B 18,6.
C 18,4.
D 18,8.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para calcular a concentração do ácido sulfúrico (H₂SO₄) em mol/L, precisamos seguir alguns passos: 1. Determinar a massa de H₂SO₄ em 1 L de solução: - A densidade do ácido sulfúrico concentrado é 1,84 g/mL. Portanto, em 1 L (ou 1000 mL), a massa total da solução é: \[ 1,84 \, \text{g/mL} \times 1000 \, \text{mL} = 1840 \, \text{g} \] 2. Calcular a massa de H₂SO₄ na solução: - O ácido sulfúrico concentrado é 98,0% em massa de H₂SO₄. Assim, a massa de H₂SO₄ em 1840 g de solução é: \[ 1840 \, \text{g} \times 0,98 = 1803,2 \, \text{g} \] 3. Calcular o número de moles de H₂SO₄: - A massa molar do H₂SO₄ é aproximadamente 98 g/mol. Portanto, o número de moles de H₂SO₄ é: \[ \frac{1803,2 \, \text{g}}{98 \, \text{g/mol}} \approx 18,4 \, \text{mol} \] 4. Concentração em mol/L: - Como temos 18,4 moles em 1 L de solução, a concentração é: \[ 18,4 \, \text{mol/L} \] Portanto, a resposta correta é a alternativa C 18,4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O óxido nítrico (NO) também conhecido por monóxido de nitrogênio é um radical livre, que possui sete elétrons do nitrogênio e oito do oxigênio, tendo um elétron desemparelhado, gasoso, solúvel, inorgânico, incolor. Até meados da década de 1980, o NO era considerado apenas membro de uma família de poluentes ambientais indesejáveis e carcinógenos potenciais. Atualmente, o NO constitui um dos mais importantes mediadores de processos intra e extracelulares. O NO apresenta um papel dúbio, às vezes benéfico, outras vezes prejudicial ao organismo. Está envolvido no relaxamento vascular e tem um papel de grande importância na proteção do vaso sanguíneo. Capaz de destruir patógenos e células tumorais. No entanto, o NO é potencialmente tóxico. A toxicidade se faz presente particularmente em situações de estresse oxidativo, geração de intermediários do oxigênio e deficiência do sistema antioxidante. A determinação laboratorial do NO é complexa, e a caracterização de ativadores e inibidores específicos da síntese de NO constitui o novo desafio para o entendimento e o tratamento de várias doenças. Estudos envolvendo o NO têm sido um dos principais alvos da indústria farmacêutica. Sobre o NO, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O NO é formado por ametal, possui caráter covalente, reage com ácidos e bases, porém não reage com a água, por isso pertence aos óxidos neutros ou indiferentes.
II- Esse óxido pode ser formado durante as tempestades, em que os raios fornecem energia para a reação entre os gases presentes na atmosfera: N2 + O2 -> 2NO.
III- O NO ao reagir com o oxigênio na atmosfera vai produzir outros gases que vão originar a chuva ácida.
IV- Ao colocarmos o papel de tornassol azul em água de chuva ácida, ocorrerá uma interação e ele perderá sua cor.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O termo "periódico" se refere a alguma situação que se reproduz em intervalos regulares. Assim, a Tabela Periódica é assim chamada pois é organizada de forma a que várias propriedades dos elementos químicos estão dispostas de forma periódica, ou seja, são regulares, como o número atômico, a eletronegatividade ou o tamanho dos raios atômicos.
Sobre a Tabela Periódica, assinale e alternativa INCORRETA:
a) É essencial memorizar corretamente a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica.
b) As linhas da Tabela Periódica são chamadas de períodos e indicam a camada de valência dos elementos químicos.
c) As colunas da Tabela Periódica são chamadas de famílias ou grupos.
d) Os elementos químicos estão organizados, na Tabela Periódica, em ordem crescente em relação aos seus números atômicos.

Leucipo e Demócrito, dois filósofos gregos que viveram durante o século IV a.C., foram os pensadores que cunharam o termo "átomo", que significa qualquer coisa que não pode ser cortada ou que é indivisível. A partir desse conceito, principalmente do século XVIII em diante, alguns pesquisadores passaram a propor modelos atômicos baseados em evidências científicas.
Sobre os modelos atômicos, assinale a alternativa CORRETA:
a) A principal função dos modelos atômicos é provar que os átomos são realmente indivisíveis, não sendo formado por subpartículas.
b) Os modelos atômicos são uma representação do átomo e de seus componentes.
c) Todos os modelos atômicos propostos estão vigentes até o momento, o que significa que podemos usar o modelo de Dalton para explicar alguns fenômenos, enquanto que para outros podemos usar o modelo de Rutherford, por exemplo.
d) Todos os modelos atômicos propostos consideravam que o átomo era formado por prótons e elétrons.

No período encerrado entre o fim do século XV e o início do século XVII a história da humanidade ficou marcada pelas Grandes Navegações e descobrimentos de novas terras, além de novas rotas para a Ásia. Um dos grandes problemas enfrentados durante essas empreitadas marítimas referia-se à quantidade (limitada) de água potável que era possível transportar em uma embarcação. A água do mar não é apropriada para o consumo devido à grande concentração de NaCl (que chega a ser de 25 g/L). No entanto, o consumo de soluções aquosas com concentração de NaCl em 10 g/L, como é o caso do soro fisiológico, não traz problemas.
Assim, em situações de emergência, os navegadores poderiam diluir a água do mar com a água potável a fim de aumentar o volume de água disponível para o consumo. Desse modo, se em uma emergência restassem apenas 225 L de água potável na embarcação, quantos litros de água do mar (com concentração de 25 g de NaCl/L) poderiam ser diluídos para a concentração do soro fisiológico a fim de aumentar a quantidade de água liberada para o consumo humano?
a) 90 L.
b) 315 L.
c) 225 L.
d) 150 L.

(ENADE, 2005) I- A utilização da fórmula para a concentração molar, C = n/V (onde C = concentração molar; n = quantidade de matéria e V = volume da solução), não implica a aprendizagem do conceito de concentração molar. PORQUE A aprendizagem do conceito de concentração molar envolve sua aplicação a diferentes fenômenos, a compreensão de sua relação com objetos do mundo físico e de sua relação com outros conceitos químicos. Analisando essas afirmacoes, conclui-se que:
a) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
b) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
d) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina